Um típico (e maravilhoso) almoço português entre Fatima e Coimbra

tipico-almoco-portugues-restaurante

Já contei aqui que, quando estive em Portugal, fiz alguns bate e volta a partir de Lisboa para conhecer outras cidades da região. Um deles foi para Fátima e Coimbra, com a Walkborder Tours, que faz tours privados e flexíveis, com quem também já havia feito o bate e volta para Sintra e Cascais.

Em Fátima, no fim da manhã, encerrando os passeios na cidade e antes de seguir para Coimbra, o guia, Hugo, me convidou para um almoço no restaurante de um amigo que ficava próximo dali. E assim fui conhecer o Pérola do Fétal, que fica na região de Batalha.

Curta a página do blog no Facebook!

Restaurante do Pérola do Fétal em Portugal

Chegamos e fomos recebidos pelo próprio dono, que nos atendeu superbem, assim como os demais funcionários. Além da ótima receptividade, o lugar é lindo e decorado com muito capricho. E o que falar da comida?

Para começar, alguns petiscos de entrada: pastel de bacalhau (que aqui no Brasil chamamos de bolinho, só que muito melhor), damascos com bacon, cogumelos recheados e pão com uma pasta de alguns queijos. Devia ter anotado o nome certinho de tudo? Devia! Mas era tanto prazer gastronômico que nem me liguei nisso.

almoco-tipico-portugues-entradas

Depois, hora do prato principal. Fiquei na dúvida, mas acabei escolhendo o tradicional bacalhau com batatas, Bacalhau à Casa, carro-chefe do restaurante. Provei também o Bacalhau cremoso com molho de camarão. Os dois são maravihosos!!! Só lamentei não ter estômago grande o suficiente para comer mais e mais. Ah, e tudo isso acompanhado de um vinho da própria região.

O cardápio do restaurante tem ainda opções como lombinhos de porco, arroz de pato, posta grelhada, canneloni de veado, cabrito com arroz de miúdos, polvo grelhado, entre outras.

almoco-tipico-portugues-bacalhau-batatas

almoco-tipico-portugues-bacalhau-camarao

Terminado o almoço, confesso que quase dispensei a sobremesa, pois já tinha comido bastante e estava satisfeita. Mas um docinho sempre cabe, né?

Escolhi um que se parece com o nosso quindim, mas leva amêndoas ao invés de coco. E, para minha surpresa, o dono fez questão de que eu experimentasse um pouquinho de todas as sobremesas da casa.

almoco-tipico-portugues-sobremesa

Uma dose de licor para fechar esse almoço inesquecível, que me deixa com água na boca cada vez que olho para essas fotos. Vai me dizer que você também não ficou?

almoco-tipico-portugues-restaurante-perola-do-fetalServiço:
Restaurante Pérgola do Fétal
Endereço: Estrada Nacional 356 – Celeiro, Reguengo do Fetal Batalha – Portugal
Telefone: 244 705 689
Mais informações no site.

“Minha Pérola do Fétal
A minha aldeia Natal
onde guerreiros passaram
e a fome saciaram

Talvez o Santo Condestável
cá comesse um bom Manjar
Come-o sempre nesta casa
Quem cá vier e voltar”

(M. Calado da Costa)

* Agradeço ao Restaurante Pérola do Fétal pelo almoço e à Walkborder Tours pelo passeio, mas deixo claro que este texto reflete somente a minha opinião pessoal, mantendo meu compromisso de transparência com o leitor.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone