Festa do Divino Espírito Santo em São Luiz do Paraitinga (SP)

Confesso que nunca tinha ouvido falar da Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. Aliás, sequer tinha ouvido falar da cidade de São Luiz do Paraitinga. Aí estava na casa da minha irmã, porque minha mãe estava lá e fui passar o fim de semana com elas, já que moramos cada uma em um estado…

Quando estávamos decidindo sobre o almoço no sábado, ela comentou que havia essa cidade lá perto, que era tipo um lugar histórico, que era o fim de semana da festa e que se eu fosse ia gostar e ia até querer escrever a respeito e publicar. Dito e feito. Fomos, eu gostei, e aqui estou escrevendo para contar como foi.

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Instagram e no Twitter.

Como é a Festa em São Luiz do Paraitinga

A Festa do Divino acontece anualmente, mas não tem uma data fixa – é sempre no Pentecostes, que é 50 dias após a Páscoa. É uma mistura de religiosidade, devoção, manifestação cultural, além de ser uma forma de fortalecer a identidade local. O que mais me chamou a atenção logo que chegamos lá foi ver que todas as casas, que aliás são muito lindinhas, com bandeiras vermelhas (simbolizando o Espírito Santo) e enfeites pendurados nas janelas.

sao-luiz-paraitinga-casas-1

Outra coisa que achei bem diferente e que é supertradicional é que fazem comidas em quantidades enormes e oferecem gratuitamente a toda a população. Havia uma fila enorme, dobrando quarteirões, pessoas com seus vasilhames…

Do lado de dentro do Mercado Central, onde a comida era servida, voluntários na cozinha preparavam tudo na hora, em panelas gigantescas – nas fotos não dá pra ver direito, mas são gigantescas mesmo!

Esse almoço é o chamado “afogado”, um cozido de carne com batatas. O Mercado, uma construção com belos detalhes, tinha também venda de produtos típicos e um palco com música ao vivo.

sao-luiz-paraitinga-panelas

Bem perto fica a pracinha do Coreto, com diversas barracas de artesanato, todas elas decoradas com a pombinha branca que representa o Divino Espírito Santo.

Nessa mesma praça fica um São Francisco de Assis com um cachorrinho, ambos feito em lata. Eu achei uma graça.

Logo depois está a Igreja Matriz, que é bem bonita, mas tem uma história triste. Construída no século XIX, foi totalmente destruída por uma enchente na cidade em 2010. Depois foi reconstruída e reinaugurada em 2014. Do lado de dentro é possível ver alguns vestígios que restaram da antiga construção.

Em frente à igreja, um palco com apresentações musicais. À noite a programação conta com shows de grandes nomes, como o cantor Sérgio Reis, entre outro.

Nas ruas, também enfeitadas, muitos bares, restaurantes e comércio em geral, ambulantes, além, é claro, de muitas pessoas circulando.

Paramos para almoçar e depois assistimos à passagem dos bonecos gigantes, coloridos e divertidos – não sei se eles têm um nome específico… São tipo os de Olinda, só que, no caso, de São Luiz :-P.

sao-luiz-paraitinga-bonecos

No meio da tarde fomos assistir à cavalhada, uma representação da guerra entre o exército mouro e o exército cristão na Idade Média. É uma tradição folclórica, religiosa e cultural da cidade.

Uniformizados, os cavaleiros se apresentam e duelam com espadas, sendo de um lado os de azul e, de outro, os de vermelho. Diferente, interessante e bonito de ver, como tudo o que vi por lá nesse dia.

Mais informações

São Luiz do Paraitinga fica no Vale do Paraíba. A cidade está localizada na Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125), no km 42 entre Taubaté (saída 111 da Rodovia Presidente Dutra) e Ubatuba (BR 101). Lá tem algumas pousadas e casas para aluguel de temporada. Fora da área urbana vi também pousadas maiores. É possível, ainda, fazer um bate e volta a partir de cidades próximas na região, como Taubaté, Pindamonhangaba, entre outras.

O site da Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga tem mais detalhes sobre a festa, opções de estadia e alimentação, entre outras informações.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone