Onde conhecer o Papai Noel: três lugares onde você pode encontrá-lo

Quer saber onde conhecer o Papai Noel? Sim, isso é possível. E sim, ele existe de verdade! Você pode vê-lo em alguns lugares onde a magia do Natal está presente de forma mais intensa.

Mas, antes de te dizer quais são os lugares onde conhecer o Papai Noel, quero contar uma história…

São Nicolau não era um gordinho, nem tinha barba, tampouco usava roupas vermelhas com botas. Nascido no século IV no sul da Turquia, se desfez de toda a sua riqueza distribuindo presentes de forma anônima no meio da noite. Dizem que ele jogava moedas pelas janelas das casas, ou, em outras versões, pela chaminé ou nas meias penduradas para secar nas lareiras.

Identificou São Nicolau com algum personagem? Se você disse Papai Noel, acertou. Foi ele quem inspirou o surgimento do bom velhinho, originalmente chamado Santa Claus. As histórias que surgiram a partir daí são muitas e cheias de variações, mas não deixam dúvidas de que Papai Noel existe mesmo.

Uma das principais lendas sobre Papai Noel é de que ele mora num local frio e cheio de neve – para os americanos, é o Polo Norte, para os britânicos, é a Lapônia, região que engloba parte da Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia. Ele é casado com a Mamãe Noel e se locomove em um trenó puxado por renas.

Leia também:
Comidas de Natal pelo mundo
Presépios incríveis no Brasil e no exterior

Agora tenho uma notícia boa e uma ruim!

A notícia ruim é que ele não vai à casa das pessoas na noite de Natal deixar um presente no sapatinho, por mais que você tenha se comportado bem. A notícia boa é que você pode ir até ele em alguns lugares do Brasil e do mundo.

Crédito: Visit Finlândia

Crédito: Visit Finlândia

Onde conhecer o Papai Noel?

Lapônia

A casa do Papai Noel na Lapônia, na Finlândia, realmente existe, mais precisamente na capital, Rovaniemi. O nome do local é Santa Claus Village e fica numa área de neve, frio, com muitos pinheiros, renas de verdade e outros animais polares.

Mais de 300 mil turistas passam por lá todos os anos para conhecer o Papai Noel, além de enviarem milhares de cartas com pedidos de presentes.

Crédito: Visit Finlândia

Crédito: Visit Finlândia

A visitação é gratuita e a infraestrutura do local conta com hotéis, restaurantes, espaços temáticos como escritório, correio e museu do Papai Noel, passeios de trenó, além, é claro, do próprio bom velhinho (mas para vê-lo é preciso pagar uma taxa equivalente a cerca de 50 reais).

Quem quiser escrever ou fazer uma visitinha, o endereço do Papai Noel é Rovakatu 21, FIN-96200, Rovaniemi, Finlândia.

Ah, mas eu não tenho condições de ir tão longe… Calma! Tem Papai Noel no Brasil também.

Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo:

    
    Booking.com

Gramado (RS)

Meu afilhado com o Papai Noel

Meu afilhado com o Papai Noel

Esse passeio eu fiz e posso dizer que a Aldeia do Papai Noel foi um dos lugares que mais me deixou encantada e, em alguns momentos, até emocionada! E olha que nem gosto de Natal. Mas o clima é tão intenso que a gente realmente mergulha nesse universo, de forma que fica quase impossível não se perder na cronologia do calendário.

Conhecer o Papai Noel em Gramado é fácil porque logo na entrada, ele nos recepciona. Mas a impressão é que a gente encontra vários deles ao longo do passeio. Como? É que quase todos os funcionários usam vermelho e muitos têm a barba branca. Achei fofo! 🙂

O espaço é amplo e conta com diferentes atrações: Casa do Papai Noel (linda linda, cada cômodo superbem decorado, tudo cheio de detalhes), Fábrica do Papai Noel (há diversos brinquedos expostos, além de um caderno em que cada visitante pode escrever o seu pedido), Árvore dos desejos (mais uma opção para deixar o pedido, escrito em um toquinho de madeira e pendurado nos galhos).

Tem ainda a Casa dos Ursos (tem beliches, que é uma casa mesmo, onde todos os anos Papais Noéis de todo o país se hospedam lá durante uma convenção – pirei nessa história!), Praça da Neve (com bonecos e espuma caindo simulando neve de verdade), renas, a veado “Natalina” e cabras…

Casa linda por fora...

Casa linda por fora…

... e por dentro

… e por dentro

O acesso a cada local pode ser feito a pé ou nos transportes que circulam lá dentro (ingresso à parte, 10 reais cada um): o Trenó Voador, o Monorail e o Trenzinho, sendo que os dois primeiros são suspensos, como se fossem bondinhos, o terceiro é terrestre. A Aldeia do Papai Noel funciona o ano todo.

Leia mais sobre a
Aldeia do Papai Noel em Gramado

Fábrica do Papai Noel

Fábrica do Papai Noel

Penedo (RJ)

A cidade é um distrito de Itatiaia, que fica na serra fluminense. A principal atração é o Shopping Pequena Finlândia, onde há um espaço temático de Natal que remete às casas finlandesas, com fábrica de brinquedos, teatro onde acontecem várias apresentações teatrais e musicais.

Em Penedo tem ainda a Casa do Papai Noel, que tem decoração natalina e, claro, o próprio Papai Noel. Pode ser visitado o ano todo, mas no período de festas de fim de ano tudo ganha um charme ainda mais especial.

Se for visitar o bom velhinho no exterior, não se esqueça do seguro!
      

Agora é só escolher qual será seu destino para conhecer o Papai Noel de verdade! Se encontrá-lo, diga que mandei lembranças e que ando me comportando muito bem! 😉

Para ler ouvindo: 

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.