Cenários de filmes em Paris que amei conhecer de pertinho

Nas últimas férias passei uns dias nessa cidade que eu amo! Como não era minha primeira vez por lá e eu já conhecia os pontos principais, aproveitei para fazer algo diferente: juntei meu lado cinéfila com meu lado turista e fui conhecer alguns lugares que já foram cenários de filmes em Paris.

Pode parecer bobeira, mas eu me sentia emocionada a cada nova locação – sou suspeita porque cada cantinho de Paris, por si só, já me emociona e já me deixa feliz de um jeito especial. Mas tinha, ainda, uma coisa diferente, de me lembrar das histórias, dos personagens, e até de ficar meio perdida entre ficção e realidade por alguns instantes…

Cenários de filmes em Paris

Café des Deux Moulins

Filme: O fabuloso destino de Amélie Poulain (2002, Jean-Pierre Jeunet)

cenarios-de-filmes-em-paris-cafe-des-deux-moulins

Comecei pelo meu preferido (ou um dos, acho difícil definir um só). Essa personagem que eu amo/sou, interpretada pela fofa Audrey Tautou, trabalhava como garçonete no Café des Deux Moulins, que fica no tradicional bairro de Montmartre, onde também se passam outras cenas do filme. O Café existe de verdade e, depois que foi usado como locação, passou a bombar de visitantes e turistas que entram para fotografar. Lá dentro é tudo do jeitinho mesmo que aparecia no filme. E, hoje, tem um cartaz e uma foto grande de Amélie.
Endereço: 15 Rue Lepic, Montmartre
Como chegar: Metrô Blanche (linha 2, azul)

Petit Palais e Place de la Concorde

Filme: O Diabo Veste Prada (2006, David Frankel)

cenarios-de-filmes-em-paris-petit-palais

Outro filme que eu adoro, com um estilo totalmente diferente do anterior. É americano e se passa em Nova York. Mas, já mais no final, as personagens das divas Meryl Streep (Miranda Priestly) e Anne Hathaway (Andy) vão a Paris para um desfile no Petit Palais, de onde Andy sai andando para a Place de la Concorde. O Petit Palais realmente recebe semanas de moda, além de ser um museu gratuito. E a praça, logo ao lado, é a maior da cidade, com uma fonte no centro – onde ela joga o celular quando toma a decisão de deixar tudo aquilo para trás.
Endereço: Avenue Winston Churchill, 75008
Como chegar: Metrô Concorde (linhas: 1, amarela; 8, lilás; 12, verde) ou Champs-Élysées-Clemenceau (linhas 1, amarela; 13, azul claro)

Igreja de Saint Etienne du Mont

Filme: Meia Noite em Paris (2011, Woody Allen)

cenarios-de-filmes-em-paris-saint-etienne

Mais um que eu adoro – acho que vai ser assim a lista toda. Também é um filme americano, mas se passa em Paris e mostra um monte de lugares lindos da cidade. O mais marcante é a escada onde Gil, personagem de Owen Wilson, se senta para pensar na vida e, quando os sinos tocam 12 badaladas, um carro passa por lá, oferece uma carona e o leva para os anos 20, onde ele se encontra com grandes nomes da música e da literatura. A escada em questão é na lateral da igreja de Saint Etienne.
Endereço: Rue de la Montagne St. Genevieve, esquina com Rue Clovis
Como chegar: Metrô Cardinal Lemoine (linha 10, laranja)

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Twitter e Instagram.

Livraria Shakespeare & Co.

Filme: Antes do Pôr do Sol (2004, Richard Linklater)

cenarios-de-filmes-em-paris-shakespeare-and-company

Um clássico que faz parte da lista de qualquer viajante, é o segundo de uma trilogia que tem ainda “Antes do amanhecer” e  “Antes da Meia Noite”. A Shakespeare and Company aparece logo no início do filme, pois é onde os personagens principais Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke) se encontram depois de muitos anos no lançamento do livro de Jesse. Muito tradicional em Paris, embora só venda livros em inglês, a livraria é do início do século XX e fica às margens do Rio Senna, outro cenário presente no filme.
Endereço: 37 rue de la Bûcherie
Metrô: Saint-Michel-Notre-Dame (linha 4, roxa)

Moulin Rouge: Amor em Vermelho

Filme: Moulin Rouge (2001, Baz Luhrmann)

cenarios-de-filmes-em-paris-moulin-rouge

“She met Mamelade down in old Moulin Rouge…” Satine, personagem de Nicole Kidman por quem o protagonista Christian (Ewan McGregor) se apaixona, é uma dançarina do cabaré Moulin Rouge. O local, que existe desde 1889, já foi mesmo um cabaré e outras coisas no passado, mas hoje funciona como casa de shows e é possível assistir a espetáculos de dança que remetem ao estilo das vedetes.
Endereço: 82 Boulevard de Clichy
Como chegar: Metrô Blanche (linha 2, azul)

Torre Eiffel

Filme: Ratatouille (2007, Disney/Pixar)

cenarios-de-filmes-em-paris-torre-eiffel

Ah, que fofura que é esse desenho – embora a ideia de ratos na cozinha AND preparando a comida me apavore. Mas como é animação, tá valendo. O momento em que o ratinho Remy vê a Torre Eiffel e descobre que está em Paris é demais! Quem já viveu essa emoção de perceber que está em Paris sabe do que estou falando. E a Torre é linda vista de qualquer ângulo, mas meus preferidos são dos Jardins du Trocadéro e, do lado oposto, na Champs de Mars .
Endereço: Champ de Mars, 5
Como chegar: Metrô Trocadero (linhas 6, verde claro e 9, mostarda)

Museu do Louvre

Filme: O código da Vinci (2006, Ron Howard)cenarios-de-filmes-em-paris-louvre

História de mistério baseada no livro homônimo de Dan Brown, tem o museu como principal cenário. Tudo começa quando um crime é cometido lá dentro. O simbologista Robert Langdon (Tom Hanks) é então chamado para desvendar os enigmas que cercam o acontecimento e que têm a ver com obras de Leonardo da Vinci que estão espalhadas pelas muitas galerias do local. O Louvre é o maior museu de Paris e o mais visitado do mundo, lindo por fora e por dentro. Visita imperdível!
Endereço: fim dos Jardins des Tuileries
Como chegar: Palais Royal-Museée du Louvre (linhas: 1, amarela; e 7, rosa)

Encontre o melhor hotel para se hospedar em Paris! 
Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog:
    
    Booking.com

Catedral de Notre Dame

Filme: O corcunda de Notre Dame (1996, Walt Disney)

cenarios-de-filmes-em-paris-notre-dame

Mais um desenho animado fofo. Inspirado na obra de Victor Hugo, conta a história de Quasímodo, um deficiente que trabalha tocando os sinos da catedral e que luta contra o preconceito que sofre da sociedade. A Notre-Dame é uma das igrejas mais antigas da cidade, tem estilo gótico, vitrais liiindos cheios de detalhes e as famosas gárgulas nas torres – no filme elas criam vida própria (medo!) e fazem companhia a Quasímodo, que vive trancado lá.
Endereço: 6 Parvis Notre-Dame – Pl. Jean-Paul II
Como chegar: Metrô Cité (linha 4, roxa)

Praça da Bastilha

Filme: Paris, je t’aime (2006, vários diretores)

cenarios-de-filmes-em-paris-bastilha

Esse filme tem 18 histórias curtas, cada uma ambientada em um bairro diferente da cidade. A cena que tem a Bastilha como cenário é uma das mais fortes e românticas. Um homem (Sergio Castellitto) está disposto a pedir a separação para ficar com a amante, mas, ao encontrar encontra sua esposa (Miranda Richardson), ela conta que está com câncer, ele relembra tudo o que já viveram e percebe o quanto a ama. Em Paris a Bastilha é um dos pontos mais importantes, um dos marcos da Revolução Francesa.
Endereço: Place de la Bastille
Como chegar: Metrô Bastille (linhas: 1, amarela; 5, laranja; e 8, lilás)

Rio Sena

Filme: Um americano em Paris (1951, Vincente Minnelli)

cenarios-de-filmes-em-paris-rio-sena

Antiiiigo, mas com uma cena clássica do cinema – e uma das mais românticas: à noite, às margens do Rio Sena, o personagem Jerry (Gene Kelly), americano que vive em Paris, canta “Our love is here to stay” para Lise (Leslie Caron) e, em seguida, a tira para dançar e eles fazem uma bela coreografia. Uma das formas mais legais de ver o Sena e todas as suas pontes é fazendo um passeio de barco. Outra dica é sentar para um piquenique ou mesmo para observar o movimento.

Para ler ouvindo:

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

17 thoughts on “Cenários de filmes em Paris que amei conhecer de pertinho

  1. Você acaba de me fazer perceber que os meus filmes preferidos tem um pézinho na minha cidade mais amada desse mundo. hahaha

    Desde que vi sobre esse post, estava doida para lê-lo e suuuuper me identifiquei (tá explicado aí porque, né?). <3

  2. adorei a ideia do post!!! eu fui atrás do Café des Deux Moulins, não achei lááá grande coisa, mas adorei a região..como fiquei pouco tempo só visitei os pontos principais da cidade e só tive um gostinho da atmosfera parisiense em Montmartre!

  3. Wow! Adorei a lista e roteiro, já conheci alguns dos pontos mas não tinha feito todas as relações com filmes.

    A primeira vez que fui para Paris gastamos muito tempo procurando o Cafe des Deux Moulins e foi muito bom ter encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *