7 presépios de Natal incríveis para conhecer no Brasil e no exterior

“A calma das casas subindo a ladeira
Descendo a ladeira e os bichos
Cândidos bichos de papelão
Rodeando o menino Jesus que abençoa aquilo tudo!
Meus olhos mineiros namoram o presepe e dizem alegres:
Mas que bonito!
(Drummond)

Então é Natal. E o que você fez? uma das tradições desse período são os presépios, montados em vários tamanhos e estilos, mas sempre com o mesmo objetivo: mostrar o cenário do nascimento de Jesus. Pelo mundo todo há cidades com presépios famosos, lindíssimos e diferentes, alguns aqui mesmo no Brasil.

Presépio do Pipiripau (Belo Horizonte, minas gerais):

Vou começar falando desse (foto acima) porque, pra mim, tem questão sentimental envolvida. Minha mãe conheceu esse presépio quando mais nova e sempre falava sobre ele e sobre seu encanto com os personagens que se movimentavam, isso num tempo onde tecnologia era, no máximo, um rádio. Ela sempre quis nos levar para conhecê-lo, o que só aconteceu quando eu já era adolescente. São 586 peças sincronizadas que contam a história da vida e morte de Jesus dentro do cotidiano de uma cidade, com cenas de trabalho e lazer.

O Presépio do Pipiripau começou a ser criado em 1906 por Raimundo Machado, então com 12 anos. O que inicialmente era apenas uma pequena imagem do Menino Jesus dentro de uma caixa de sapatos forrada com cabelos de milho, foi ganhando novas peças a cada ano. Imagens sacras se juntavam aos animaizinhos feitos por ele de argila, assim como casinhas de papelão, lagoa, entre outros. Com uma estrutura de metal soldado no interior dos bonecos, ele criava o movimento, até que se tornasse o presépio mágico que é hoje, referência religiosa e cultural. O Pipiripau foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e fica exposto permanentemente no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG). Coloquei no fim do post uma matéria do Canal Futura que mostra mais detalhes.

Assista à matéria do Canal Futura sobre o Pipiripau.

Presépio de Ispica (Sicília, Itália):

De acordo com o site Descobrindo a Sicília, a região é é rica de tradições e costumes natalinos. Uma das principais é o chamado “Presepi Viventi”, ou seja, presépios encenados pelos próprios habitantes. Isso acontece principalmente nas cidades bem pequenas e atraem um grande número de pessoas. Um dos presépios humanos mais interessantes fica em Ispica, especialmente por causa do cenário. A história, interpretada por atores profissionais, mistura cenas do nascimento de Jesus com a representação de ofícios antigos da região e percorre o centro da cidade até a área arqueológica, onde há uma gruta rupestre chamada Cava d’Ispica. É um verdadeiro evento. As apresentações acontecem em datas específicas de dezembro e janeiro e é preciso pagar ingresso (3 euros) para acompanhar.

Presépio Monumental de Caltagirone (Sicília, Itália):

Crédito: Site comune.caltagirone.ct.it

Crédito: Site comune.caltagirone.ct.it

Fica no Convento dos Capuchinhos da cidade de Caltagirone, também na região da Sicília. Nessa época a cidade assume um ar místico e sagrado. Nesse presépio a cena do nascimento de Jesus se passa dentro de uma cripta no interior do Convento. As peças são feitas em argila, à mão, por ceramistas locais, preservando todos os detalhes. A cidade possui outros 30 presépios de todo o mundo expostos para visitação. De acordo com o site I presepi di Caltagirone, há presépio de Lego, em tamanho humano, em miniatura e vários outros.

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Twitter e Instagram.

Presépio GIGANTE (rio de janeiro, RJ):

Uma das principais atrações do Natal do Rio de Janeiro, o presépio gigante do Largo da Glória possui 52 peças em tamanho real e os visitantes podem circular entre os personagens, segundo matéria do Bom Dia Rio. A obra é do artista plástico Wanderson Guedes, da Igreja Sagrado Coração de Jesus, e a visitação é gratuita. Fica na altura da esquina das ruas da Glória e Benjamin Constant. Esse é o segundo ano que o presépio é montado. Como o local é próximo da minha casa, passo por ele algumas vezes e é realmente lindo. Fora que está sempre cheio de pessoas visitando.

Presépio Cavalinho (São Paio de Oleiros, Portugal):

Crédito: Reprodução/Facebook

Crédito: Reprodução/Facebook

É considerado o maior presépio em movimento do mundo, conhecido como Presépio Cavalinho, com sete mil peças que contam cenas bíblicas tradicionais e também atuais do dia a dia, misturando sagrado e profano. Além do nascimento e morte de Jesus, satiriza a política portuguesa, homenageia personalidades culturais e esportiva, tudo isso com a magia natalina. É aberto gratuitamente ao público entre os meses de novembro a março.

Concursos de Presépios de Natal (Cracóvia, Polônia):

Não há um presépio específico, mas sim um concurso anual que, há gerações, escolhe o presépio mais bonito. A tradição da cidade atrai artistas de todas as idades, que participam com verdadeiras obras de arte feitas de forma minuciosa, com materiais diferentes como madeira, renda, folhas secas, papel alumínio, papelão, entre outros. Os tamanhos também variam, podendo ser miniaturas, tamanho natural ou até maior que isso, com peças que chegam a ter 2 metros de altura.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *