Cenários de filmes em Paris que amei conhecer de pertinho

Nas últimas férias passei uns dias nessa cidade que eu amo! Como não era minha primeira vez por lá e eu já conhecia os pontos principais, aproveitei para fazer algo diferente: juntei meu lado cinéfila com meu lado turista e fui conhecer alguns lugares que já foram cenários de filmes em Paris.

Pode parecer bobeira, mas eu me sentia emocionada a cada nova locação – sou suspeita porque cada cantinho de Paris, por si só, já me emociona e já me deixa feliz de um jeito especial. Mas tinha, ainda, uma coisa diferente, de me lembrar das histórias, dos personagens, e até de ficar meio perdida entre ficção e realidade por alguns instantes…

Cenários de filmes em Paris

Café des Deux Moulins

Filme: O fabuloso destino de Amélie Poulain (2002, Jean-Pierre Jeunet)

cenarios-de-filmes-em-paris-cafe-des-deux-moulins

Comecei pelo meu preferido (ou um dos, acho difícil definir um só). Essa personagem que eu amo/sou, interpretada pela fofa Audrey Tautou, trabalhava como garçonete no Café des Deux Moulins, que fica no tradicional bairro de Montmartre, onde também se passam outras cenas do filme. O Café existe de verdade e, depois que foi usado como locação, passou a bombar de visitantes e turistas que entram para fotografar. Lá dentro é tudo do jeitinho mesmo que aparecia no filme. E, hoje, tem um cartaz e uma foto grande de Amélie.
Endereço: 15 Rue Lepic, Montmartre
Como chegar: Metrô Blanche (linha 2, azul)

Petit Palais e Place de la Concorde

Filme: O Diabo Veste Prada (2006, David Frankel)

cenarios-de-filmes-em-paris-petit-palais

Outro filme que eu adoro, com um estilo totalmente diferente do anterior. É americano e se passa em Nova York. Mas, já mais no final, as personagens das divas Meryl Streep (Miranda Priestly) e Anne Hathaway (Andy) vão a Paris para um desfile no Petit Palais, de onde Andy sai andando para a Place de la Concorde. O Petit Palais realmente recebe semanas de moda, além de ser um museu gratuito. E a praça, logo ao lado, é a maior da cidade, com uma fonte no centro – onde ela joga o celular quando toma a decisão de deixar tudo aquilo para trás.
Endereço: Avenue Winston Churchill, 75008
Como chegar: Metrô Concorde (linhas: 1, amarela; 8, lilás; 12, verde) ou Champs-Élysées-Clemenceau (linhas 1, amarela; 13, azul claro)

Igreja de Saint Etienne du Mont

Filme: Meia Noite em Paris (2011, Woody Allen)

cenarios-de-filmes-em-paris-saint-etienne

Mais um que eu adoro – acho que vai ser assim a lista toda. Também é um filme americano, mas se passa em Paris e mostra um monte de lugares lindos da cidade. O mais marcante é a escada onde Gil, personagem de Owen Wilson, se senta para pensar na vida e, quando os sinos tocam 12 badaladas, um carro passa por lá, oferece uma carona e o leva para os anos 20, onde ele se encontra com grandes nomes da música e da literatura. A escada em questão é na lateral da igreja de Saint Etienne.
Endereço: Rue de la Montagne St. Genevieve, esquina com Rue Clovis
Como chegar: Metrô Cardinal Lemoine (linha 10, laranja)

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Twitter e Instagram.

Livraria Shakespeare & Co.

Filme: Antes do Pôr do Sol (2004, Richard Linklater)

cenarios-de-filmes-em-paris-shakespeare-and-company

Um clássico que faz parte da lista de qualquer viajante, é o segundo de uma trilogia que tem ainda “Antes do amanhecer” e  “Antes da Meia Noite”. A Shakespeare and Company aparece logo no início do filme, pois é onde os personagens principais Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke) se encontram depois de muitos anos no lançamento do livro de Jesse. Muito tradicional em Paris, embora só venda livros em inglês, a livraria é do início do século XX e fica às margens do Rio Senna, outro cenário presente no filme.
Endereço: 37 rue de la Bûcherie
Metrô: Saint-Michel-Notre-Dame (linha 4, roxa)

Moulin Rouge: Amor em Vermelho

Filme: Moulin Rouge (2001, Baz Luhrmann)

cenarios-de-filmes-em-paris-moulin-rouge

“She met Mamelade down in old Moulin Rouge…” Satine, personagem de Nicole Kidman por quem o protagonista Christian (Ewan McGregor) se apaixona, é uma dançarina do cabaré Moulin Rouge. O local, que existe desde 1889, já foi mesmo um cabaré e outras coisas no passado, mas hoje funciona como casa de shows e é possível assistir a espetáculos de dança que remetem ao estilo das vedetes.
Endereço: 82 Boulevard de Clichy
Como chegar: Metrô Blanche (linha 2, azul)

Torre Eiffel

Filme: Ratatouille (2007, Disney/Pixar)

cenarios-de-filmes-em-paris-torre-eiffel

Ah, que fofura que é esse desenho – embora a ideia de ratos na cozinha AND preparando a comida me apavore. Mas como é animação, tá valendo. O momento em que o ratinho Remy vê a Torre Eiffel e descobre que está em Paris é demais! Quem já viveu essa emoção de perceber que está em Paris sabe do que estou falando. E a Torre é linda vista de qualquer ângulo, mas meus preferidos são dos Jardins du Trocadéro e, do lado oposto, na Champs de Mars .
Endereço: Champ de Mars, 5
Como chegar: Metrô Trocadero (linhas 6, verde claro e 9, mostarda)

Museu do Louvre

Filme: O código da Vinci (2006, Ron Howard)cenarios-de-filmes-em-paris-louvre

História de mistério baseada no livro homônimo de Dan Brown, tem o museu como principal cenário. Tudo começa quando um crime é cometido lá dentro. O simbologista Robert Langdon (Tom Hanks) é então chamado para desvendar os enigmas que cercam o acontecimento e que têm a ver com obras de Leonardo da Vinci que estão espalhadas pelas muitas galerias do local. O Louvre é o maior museu de Paris e o mais visitado do mundo, lindo por fora e por dentro. Visita imperdível!
Endereço: fim dos Jardins des Tuileries
Como chegar: Palais Royal-Museée du Louvre (linhas: 1, amarela; e 7, rosa)

Encontre o melhor hotel para se hospedar em Paris! 
Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog:
    
    Booking.com

Catedral de Notre Dame

Filme: O corcunda de Notre Dame (1996, Walt Disney)

cenarios-de-filmes-em-paris-notre-dame

Mais um desenho animado fofo. Inspirado na obra de Victor Hugo, conta a história de Quasímodo, um deficiente que trabalha tocando os sinos da catedral e que luta contra o preconceito que sofre da sociedade. A Notre-Dame é uma das igrejas mais antigas da cidade, tem estilo gótico, vitrais liiindos cheios de detalhes e as famosas gárgulas nas torres – no filme elas criam vida própria (medo!) e fazem companhia a Quasímodo, que vive trancado lá.
Endereço: 6 Parvis Notre-Dame – Pl. Jean-Paul II
Como chegar: Metrô Cité (linha 4, roxa)

Praça da Bastilha

Filme: Paris, je t’aime (2006, vários diretores)

cenarios-de-filmes-em-paris-bastilha

Esse filme tem 18 histórias curtas, cada uma ambientada em um bairro diferente da cidade. A cena que tem a Bastilha como cenário é uma das mais fortes e românticas. Um homem (Sergio Castellitto) está disposto a pedir a separação para ficar com a amante, mas, ao encontrar encontra sua esposa (Miranda Richardson), ela conta que está com câncer, ele relembra tudo o que já viveram e percebe o quanto a ama. Em Paris a Bastilha é um dos pontos mais importantes, um dos marcos da Revolução Francesa.
Endereço: Place de la Bastille
Como chegar: Metrô Bastille (linhas: 1, amarela; 5, laranja; e 8, lilás)

Rio Sena

Filme: Um americano em Paris (1951, Vincente Minnelli)

cenarios-de-filmes-em-paris-rio-sena

Antiiiigo, mas com uma cena clássica do cinema – e uma das mais românticas: à noite, às margens do Rio Sena, o personagem Jerry (Gene Kelly), americano que vive em Paris, canta “Our love is here to stay” para Lise (Leslie Caron) e, em seguida, a tira para dançar e eles fazem uma bela coreografia. Uma das formas mais legais de ver o Sena e todas as suas pontes é fazendo um passeio de barco. Outra dica é sentar para um piquenique ou mesmo para observar o movimento.

Para ler ouvindo:

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone