Segundo aniversário do blog \o/

Não sei a data certa da criação do blog – até porque não foi tudo em um dia só, foi um processo e ele de certa forma começou a existir antes de entrar no ar oficialmente. Então estabeleci um mês. Abril é o aniversário, ponto. Meio ariano, meio taurino, equilibrado.

E lá se vão dois anos! Dois anos sendo muito feliz por ver cada vez mais gente “viajando” comigo nas minhas histórias. Dois anos de muito trabalho, muito mesmo. Dois anos de novas ideias e novos projetos saindo do papel. Dois anos pensando em desistir (quase) todos os dias. Ou vocês acham que é fácil?

Criei o blog por prazer, foi minha paixão por viagens e pela escrita que fez com que surgisse a ideia do Mariana Viaja – falei mais sobre esse começo no post sobre o primeiro ano do blog. Mas não é porque é prazer que não vai tomar tempo e exigir dedicação. Até porque eu não sei brincar de fazer as coisas, né? A capricorniana aqui mergulha fundo – e segue devagar e sempre, passinho por passinho, tijolo por tijolo. É o que eu acredito, mesmo! Se eu pretendo que o blog seja bacana e profissional, isso tem de começar por mim, sou eu quem tenho de fazer dele um “lugar” bacana e profissional. Sei que qualquer resultado só vem com esforço e uma construção sólida é demorada.

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Instagram e no Twitter.

Por tudo isso, completar dois anos é uma vitória, das grandes!  Mas, antes de começarmos os festejos, permitam-me um pequeno desabafo:

Muita gente cria blogs achando que é simples, faz de qualquer jeito, usa de artimanhas e picaretagens nas redes sociais, copia textos, compra números… Claro que tudo bem ter um blog só como brincadeira, algo despretensioso, inclusive adoro. O que critico é quem se diz profissional, mas age de forma pouco ou nada ética, e acaba queimando o filme de todo mundo. E o pior é que muitas vezes conseguem o que nós, que estamos ralando para fazer de forma séria e correta, não conseguimos. Daí é que vem, vez por outra, a vontade de jogar tudo pro alto. #prontofalei

Agora levanta, sacode a poeira, compra um bolo de chocolate e acende a velinha porque tenho e muito o que comemorar! Foram muitas coisas positivas de um ano pra cá e é nelas que tenho de manter o meu foco!

Motivos para comemorar

Comecei a fazer parte do coletivo De viagem em viagem junto com outras 11 blogueiras do Rio de Janeiro. Fizemos juntas uma press trip para Paraty. Lançamos, também juntas, um e-book com Top 100 atrações do Rio, que foi destaque na mídia e vem tendo uma boa resposta dos leitores. Tive textos meus aqui do blog publicados no site Viagem Livre, do portal Catraca Livre. Participei de post colaborativos em blogs amigos e tive muitos blogueiros queridos colaborando nos meus. Conheci mais gente linda, fiz novas amizades, participei de encontros e eventos.

Fui para São João del Rei e Tiradentes, Portugal, Paris, São Paulo, Vitória e Vila Velha, Aracaju – já falei algumas vezes que, ao contrário do que muita gente imagina, viajar não é uma constante na minha vida, mas, mesmo querendo mais, não tenho do que reclamar.

E escrevi, escrevi, escrevi, postei fotos e mais fotos. Fiz cronograma para deixar as postagens mais organizadas. Li livros, vi filmes, realizei trabalhos voluntários, ouvi músicas e fui a Minas incontáveis vezes (tá, acho que foram só três ou quatro). Busquei melhorias, realizei algumas mudanças editoriais por aqui, comecei a fazer transmissões ao vivo. Corri atrás de muita coisa. Cresci. E tive um bom retorno de leitores e parceiros, porque é isso o que vale a pena!

São dois anos de aprendizado constante, primeiros passos nessa estrada que eu sei que ainda é longa.

Eu até queria comemorar com um texto mais criativo ou mais bonito, juro que tentei. Mas sabe quando não rola? Hoje não rolou. Hoje foi a tela em branco e o blog fazendo aniversário e a necessidade de postar alguma coisa a respeito… Uma professora da faculdade, lá no primeiro período, talvez até no primeiro dia, já não lembro, disse que “inspiração é um doberman preto correndo atrás da gente”. Ou seja, não há alternativa. Você tem que correr! No caso, tem que escrever. E ter esse compromisso é importante para mim. Porque eu poderia simplesmente pensar, “ah, é só um hobby”, e fazer de qualquer jeito, a qualquer hora. Mas eu tenho quem me leia – o que me fortalece e me faz continuar, mesmo diante das adversidades. Vocês aí é que são a matilha de dobermans que me inspiram a continuar.

A vocês – leitores, seguidores, viajantes, sonhadores, amigos – o meu MUITO OBRIGADA! Ver cada um embarcando nessa comigo é o melhor presente que eu poderia ganhar!

⇒ Inscreva-se e receba as novidades por email!

Imagens: Designed by Freepik / Designed by Freepik

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

3 thoughts on “Segundo aniversário do blog \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *