Melhor pizza do Rio de Janeiro tem massa artesanal e sabores diferentes

Faz um bom tempo que a Francine, minha amiga do Rio que mora em São Paulo, me mandou uma matéria sobre a melhor pizza do Rio de Janeiro. O local é pertíssimo da minha casa e eu nunca tinha ouvido falar, mas logo fiquei interessada em conhecer… Só que acabei não indo. Até que ela veio passar uma temporada trabalhando no Rio e combinamos de ir lá conferir.

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Instagram e no Twitter.

Onde comer a melhor pizza no Rio

A Ferro e Farinha fica no bairro do Catete, perto da estação de metrô de mesmo nome (endereço e mapinha no fim do post), e foi criada por um novaiorquino que se mudou para o Rio depois de se casar com uma carioca. É um local superpequeno e simples, não tem letreiro nem nada, mas é fácil identificar. Do lado de fora ficam algumas mesinhas e uma pequena porta que leva ao balcão com bancos do lado de dentro. Dica: Vá sem pressa porque costuma ficar cheio e com fila de espera, mas te garanto que essa espera vale a pena!

Quando chegou nossa vez, os lugares vagos eram do lado de dentro e eu achei bem legal, porque o balcão onde os clientes se sentam fica ao redor do espaço onde as pizzas são feitas. Ou seja, NA cozinha mesmo! =)

Balcão, pizzaiolo preparando a massa e forno ao fundo

Balcão, pizzaiolo preparando a massa e forno ao fundo

O processo é todo artesanal. Eles pegam uma “bolinha” de massa, vão abrindo, abrindo, de repente está um círculo grande e finíiissimo, rodando nas mãos…

Eu tentei fazer fotos legais, mas em movimento e com pouca luz, ficaram bem ruins, como vocês podem ver abaixo. Mas, voltando à pizza, depois da massa pronta começam a colocar os recheios e então levam para o forno, que fica no mesmo local. Tudo ali na nossa frente. E o ambiente é bem agradável, rolam umas músicas boas, mas num volume que dá pra conversar tranquilamente.

Pizzas artesanais

Se liga na massa!

Se liga na massa!

Os sabores das pizzas não são os tradicionais que estamos acostumados a ver (e comer), como frango, presunto, calabresa, etc. E um detalhe: ao contrário da maioria das pizzarias “industriais”, não dá para pedir para tirar um ingrediente da receita. É daquele jeito completo e pronto. Uma das meninas do atendimento disse que eles nem sabem como é o sabor da pizza sem qualquer um dos ingredientes, porque só funciona com a receita completa.

Quando fomos eram cinco opções: Domenico (molho, fior di latte, grana padano, manjericão assado, azeite EV), Picnic Apimentado (ricotta, fior di latte, grana padano, gorgonzola, mel picante), Adobo Verde (molho, grana padano, couve marinada em shoyu e gengibre, mel picante, alho confit), Nola Bianco (linguiça andouille, ricotta, cebolinha, molho mornay, picles de pimenta, grana padano, salsinha) e uma com nome em letras japonesas que não sei reproduzir aqui (ragout de shiitake, feijão fermentado, missô, fior di latte, grana padano, rabanete, cebolinha). Os preços variam de 32 a 43 reais cada.

Atenção para imagens fortes!

Eu escolhi Picnic Apimentado e a Fran escolheu Domenico. Gente, sério! É MUITO bom!!! A massa finíssima, crocante… Ah, e um detalhe! Não há garfo nem faca. A graça está em comer a pizza com as mãos.

melhor-pizza-rio-de-janeiro-3

As duas que pedimos eram muito saborosas, mas achamos a minha mais. =) Eu adoro sabor doce com coisa salgada, então o picante, junto com gorgonzola e o toque de mel, hummmm… No entanto, preciso contar, a dela era mais “fotogênica”, talvez por ter um pouco mais de cor e, por isso, foi a imagem que usei nas redes sociais, inclusive no meu Instagram pessoal. rs

Pizza Picnic Apimentado

Pizza Picnic Apimentado

Pizza Domenico

Pizza Domenico

Também são servidos pães e outros pratos, mas a pizza é o carro chefe. Para beber, há chá gelado, cervejas, vinhos e coquetéis. A água é por conta da casa – coisa que, aliás, acho que é até lei e deveria ser cumprida por todos os estabelecimentos.

E preciso falar ainda sobre o atendimento, que é ótimo. As pessoas são tão sorridentes, solícitas, educadas, executam tudo (do nome na lista ao pagamento) com uma ‘vibe’ de felicidade que faz toda a diferença! Adorei!!!

Serviço:
Ferro e Farinha
Rua Andrade Pertence 42D, Catete, Rio de Janeiro
Acompanhe também no Facebook e Instagram

Trajeto do Metrô do Catete à pizzaria

Trajeto do Metrô do Catete à pizzaria

*Informações apuradas em Julho/2016, sujeitas a alterações.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

2 thoughts on “Melhor pizza do Rio de Janeiro tem massa artesanal e sabores diferentes

  1. Genteeeee, que post de dar água na boca, literalmente. Fiquei aqui com vontade de correr pro Catete tipo, agora.
    Vou te falar que por mais que você tenha dito que a da Fran era mais fotogênica, eu escolheria a sua. 😛
    Obrigada pela dica! Vou, com certeza, experimentar.
    Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *