Vantagens e desvantagens de alugar um carro na viagem

vantagens-desvantagens-alugar-carro-viagem

Viajar é preciso, já sabemos disso. Sair de casa, explorar novos lugares, conhecer pessoas e viver experiências inesquecíveis. Até aí, estamos todos de acordo, mas isso é o só o objetivo. Após decidir o destino, chega a hora de pensar na logística. Eu não dirijo. Mas, para quem é apaixonado por estradas e quer mais autonomia, o carro é a melhor alternativa. Mas, ir no próprio ou alugar um veículo?

Na verdade, é necessário pensar em mais algumas coisas. Por exemplo, você não precisa alugar um automóvel para chegar ao destino, mas pode considerar esta possibilidade quando chegar ao lugar. Surgem, também, algumas dúvidas sobre como se deslocar: é melhor pegar um Uber? Passear de ônibus? Fechar um pacote de excursões?

As respostas podem variar dependendo do tipo de viagem que você quer fazer. E já que são tantas emoções, digo, variáveis, dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de alugar um carro pode ajudar a decidir.

Vantagens de Alugar um Carro

Liberdade

Em primeiro lugar, indiscutivelmente, há a liberdade de deslocamento. Quando você aluga um carro, o itinerário lhe pertence, dá para parar onde quiser, criar novas rotas e descobrir programas que nem sempre figuram nas indicações mais conhecidas. Outra vantagem é a possibilidade de alugar em uma cidade e devolver em outra. A Localiza rent a car, por exemplo, tem uma das maiores redes de agências do Brasil.

alugar-carro

Economia

Este ponto depende muito da quantidade de pessoas que está viajando. Quando sozinho, a parte da mobilidade não se altera, mas pode pesar um pouco mais no bolso. Em grupo, o valor total se dilui entre todos – e pode sair até mais barato do que contratar pacotes por meio de agências. A economia é ainda mais significativa se o destino a conhecer for fora da cidade.

Praticidade e Versatilidade

Alugar um carro também permite que você escolha o tipo de veículo mais adequado. Há desde automóveis mais simples até os mais robustos, sem falar dos de maior luxo. Quer dar um passeio no melhor estilo cinema? Procure um conversível e o sucesso é garantido. Se o passeio for estilo off-road, caminhonetes 4×4 também estão à disposição para você não parar em nenhum obstáculo.

Desvantagens de Alugar um Carro

Horário

Nem sempre tudo sai às mil maravilhas. As viagens são momentos fantásticos, mas também sãopassíveis de sofrer inconvenientes. Quando o automóvel é próprio, questões relacionadas aos horários não são necessariamente um problema. Já quando é alugado, a hora de devolução do veículo é fundamental e você pode ter que pagar multas por atraso.

alugar-carro-viagem

Trâmites

Atualmente, os processos estão sendo facilitados pelas soluções digitais e reservas antecipadas via internet. Mesmo assim, há uma série de requisitos que precisam ser atendidos para que o carro seja liberado. Você precisa ter mais de 21 anos e, além disso, ter limite no cartão de crédito e estar com a CNH em dia.

Já decidiu como você vai viajar? Espero que o post lhe ajude a chegar à melhor conclusão na hora de planejar suas férias, escapada de fim de semana ou qualquer outro momento em que você considere alugar um carro!

*Fotos: Pixaby

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone