Retrospectiva de viagens 2016: 10 lugares que visitei este ano

Para fazer uma retrospectiva 2016 eu e alguns colegas da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) nos juntamos em mais uma Blogagem Coletiva. Cada blog participante postará seus momentos preferidos do ano, todos listados no fim do post.

Mas retrospectiva jáaaaa? Sim, meus amigos… O ano voou. É clichê, mas não tem outro jeito. Parece que não faz mais que 10 dias que eu estava fazendo planos para 2016 e aqui estou já nos planos para 2017.  A gente sempre acha que é assim, né?

O lado bom é que mesmo com muito trabalho, muito estresse e pouco tempo, consegui cumprir muita coisa. Isso significa também que consegui conhecer muitos lugares, além de voltar a outros que eu já conhecia… E, seja como/quando for, viajar é sempre aquele respiro no meio do caos. Não posso nem tenho do que reclamar! Vem comigo reviver esses passeios!

Por onde andei em 2016…

1. Lisboa

Tinha muita vontade de conhecer e não me decepcionai. Cidade cheia de história (amo), paisagens lindas, construções incríveis, comidas maravilhosas, pessoas simpáticas e acolhedoras, preços convidativos, quero mais o que? Quero mais vezes e mais tempo em Lisboa, ora pois.

2. Sintra

Em Sintra fica o ponto mais ocidental da Europa, o Cabo da Roca, à beira do mar (e que mar!). Fui também ao Palácio de Queluz, que foi a residência da família real até a vinda para o Brasil. No mesmo dia passei ainda por Cascais, fazendo um bate e volta a partir de Lisboa.

3. Fátima

Outro bate e volta foi a Fátima (e Coimbra no mesmo dia). Na cidade famosa pelo aparecimento de Nossa Senhora aos pastores – fato que completa 100 anos em 2017 – as principais atrações são o Santuário de Fátima, a capela no local onde na época ficava a Cova da Iria, e as casas onde os pastores moravam. Achei emocionante!

4. Porto

De Lisboa fui para o Porto de trem – a viagem dura cerca de três horas. Peguei muita chuva na cidade, mas deu para curtir e admirar pontos como o Cais da Ribeira (na foto, vista de Vila Nova de Gaia, que fica do outro lado do Rio Douro atravessando a Ponte Luiz I), a Estação São Bento e a Livraria Lello, além de outros passeios. Porto é um charme!

5. Paris

Depois de Portugal passei três dias em Paris, cidade que amo (minha preferida no mundo) e era louca para voltar. Como já conhecia os principais pontos, aproveitei para rever alguns e também para fazer passeios diferentes, curtir a cidade, e visitei até lugares que já foram cenários de filme.

Encontre o melhor hotel para se hospedar em qualquer lugar do mundo! 
Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog:
    
    Booking.com

5. Belo Horizonte

Sempre passo por lá de forma rápida e quase não dá tempo de nada. Mas este ano fiquei períodos maiores e conheci o CCBB, que fica na Praça da Liberdade (um dos meus lugares preferidos de BH); comi o melhor pão de queijo da cidade; fiz um tour guiado pelo Mercado Central; e assisti no Mineirão a um jogo de futebol feminino do Brasil nas Olimpíadas.

6 e 7. Tiradentes e São João del Rei

Ainda em Minas, fui a duas cidades históricas lindas, que ficam pertinho uma da outra. A dica é se hospedar em uma delas e fazer o passeio de Maria Fumaça para passar um dia na outra. Eu escolhi me hospedar em São João del Rei e fiz o passeio para conhecer Tiradentes.

8. Paraty

Mais uma cidade histórica. Eu já tinha ido, mas foi dessa vez que pude mesmo conhecer melhor. Teve city tour, passeio de barco, teatro, jantar, visita às cachoeiras, tudo na companhia de outras 11 blogueiras na nossa primeira press trip juntas #DeViagememParaty.

9. São Paulo

Já fui algumas vezes a passeio e muitas a trabalho. Este ano aproveitei para conhecer o Eataly, pólo gastronômico que eu tinha muita vontade de ir e ainda não tinha tido oportunidade, e o Parque do Ibirapuera, que eu também ainda não conhecia e adorei!

10. Rio de Janeiro

Ué, mas se moro no Rio de Janeiro, a cidade não devia estar na lista, certo? Em termos. É que o Rio está sempre ganhando novas opções turísticas, então é como se fosse um novo passeio também. Em 2016 a cidade sediou as Olimpíadas e Paralimpíadas. Além do Parque Olímpico, que surpreendeu a mim e acho que a muita gente, ganhamos uma região portuária revitalizada que, entre outras atrações, tem o maior grafite do mundo, por Eduardo Kobra, e o Museu do Amanhã.

Top Viagens 2016

Confira os #topviagens2016 de outros blogs também e aproveite e já faça a sua wishlist para 2017! 😉

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone