filmes-para-inspirar-viagens

15 filmes (que eu amo!) para inspirar suas próximas viagens

Precisando de uma inspiração extra para viajar? Alguns filmes podem ajudar, seja mostrando destinos belíssimos ou contando histórias (reais e fictícias) de pessoas que se aventuraram pelo mundo. Os estilos e enredos são bem diferentes, mas com uma coisa em comum: depois de assisti-los, será inevitável a vontade de fazer as malas e sair por aí. Listei alguns dos meus preferidos:

Melhores filmes sobre viagem

O fabuloso destino de Amélie Poulain

filmes-para-inspirar-viagens-amelie

Amélie é a personagem que eu queria ser e, não por acaso, coloquei o filme como primeiro da lista, embora esta seja uma lista em ordem aleatória, e não de preferência. A menina ‘esquisita’ que cresce confinada em casa e cheia de fantasias, resolve, depois de adulta e independente, ir atrás do que a faz feliz e a ter pequenas atitudes para deixar os outros mais felizes também. E ainda tem a estátua do duende mundo afora… Assista ao trailer.

O amor não tira férias

filmes-para-inspirar-viagens-amor-nao-tira-ferias

Um dos primeiros filmes que despertou em mim a vontade de viajar e viver novas experiências. As duas protagonistas, desiludidas, resolvem viajar a outros países e combinam trocar de casas (sem se conhecerem) num site de intercâmbio de hospedagens. Comédia-romântica clichêzaça, mas quem resiste? Ainda mais com Jude Law. <3 Assista ao trailer.

Madagascar

filmes-para-inspirar-viagens-madagascar

Da clausura no zoológico do Central Park, em Nova York, até se remexerem muito na ilha de Madagascar, o leão Alex, a girafa Melman, a hipopótamo Glória e a zebra Marty passaram por poucas e boas ao cruzarem o Atlântico. Tem também o Madagascar 2 e o 3, além de desdobramentos como ‘Os pinguins de Madagascar’, mas o primeiro continua sendo meu preferido. Assista ao trailer.

Comer, Rezar e Amar

filmes-para-inspirar-viagens-comer-rezar-amar

Depois de sair arrasada de um relacionamento destrutivo (#quemnunca), a personagem Liz, interpretada por Julia Roberts, resolve tirar um ano e sair pelo mundo sozinha, numa viagem de autoconhecimento à Itália, Índia e Bali. A história é real e foi baseada no livro homônimo (que, diga-se de passagem, é muito melhor que o filme, como quase sempre acontece) de Elizabeth Gilbert. Assista ao trailler.

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Twitter e Instagram.

Up – Altas Aventuras

filmes-para-inspirar-viagens-up

Sem dúvida o desenho animado que mais me fez/faz chorar. Nem o considero infantil, acho um filme adulto que faz pensar muito. Lindo do início ao fim, emocionante e divertido na medida certa, conta a história de um senhorzinho ranzinza que, ao ficar viúvo, resolve pendurar milhares de balões em sua casa e viajar para a América do Sul, tendo a companhia não esperada (nem desejada) de um garoto. Assista ao trailler.

Vicky Cristina Barcelona

filmes-para-inspirar-viagens-vicky-cristina-barcelona

Tem Penélope Cruz, tem Javier Barden, tem cenas, digamos assim, “calientes”, e se passa na Espanha, mas não é Almodóvar. É Woody Allen (quando se trata desse filme eu sem-pre confundo!). De férias em Barcelona, a vida de duas amigas norte-americanas passa por situações inusitadas e algumas mudanças. Acho que eu classificaria como ‘comédia romántico-dramática-sexual não-óbvia’. Assista ao trailer.

Diários de motocicleta

filmes-para-inspirar-viagens-diarios-motocicleta

História real baseada no livro de memórias do então estudante de medicina Ernesto Guevara, quando ainda não era o ‘Che’. Ele e um amigo, Alberto Granado, saem da Argentina em 1952 em uma moto (depois a pé e de caronas) para cruzarem a América do Sul. Pelo caminho vão conhecendo pessoas, entendendo as diferenças sociais e alimentando o desejo de uma possível revolução. Assista ao trailer.

Titanic

filmes-para-inspirar-viagens-titanic

Tá, é a viagem com final mais trágico da história do cinema (e uma das mais trágicas da história real), e hoje pode até ser considerado brega, ainda mais com a música melosa da Celine Dion, mas o fato é que o amor de Jack e Rose marcou e não tem como deixar de fora! PS: cabia ele na tábua sim. 😀 Assista ao trailler.

Albergue Espanhol

filmes-para-inspirar-viagens-albergue-espanhol

Filme francês, que se passa em Barcelona, onde um estudante vai da França fazer intercâmbio na Espanha e dividir um apartamento com outras pessoas de diferentes nacionalidades. Mostra as dificuldades, os aprendizados, as descobertas de viver fora de casa e, principalmente, o autoconhecimento de ser alguém em terra estrangeira. Assista ao trailer.

Antes do amanhecer

filmes-para-inspirar-viagens-antes-do-amanhecer

Primeiro filme da trilogia romântica que tem ainda ‘Antes do pôr do sol’ e ‘Antes da meia noite’. Um casal se conhece num trem para Viena e se apaixona, mas, no dia seguinte, cada um precisa seguir seu destino. Nos segundo filme, eles voltam a se encontrar, mas novamente têm de ir embora logo. No terceiro, são casados (ufa, pq haja desencontro, né). Assista ao trailer.

Central do Brasil

filmes-para-inspirar-viagens-central-do-brasil

A personagem de Fernanda Montenegro (que lhe rendeu uma indicação ao Oscar) trabalha escrevendo cartas na Central do Brasil para pessoas analfabetas. Lá ela conhece o menino Josué, que fica órfão e, então, juntos, vão para o Nordeste em busca do pai dele. Sempre me emociono quando vejo, principalmente nas cenas finais quando ela escreve/lê sua própria carta. Assista ao trailer.

Amantes Passageiros

filmes-para-inspirar-viagens-amantes-passageiros

Confesso que achei tosquinho, mas dou crédito só por ser Almodóvar. Aliás, acho que às vezes ele está de bobeira ou resolve chutar o balde mesmo e fazer algo ‘meio mais ou menos’ só pra descontrair. Tipo ‘ah, eu até poderia fazer um filme foda, mas vou fazer uma comedinha besta que se passa num avião’. Vale por algumas risadas, embora eu tenha me constrangido em algumas cenas. Assista ao trailer.

Colegas

filmes-para-inspirar-viagens-colegas

Estrelado por três atores com Síndrome de Down, fala de uma forma fofa e poética sobre os sonhos que cada um desses três amigos têm. Inspirados no filme ‘Thelma e Louise’ eles resolvem sair (fugidos) da instituição onde vivem e pegar a estrada para realizá-los. Com um carro roubado, vão vivendo aventuras e passando por diversos lugares, do interior de São Paulo até a Argentina. Assista ao trailer.

A pequena miss Sunshine

filmes-para-inspirar-viagens-pequena-miss-sunshine

Uma família cheia de peculiaridades e diferenças se une em uma viagem de kombi para levar a caçula (considerada desajeitada) que foi classificada para participar de um concurso de beleza na Califórnia. No caminho, muitos acontecimentos, engraçados ou nem tanto. Amo! Assista ao trailer.

Mesmo se nada der certo

filmes-para-inspirar-viagens-mesmo-se-nada-der-certo

De todos esses foi o mais recente que assisti e, talvez por isso, ainda mexe tanto com meu coraçãozinho. Chorei baldes, mas não é um drama. Tem romance, tem história de quem saiu de casa e foi morar em outra cidade, tem relações familiares, tem encontros e desencontros. Tem Mark Ruffalo. <3 E tem muita música, embora não seja também um musical. É uma lindeza sem fim.

*Fotos: IMDB/Reprodução

Para ler ouvindo:

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

3 thoughts on “15 filmes (que eu amo!) para inspirar suas próximas viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *