Visita ao Santuário de Fátima em Portugal

santuario-de-fatima-portugal

Sempre tive muita vontade de ir a Fátima, em Portugal. Na minha viagem ao país, era um dos lugares que eu mais estava ansiosa para conhecer. E foi realmente incrível!

Para explicar, preciso entrar rapidamente no túnel do tempo… Fui criada na igreja católica e, durante o mês de maio, fazíamos (as crianças da paróquia) a coroação da Virgem Maria. Vestidas de anjinho, cantávamos músicas e jogávamos pétalas de flores enquanto eram colocados o véu, a coroa e a palma de flores na imagem. Na semana de 13 de maio, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, ao invés de anjo íamos vestidas de pastores, com três crianças representando Francisco, Jacinta e Lúcia, para quem ela apareceu. Foi assim que conheci um pouco mais dessa história.

Hoje já não sigo a religião católica, mas essas lembranças, valores e crenças ficam! Tenho muita fé! Por isso realmente me emocionei durante a viagem…

Curta a página do blog no Facebook!

Aparição de Nossa Senhora de Fátima

aparição de Fátima para os pastores aconteceu em 1917 e completa 100 anos este ano (13 de maio de 2017). O centenário será marcado por muitas celebrações, inclusive com a presença do Papa Francisco.

Na época da aparição, os irmãos Francisco e Jacinta e a prima Lúcia, então com respectivamente 9, 7 e 10 anos, pastoravam suas ovelhinhas e foram até a Cova da Iria, onde viram a Virgem Maria pela primeira vez – foram seis aparições no total. Francisco e Jacinta faleceram poucos anos depois. Já Lúcia viveu até os 97 anos e morreu em 2005.

Santuário de Fátima

No exato local da aparição, a pedido de Nossa Senhora, foi construída uma capela, a Capelinha das Aparições, hoje já restaurada. É bem pequena, mas tem altar e alguns bancos do lado de fora, em um espaço cercado, onde acontecem celebrações de missas durante todo o dia. E lá fica a imagem original de Nossa Senhora de Fátima.

santuario-de-fatima-portugal-capela

A capela fica do lado esquerdo da grande praça onde está também a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (esse é o nome “oficial”), na parte mais alta, onde as crianças brincavam quando viram o clarão que antecedeu a aparição.

É enorme, toda em tons claros, cheia de detalhes lindos e um local de muita paz. Entrei e me arrepiei! Lá estão os restos mortais dos três pastores. Do lado de fora, uma torre bem alta com uma imagem.

santuario-de-fatima-portugal-imagem

santuario-de-fatima-portugal-basilica

santuario-de-fatima-portugal-tumulos-pastores

No lado oposto da praça, em frente à igreja tradicional, fica a Basílica da Santíssima Trindade, que é a construção mais recente (2007). Há, também, outros espaços, como o Recinto de Oração.

Ligando alguns deles está a Colunata, com uma grande escadaria e estátuas de santos portugueses e outros nomes religiosos do país.

santuario-de-fatima-portugal-colunata

santuario-de-fatima-portugal-basilica-nova

O Santuário de Fátima é um local de peregrinação e oração, mas, também, um lugar turístico. Eu fiz o passeio saindo de Lisboa com a Walkboarder Tours, que faz tours privados e flexíveis, com quem também já havia feito o bate e volta para Sintra e Cascais. O guia, Hugo, é ótimo. Ele explicou tudo, e, depois, me deixou à vontade para explorar sozinha, pois é uma experiência muito individual que varia de acordo com a fé e a crença de cada pessoa.

santuario-de-fatima-portugal-1

Casa dos pastores

A cerca de 2 km ficam as casas dos pastores. Era essa a distância que eles percorriam com os animais. No muro do lado de fora da casa de Francisco e Jacinta há um quadro com a única foto dos três pastores juntos, ali naquele mesmo muro.

santuario-de-fatima-portugal-muro

Lúcia era vizinha, a casa dela fica a 200 metros. As duas casas mantêm o estilo original. São pequenas, simples (e baixinhas, eu tinha que me abaixar para passar nas portas). Os quartos estão da forma como eram, intactos, com móveis, tudo arrumadinho. Na sala e cozinha também há alguns objetos.

santuario-de-fatima-portugal-casa-francisco-jacinta

santuario-de-fatima-portugal-casa-pastores

santuario-de-fatima-portugal-casa-lucia

Tudo muito humilde, é impossível ao entrar ali não ficar pensando como era a vidinha deles e as coisas naquela época… Mesmo agora, escrevendo, já me dá um nó na garganta. Essa parte do passeio me deixou ainda mais emocionada.  É difícil descrever as sensações!santuario-de-fatima-portugal-sobrinha-luciaa

Já no fim do  passeio, encontrei a sobrinha de Lúcia, senhora Maria dos Anjos, 96 anos, única familiar dos pastorinhos ainda viva, que mora na casa em frente. Foi um dos momentos mais especiais e marcantes, fechando com chave de ouro!

Para quem faz uma visita ao Santuário de Fátima, em Portugal, esses são os principais pontos de interesse. Dá tranquilamente para conhecer em um bate e volta de Lisboa ou do Porto, pois fica mais ou menos no meio do caminho.

É uma viagem rápida, a cidade é bem pequena e cresceu em torno do Santuário. Por lá há também várias lojas de souvenirs, como imagens, medalhas, terços e outros artigos religiosos.

* Agradeço à Walkboarder Tour pelo passeio a Fátima, mas deixo claro que este texto reflete somente a minha opinião pessoal.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone