Escape60: enigmas, corrida contra o tempo e diversão no jogo interativo

Primeiro vi algumas publicações nas redes sociais e fiquei curiosa pensando o que seria. Um novo bar? Uma balada? Depois encontrei amigos que já tinham ido e me contaram, empolgados. Um jogo? Olha, parece mesmo interessante! E assim foi surgindo a vontade de conhecer esse tal Escape60… Até que o coletivo de blogueiras De viagem em viagem, do qual faço parte, foi conhecer a unidade de Copacabana, no Rio de Janeiro. Fomos, na ordem da foto aí de cima: Carla (Asas, pra que te quero?), Dayana (Lolepocket), eu, Amanda (As viagens de Trintin) e Karilayn (Kari Desbrava).

Escolhemos a sala temática do filme “O lar das crianças peculiares”, do Tim Burton. Eu não tinha assistido, mas logo na entrada eles exibem o trailer – não sei como é no caso das outras salas. Aliás, já adianto que esse post não vai ter nenhum tipo de spoiler. Apenas vá e confira você mesmo. =)

Falta muito pouco para você sentir a experiência mais incrível de sua vida. #SejaPeculiar

A post shared by Escape60Oficial (@escape60oficial) on

Como funciona o Escape60

O jogo consiste em conseguir decifrar códigos, achar itens escondidos e desvendar os enigmas para conseguir sair da sala. O tempo é de uma hora e uma TV vai mostrando a contagem regressiva.#tenso A sensação é de que passa muito rápido – como sempre acontece quando a gente tem alguma coisa para resolver.

De tempos em tempos uma voz pergunta se o grupo quer alguma dica e, em caso positivo (eles vêem nossos sinais pela câmera – inclusive eles vêem tudo que a gente está fazendo), a voz ou um texto na tela dá uma pista que pode ajudar!

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Twitter e Instagram.

O número mínimo de participantes é quatro, e o máximo oito. A sala é sempre exclusiva para o grupo, em um horário marcado previamente através do site. Crianças também podem participar, desde que tenha pelo menos um adulto no grupo. Nós fomos com a sala completa: cinco blogueiras e três acompanhantes. Acho um bom número. Mais gente pensando junto, melhor. Gente de perfis diferentes, melhor ainda. Mas muuuita gente pensando junto, poderia ser confuso.

escape60-todos

Os cenários

Na unidade Copacabana as salas são: Salvem nossas almas (SOS), Corredor da Morte, Operação Resgate, Escape Kitchen e Uncharted 4, além de salas como a do filme, que são temporárias e mudam (a do “Lar” fica só até o dia 15/11/16). Cada uma com seu estilo/tema, e, em comum, o fato de estarem sempre criando um ambiente de mistério, desenvolvidos de forma a aguçar a inteligência e as habilidades dos participantes.

Preciso dizer que a cenografia é uma graça, tudo lindo, é como se a gente estivesse dentro do filme mesmo. Fiquei #chateada de não poder fotografar. Mas óbvio que não poderia, né, e superentendo, senão o jogo perde toda a graça. Antes da sala fica um armário com escaninhos individuais e chaves onde cada pessoa deve deixar suas bolsas e, principalmente, seus celulares. Por isso as fotos aqui – como as de todo mundo que vai – foram feitas do lado de fora e só no final, depois que já tinha terminado.

escape60-meninas

Minha experiência

Bom… mas vamos ao que interessa! A hora de jogar!!! Quando o instrutor começou a nos passar as explicações e falou as palavras “raciocínio” e “lógica”, logo pensei: não vai rolar pra mim, vou ficar fazendo figuração, não vou conseguir sair, vou ficar presa nessa sala pra sempre, socorro! Era como se estivéssemos mesmo no orfanato da Senhora Peregrine durante a Segunda Guerra Mundial. E precisávamos escapar antes de um bombardeio! Pode parecer ridículo (me julguem), mas bateu um medinho real, principalmente quando tava escuro. =P

Mas, uma vez lá dentro, as coisas vão acontecendo e, afinal de contas, éramos oito pessoas e foi realmente um trabalho coletivo, todo mundo pensando junto.

Dicas: Use a prancheta e o lápis para ir anotando as pistas encontradas e/ou possíveis possibilidades. Isso ajuda bastante. Preste atenção em tudo, até naquilo que você acha que não tem nada a ver. Olhe mais uma vez, observe bem. Use a lanterna quando estiver escuro. E vá tentando enquanto pensa. Sabe? Ao invés de parar pra ficar pensando enquanto o tempo passa, vai pensando e fazendo e anotando e falando, tudo simultaneamente. Já dizia Cazuza, o tempo não pára!

escape60-tempo

E por falar em tempo, nosso grupo conseguiu escapar quando faltavam apenas 35 segundos para acabar!!! Tipo aquele golzinho no final do jogo, adrenalina já tomando conta! Tanto que quando o sinal tocou, algumas acharam que já estavam encerrando a brincadeira antes do tempo acabar, já eu achei que era pra indicar que estávamos nos segundos finais, com a sirene tocando para fazer uma pressão. Mas não! Era porque tínhamos acertado o último enigma!!! Demais!!!

Nós do coletivo @deviagememviagem (já segue?) fomos hoje conhecer o @escape60oficial , game que está bombando! Na foto: @asviagensdetrintim @karidesbrava @lolepocket @asaspraquetequeroblog e eu. 😀 Nos divertimos muito na sala temática do filme "O lar das crianças peculiares", do Tim Burton, na unidade de Copacabana. E conseguimos sair quando faltavam apenas 35 segundos pro tempo acabar!!! Ufa!!! 😅😰 Breve posto no blog contando melhor como é! . #marianaviaja #marianaindica #viagem #viagemeturismo #dicasdeviagem #trip #turism #travelgram #turistando #roteirosdeviagem #instatravel #worldtravelpics #wanderlust #beautifuldestinations #vacation #traveling #travelingram #blogdeviagem #photooftheday #picoftheday #instadaily #bestoftheday #worldplaces #rbbviagem #blogueirorbbv #parceria #escape #escape60

A post shared by MARIANA VIAJA (@marianaviaja) on

Como chegar ao Escape60 Copacabana

Antes de pensar que eu não ia conseguir sair do Escape60, eu pensei que não ia conseguir chegar até lá! É que o Sr. Google, que dizem saber tudo, às vezes também falha. No dia anterior joguei o endereço no Google Maps e ele me indicou que ficava na Nossa Senhora de Copacabana entre a Santa Clara e a Figueiredo de Magalhães. Sendo assim, saltei na estação Siqueira Campos do metrô, mas, quando cheguei lá no lugar indicado, era número 600… Confirmei o endereço com as meninas, voltei a jogar no Maps e ele seguiu me indicando que era ali. Resolvi então chamar um Uber para chegar ao lugar real, pois já estava atrasada. Quando coloquei o endereço de destino do Uber, foi a mesma coisa, indicou que era bem ali onde eu estava. A solução foi colocar o endereço de um lugar próximo, o Forte de Copacabana. Nesse mapinha aqui tá tudo certo:

O Escape60 fica no Shopping Cassino Atlântico, que é uma galeria bem no finalzinho da Nossa Senhora de Copacabana, quase na esquina da Francisco Otaviano. O Escape funciona todos os dias, mas o shopping não. E isso significa que se você for em um feriado, como nós fomos, vai dar de cara com a porta. Keep calm e grite o segurança que está lá dentro, avisando que vai para o Escape. Ele irá abrir a porta. Aí basta subir até o terceiro andar, entrar na sala escolhida e começar a corrida contra o tempo. Diversão garantida e, no fim, uma vontade de ir mais e mais vezes!

As outras blogueiras que estavam no grupo também escreveram sobre suas experiências. Só clicar nos links para ler:

escape60-blogueiras

– Lolepocket
Kari Desbrava
Asas, pra que te quero?
As viagens de Trintim

Serviço:

– Unidade Copacabana: Av. Atlântica, 4240, Loja 323, Rio de Janeiro.
– Metrô mais próximo: Estação General Osório.
– Outras unidades: Shopping Downton Barra da Tijuca (Rio); Vila Olímpia, Moema e Santo André (São Paulo); Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba.
– Preço: R$ 69,00 por pessoa, sendo necessário um número mínimo de 4 pessoas – valor pesquisado em novembro/2016, sujeito a alterações.
– Mais informações no siteFacebook e Instagram

* Agradeço ao Escape60 pela cortesia nas entradas, mas deixo claro que este texto reflete somente minha opinião pessoal, mantendo meu compromisso de transparência com os leitores.


Gostou? Compartilhe!Share on Facebook8Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

10 thoughts on “Escape60: enigmas, corrida contra o tempo e diversão no jogo interativo

  1. Ahhh queria tanto ter ido!!! Quero muito conhecer o Escape60!
    Eu tinha entendido que vocês tinham conseguido sair em 35 segundos e não faltando 35 segundos! Já tinha pensando: ou elas são muito sinistras ou o enigma é muito fácil! hahaha
    Adorei o post! Fiquei com mais vontade ainda de ir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *