santuario-de-fatima-portugal

Visita ao Santuário de Fátima em Portugal

Sempre tive muita vontade de ir a Fátima, em Portugal. Na minha viagem ao país, era um dos lugares que eu mais estava ansiosa para conhecer. E foi realmente incrível!

Para explicar, preciso entrar rapidamente no túnel do tempo… Fui criada na igreja católica e, durante o mês de maio, fazíamos (as crianças da paróquia) a coroação da Virgem Maria. Vestidas de anjinho, cantávamos músicas e jogávamos pétalas de flores enquanto eram colocados o véu, a coroa e a palma de flores na imagem. Na semana de 13 de maio, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, ao invés de anjo íamos vestidas de pastores, com três crianças representando Francisco, Jacinta e Lúcia, para quem ela apareceu. Foi assim que conheci um pouco mais dessa história.

Hoje já não sigo a religião católica, mas essas lembranças, valores e crenças ficam! Tenho muita fé! Por isso realmente me emocionei durante a viagem…

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Instagram e no Twitter.

Aparição de Nossa Senhora de Fátima

aparição de Fátima para os pastores aconteceu em 1917 e completa 100 anos este ano (13 de maio de 2017). O centenário será marcado por muitas celebrações, inclusive com a presença do Papa Francisco.

Na época da aparição, os irmãos Francisco e Jacinta e a prima Lúcia, então com respectivamente 9, 7 e 10 anos, pastoravam suas ovelhinhas e foram até a Cova da Iria, onde viram a Virgem Maria pela primeira vez – foram seis aparições no total. Francisco e Jacinta faleceram poucos anos depois. Já Lúcia viveu até os 97 anos e morreu em 2005.

Santuário de Fátima

No exato local da aparição, a pedido de Nossa Senhora, foi construída uma capela, a Capelinha das Aparições, hoje já restaurada. É bem pequena, mas tem altar e alguns bancos do lado de fora, em um espaço cercado, onde acontecem celebrações de missas durante todo o dia. E lá fica a imagem original de Nossa Senhora de Fátima.

santuario-de-fatima-portugal-capela

A capela fica do lado esquerdo da grande praça onde está também a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (esse é o nome “oficial”), na parte mais alta, onde as crianças brincavam quando viram o clarão que antecedeu a aparição.

É enorme, toda em tons claros, cheia de detalhes lindos e um local de muita paz. Entrei e me arrepiei! Lá estão os restos mortais dos três pastores. Do lado de fora, uma torre bem alta com uma imagem.

santuario-de-fatima-portugal-imagem

santuario-de-fatima-portugal-basilica

santuario-de-fatima-portugal-tumulos-pastores

No lado oposto da praça, em frente à igreja tradicional, fica a Basílica da Santíssima Trindade, que é a construção mais recente (2007). Há, também, outros espaços, como o Recinto de Oração.

Ligando alguns deles está a Colunata, com uma grande escadaria e estátuas de santos portugueses e outros nomes religiosos do país.

santuario-de-fatima-portugal-colunata

santuario-de-fatima-portugal-basilica-nova

O Santuário de Fátima é um local de peregrinação e oração, mas, também, um lugar turístico. Eu fiz o passeio saindo de Lisboa com a Walkboarder Tours, que faz tours privados e flexíveis, com quem também já havia feito o bate e volta para Sintra e Cascais. O guia, Hugo, é ótimo. Ele explicou tudo, e, depois, me deixou à vontade para explorar sozinha, pois é uma experiência muito individual que varia de acordo com a fé e a crença de cada pessoa.

santuario-de-fatima-portugal-1

Casa dos pastores

A cerca de 2 km ficam as casas dos pastores. Era essa a distância que eles percorriam com os animais. No muro do lado de fora da casa de Francisco e Jacinta há um quadro com a única foto dos três pastores juntos, ali naquele mesmo muro.

santuario-de-fatima-portugal-muro

Lúcia era vizinha, a casa dela fica a 200 metros. As duas casas mantêm o estilo original. São pequenas, simples (e baixinhas, eu tinha que me abaixar para passar nas portas). Os quartos estão da forma como eram, intactos, com móveis, tudo arrumadinho. Na sala e cozinha também há alguns objetos.

santuario-de-fatima-portugal-casa-francisco-jacinta

santuario-de-fatima-portugal-casa-pastores

santuario-de-fatima-portugal-casa-lucia

Tudo muito humilde, é impossível ao entrar ali não ficar pensando como era a vidinha deles e as coisas naquela época… Mesmo agora, escrevendo, já me dá um nó na garganta. Essa parte do passeio me deixou ainda mais emocionada.  É difícil descrever as sensações!santuario-de-fatima-portugal-sobrinha-luciaa

Já no fim do  passeio, encontrei a sobrinha de Lúcia, senhora Maria dos Anjos, 96 anos, única familiar dos pastorinhos ainda viva, que mora na casa em frente. Foi um dos momentos mais especiais e marcantes, fechando com chave de ouro!

Para quem faz uma visita ao Santuário de Fátima, em Portugal, esses são os principais pontos de interesse. Dá tranquilamente para conhecer em um bate e volta de Lisboa ou do Porto, pois fica mais ou menos no meio do caminho.

É uma viagem rápida, a cidade é bem pequena e cresceu em torno do Santuário. Por lá há também várias lojas de souvenirs, como imagens, medalhas, terços e outros artigos religiosos.

* Agradeço à Walkboarder Tour pelo passeio a Fátima, mas deixo claro que este texto reflete somente a minha opinião pessoal.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

10 thoughts on “Visita ao Santuário de Fátima em Portugal

  1. Que viagem linda e inspiradora. E o lugar é lindíssimo Mariana.
    Um dos sonhos da minha mãe é conhecer esse Santuário, quem sabe um dia não levo ela lá, o bom é que já tenho o roteiro completinho! <3

  2. muito legal a arquitetura do lugar, o turismo religioso atrai muita gente, aqui da minha cidade tem muitas excursões de gente mais velha, mas a maioria vai lá pra Ucrânia e Polônia,já que são descendentes!

  3. Realmente emocionante, Mariana, que post lindo. Também participei de coroações de Nossa Senhora quando era criança, uma tradição católica aqui de Minas, não é? Você conseguiu me fazer ter interesse em conhecer Fátima também, por sua história bem contada aqui. Beijos

  4. Que emocionante. Também não sou mais católica, mas fui criada em colégio católico, até hoje lembro da coroação de Nossa Senhora. Realmente, essas emoções ficam guardadas para serem externadas em algum momento, como, no seu caso, foi em Fátima. Lindo post

  5. Cresci ouvindo minha vó contar a história das aparições de Fátima. Quando for conhecer o santuário, sem dúvida será um momento bem emocionante, até mesmo por lembrar dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *