Primeiro aniversário do blog o/

1-ano-blog-mariana-viaja-aniversario

Sempre gostei de escrever, mesmo antes de pensar na possibilidade de estudar jornalismo. Sempre sonhei conhecer outros lugares, mesmo antes de saber o que havia além das montanhas que me cercavam. Até que um dia essas duas coisas se tornaram parte da minha vida. Escrever virou meu trabalho e viajar se tornou meu lazer.

Não cabe aqui (por questões de foco e de espaço) contar toda a minha trajetória, mas, como diz a letra de uma música que adoro, “a melhor viagem é seguir a trilha que eu abri…”  E acredito que cada coisinha que a gente passa, ou que passa pela gente – acho que isso vale pra todo mundo – vai deixando inspirações que um dia podem se ligar e formar ideias concretas. Uma dessas coisinhas foi o filme “Julie and Julia”, que assisti no longínguo ano de 2009…

Baseado em histórias reais, tem como protagonistas Meryl Streep, divando como sempre, e Amy Adams, nos respectivos papéis de Julia Child e Julie Powell: a primeira, uma famosa apresentadora de TV e autora de livros de culinária; a segunda, uma garota recém-casada, que se muda para longe dos amigos e está infeliz no atual emprego. Buscando algo que a motive, Julie decide fazer a cada dia uma nova receita dos livros de Julia, compartilhando todos eles, com seus erros e acertos, em um blog, o que acaba mudando sua vida. Paro por aqui e não darei spoilers.

Fato é que saí do cinema pensando no quanto seria legal ter um blog, sobre o que quer que fosse. Escrever sempre foi uma excelente forma de colocar para fora todas as minhas angústias, alegrias, tristezas, dúvidas, conquistas, etc. Portanto, um blog era tudo o que eu precisava. Já havia até tido alguns, nos quais guardava meus textos para consumo próprio e eventuais degustações de amigos mais próximos, mas não era ainda o que eu queria. Até porque nunca consegui manter uma regularidade de postagens, além do fato de que meus textos sempre foram muito pessoais. Fora que, desde que o Facebook se popularizou, acabou se tornando, pelo menos para mim, esse espaço meio divã. Aí a vida foi tomando rumo, muita coisa acontecendo e passou… Mas a ideia/inspiração ficou engavetada em algum compartimento da minha cabeça.

Por que um blog de viagens?

1-ano-blog-mariana-viaja

Enquanto isso, a cada viagem, para ter sempre uma lembrança, além das fotos (um hobby no qual pretendo ainda investir um pouco mais), fazia sempre meus relatos, diários de bordo e anotações em geral. Arquivo pessoal, quase confidencial. Quando algum amigo ia viajar e me pedia dicas, recorria a essas informações e, eventualmente, as compartilhava.

Até que um dia me deu um estalo. Sabe aquelas coisas que de repente parecem óbvias, mas que nunca tinham te ocorrido? Pois é! Por que não criar um blog de viagens? Colocar todos esses relatos na rede, permitir que não só os amigos, mas outras pessoas também tenham acesso às dicas, exercitar uma escrita mais leve, com a minha cara, sem as pressões da formalidade do trabalho?

Foi assim, de supetão e quase meio correndo, que criei o blog, pensei num nome, comprei o domínio, editei uns textos antigos, publiquei… aí viajei de férias e, só na volta, organizei tudo, divulguei, criei página no Facebook e o Instagram (o Twitter só veio bem depois). Por isso não sei dizer exatamente quando seria o aniversário do blog. A criação foi no dia 30/03. O primeiro post tem data de 31/03, mas foi publicado depois disso e coloquei retroativo sei lá porque. Primeiro de abril, dia da mentira, não ia rolar. Então estabeleci não um dia, mas um mês: Abril é o aniversário do blog, ponto. Meio ariano, meio taurino, com o meu toque (ou seria meu TOC? rs) capricorniano.

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Twitter e Instagram.

Como foi o primeiro ano

Um ano voa, né? Mas, quando a gente se dispõe a voar junto, dá para ser bem proveitoso. Nesse período foram mais de 100 posts publicados, mais de 100 mil visualizações! Tenho conseguido manter uma frequência, que ainda não é a que eu gostaria, mas é a possível no momento. Falei de alguns destinos por onde andei, de livros, de filmes, de algumas coisas que penso… Mariana Viaja, eu avisei =P

logo-blog-mariana-viaja-2

E quem acha que é fácil está muito enganado. É trabalhoso, embora, também, muito prazeroso. Foi um ano de muito trabalho e muito aprendizado. Ironicamente, viajei menos do que gostaria. Mas fiz novos contatos, retomei contatos antigos, troquei muitas ideias, criei uma logo, bolei uma linha de produtos, fiz parcerias, recebi um monte de comentários lindos que me estimularam ainda mais a continuar, compartilhei textos de amigos que viajaram a lugares onde ainda não fui, estudei e sigo estudando, as novidades não param de surgir. Vou aprendendo na prática, fazendo, errando, acertando, mudando, aproveitando cada pequeno intervalo para tentar pensar novas pautas ou finalizar mais um texto… Passei também a fazer parte da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – que é superbacana e cheia de informações que me ajudam a fazer com que o blog fique cada dia melhor.

Hoje, a cada um dos meus leitores, seguidores, parceiros e amigos, deixo o meu MUITO OBRIGADA! Sei que esses foram só os primeiros e pequenos passos de um caminho que é longo e fico feliz por ter tanta gente viajando aqui comigo. Que venha mais um, mais dois, mais 10, mais 50, mais muitos anos!!!

Para ler ouvindo:

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone