viajar-nao-significa-ser-rica

Viajar muito não significa ser rica ou esnobe, mas sim fazer escolhas

“Tá rica, hein!” Essa é a frase que mais ouço quando viajo, quando conto de alguma viagem, quando digo que meu brinco foi comprado numa feirinha de Amsterdam ou que amanhã tenho prova no curso de francês. Não, não sou rica, mas, e se fosse? Não entendo porque há pessoas que apontam a riqueza como algo negativo (mas filosofo sobre isso num próximo post). Hoje quero falar dessa cultura que aponta determinadas escolhas como sendo mais legítimas que outras.

Por exemplo: quando fiz minha primeira viagem internacional, para a Europa, perdi as contas de quantas pessoas se espantavam dizendo não só o já tradicional “nossa, tá rica heim”, mas também de quantos diziam “ai, que esnobe”. Esnobe por que? Em nenhum momento coloquei minha viagem como algo que me tornasse melhor que os outros. Essa visão vinha deles para mim. E me lembro perfeitamente de um detalhe: todas as pessoas que me abordavam com esses comentários tinham carro. Que, por mais popular que seja, custa mais caro que um mochilão pela Europa como o que eu fiz. Mas, dentro do que a sociedade estabeleceu como certo/errado, bacana/arrogante, ter um carro é ok, mas ir para a Europa é ostentação.

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Twitter e Instagram.

Fato é que meus interesses são, para muitos, considerados “exóticos”, ou, nas palavras de quem não consegue entender, “esnobes”. Viagens, línguas, cursos, livros… Sou louca por que pago 50 reais num livro, mas pagar 100 reais numa camiseta básica tudo bem. Sou esnobe porque gasto meu dinheiro em aulas de francês sendo que isso nem vai me dar uma promoção no trabalho (algo que socialmente legitimaria a escolha pela língua), mas gastar esse mesmo dinheiro para cuidar do cabelo é ok. Sou metida porque prefiro ver um filme ou uma peça de teatro que ir para a balada. Sou chata porque não ouço sertanejo, mas sim MPB das antigas. Sou chique porque faço um trajeto de uma hora de avião por 100 reais, ao invés de fazer o mesmo trajeto pagando 90 reais de ônibus. Casar e fazer uma megafesta de 50 mil reais (por baixo) tudo bem, mas fazer uma cerimônia só para família e amigos próximos em um resort por 1/3 desse preço é porque tá querendo aparecer, claro.

Entendam: não estou julgando quem usa seu dinheiro para comprar roupas, carro, construir casa, decorar apartamento, ir todo fim de semana para a balada, arrumar o cabelo, fazer festão de casamento, ouvir sertanejo, etc. Acho legítimo. Só não venham querer que isso satisfaça todo mundo e/ou achar que quem faz outras coisas é arrogante.

Leia outros textos sobre julgamentos que sempre ouço quando viajo...
A patrulha da viagem perfeita
Viajar com crianças é padecer no paraíso

O que acontece é que a forma como eu gasto meu dinheiro é vista como riqueza, enquanto outros, que às vezes têm até muito mais, mas o gastam em coisas mais comuns e “socialmente aceitas”, não são julgados. Daí sou arrogante porque falo francês, sou arrogante porque comprei tal coisa em Nova York, sou arrogante porque comi um croissant delicioso em Paris, sou arrogante porque assisto filme europeu, sou arrogante porque não pude ir à sua festa, estava aquele dia em Curitiba ou em Salvador, já nem me lembro. Será mesmo? Nunca disse, até porque não acho, que essas escolhas me façam ser melhor que os outros. São só escolhas que me fazem ser feliz.

Encontre o melhor hotel para se hospedar em qualquer lugar do mundo!
Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog:
    
    Booking.com

Nem sei se preciso dar explicações (não, não preciso)… Mas essa visão dos outros foi, para mim, durante muito tempo, um problema. Eu não me sentia inserida e me sentia mal por isso. Aí, com o tempo, fui trilhando meu caminho e, nele, encontrando referências, inspirações e afinidades. Hoje as pessoas com as quais me relaciono têm esses mesmos interesses e isso faz nosso convívio e amizade serem sempre engrandecedores, falamos sobre tudo isso sem nenhum tipo de julgamento. Adoro ouvir histórias de quem já viajou mais que eu, fala mais línguas do que eu ou uma língua diferente, etc.

viajar-ser-rica

Que a felicidade vire rotina =)

Mas, com outros, eu às vezes acabava nem falando por medo de soar arrogante. Até que criei o blog, explanei tudo e, bom… a cada dia me pego me justificando que não, não fiz isso para causar inveja nas pessoas, que viajar não é coisa de gente rica, que eu trabalho, e muito, cinco ou às vezes até mais dias por semana, oito ou até mais horas por dia. Tenho 30 dias de férias anuais que posso dividir em duas partes. Além dos fins de semana e feriados. Nada muito diferente do cotidiano da grande maioria que, em tese, poderia fazer as mesmas coisas que eu. Mas não fazem. E tudo certo. É assim que a vida é. Só não reclamem, nem critiquem, nem se coloquem por baixo, por favor. Eu fiz minhas escolhas, optei por um estilo de vida que me satisfaz, como supostamente todas as pessoas também fazem (ou deveriam fazer).

E na próxima vez que me disserem “tá rica, hein”, vou responder que sim, estou. De histórias, de experiências, de conhecimento, de momentos inesquecíveis, de sonhos… Afinal, como diz uma frase que circula por aí, viajar é a única coisa que você compra e que te deixa ainda mais rica. 🙂

Seguro viagem brasil 728x90

PS: Só para esclarecer: sei  que o fato de ter um dinheiro a mais no fim do mês e poder optar entre a calça jeans de marca ou o fim de semana na praia, é um privilégio e que, para a maioria das pessoas, essa possibilidade de escolha sequer existe. É importante fazer esse recorte para entender melhor o texto.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+14Share on LinkedIn17Email this to someone

410 thoughts on “Viajar muito não significa ser rica ou esnobe, mas sim fazer escolhas

  1. Mariana,Você colocou no post “VIAJAR MUITO NÃO SIGNIFICA SER RICA OU ESNOBE, MAS SIM FAZER ESCOLHAS” tudo o que eu gostaria de escrever! Obrigada por expressar tão bem o que eu sinto! isso é a maior verdade….odeio o ar de ironia de quem diz “Tá com dinheiro hein”…e ainda digo mais…viajar é fazer escolhas sim…tais como Um carro novo ou uma viagem? Uma lipo ou uma viagem? Uma viagem cara dentro do Brasil ou uma mais barata fora do Brasil? Ficar em grandes resorts no Brasil ou em pequenos hostels no exterior?
    Abs

    • Oi Cristina! Fico feliz que tenha gostado e se identificado. Escrevi meio que como um desabafo porque essas ironias enchem o saco né? Que bom que estamos fazendo escolhas felizes! Que venham mais e mais. =)

      • adorei o texto, estou planejando um mochião para julho/2016, já estou me preparando para os comentários. e tem aqueles tbm assim: “nem me chama né” sendo que quem fala isso, jamais estaria disposto a fazer os sacrificios que voce fez para ir na trip.

        • Ou você até chama, mas as agendas não batem, a(s) pessoa (as) não tem a grana, às vezes justamente porque gastou com coisas desnecessárias. Ou até mesmo, aquela pessoa não topa fazer as aventuras que estamos dispostos a fazer numa trip. É a vida! Hehehe

    • Olaaa, li seu relato hoje, compartilhei e super concordei. Passo por situação muito parecida, ainda me incomodo muito, pois pra mim é inaceitável receber estes comentários “tá rica”, “tá podendo hein”, porque isso é pura destilação de inveja sobre nossa vida. Eu tbm não tenho carro, e não gasto dinheiro com bobagens, sou econômica e não abro mão de ir para praia todas as férias, são minhas escolhas e da minha família e todo ano escuto os mesmo comentários.. As pessoas não tem noção do que a gente abre mão para desfrutar de algo que nos dá mais prazer.
      Não vejo amigas que inclusive ganham muitooo mais do que eu, abrir mão de comer em restaurantes caros, ou de parar de andar de carro, ou de gastar horrores em shoppings etc, mas daí quando passeio ou viajo são os mesmos comentários.
      Tipo assim dá vontade de falar, querida não tenho culpa que vc não sabe se organizar. Pare de me invejar e siga sua vida.
      Aprendi a filtrar as amizades e ultimamente tenho me relacionado mais intimamente com pessoas que tem os mesmos interesses, até porque eu adoro falar sobre viagens, livros e filmes (cult). A propósito vc assistiu o filme Incêndios (canadense), é incrível.
      Bjssssssss

    • Gostei do texto Mariana, parabéns! Junto-me ao grupo dos que gostam de viajar. No tempo que existiam os Territórios brasileiros eu conhecia todos os Estados. Tenho que tirar tempo para revisitar os “novos” Estados. Países ja passei dos 60 em idade tbm. Também nao tenho carro, nem TV e preciso economizar para continuar fazendo minhas viagens. Realmente é uma questao de escolha.

  2. Mariana, me sinto exatamente como você! Não só por viajar, mas na questão de escolher pagar por um livro, por exemplo. Gastar muito dinheiro no bar é socialmente aceito, gastar a mesma quantia em um livro “ah, você está lendo porque é rica”. E como você disse, também não estou julgando como os outros usam seu dinheiro – eu mesma vou pro bar às vezes – só gostaria que entendessem que priorizo o dinheiro naquilo que me identifico.

  3. Oi Mariana,
    Já te falei que adoro ler os seus posts. E que viajo junto com você… E como tenho viajado!…
    Agora, queria te dizer uma coisa. Acho que você está dando muita importância para essas pessoas “pequenas” que fazem comentários tão inúteis…
    Canalize sua energia para o blog, tão bacana, e continue escrevendo, contando suas viagens para quem realmente sabe apreciar e não tem inveja de você.
    Já te falei também que te admiro muito (quando eu crescer quero ser como você… rsrsrs) e desejo-lhe o maior sucesso na vida, com muitas viagens, cursos, livros, feiras de livros, exposições, filmes, shows, peças de teatro… etc…etc… tudo que combina com você e com o seu bom gosto.

    • Adorei seu post. Amo viajar e viajamos sempre. Estou casada há 12 anos e já viajei muito pelo Brasil com meu marido. Hoje já temos duas filhas e há dois anos fizemos a nossa primeira viagem internacional para a Disney e posteriormente nas férias seguintes outras viagens pelo Brasil e para Buenos Aires e Punta Del Leste. Escutamos muitas gracinhas dessas e o que tentamos explicar é exatamente isso, nossa escolha de curtirmos nossa família juntos, conhecendo lugares e culturas diferentes das nossas. As crianças amam e nós também, mas as pessoas falam um monte de bobagens na nossa frente e por trás também. Muito chato isso!!!Adorei seu post! Parabéns e viaje muito!

  4. Adorei! Eu nem sei o que dizer pra te elogiar sobre esse texto. “Viajar é a única coisa que você compra e que te deixa ainda mais rica. =)” Meu sonho é ser rica dessas experiências que nos amadurece tanto!

  5. Menina, é isso ai, legal demais. Assino embaixo tudo que vc falou. Eu fiz minha primeira viagem para a Europa o ano passado e passei mais de 30 dias fora, me hospedando na casa de amigos e tal e conheci 3 países, e muitas pessoas me dizem que estou rica ou me perguntam se ganhei algum dinheiro hahah Com certeza, como vc falou escolhas, são escolhas. Seu texto é ótimo e jpa virei sua fã hahaha

  6. Parabéns pelo texto. Identifiquei-me de imediato com o título, pois é exatamente assim que acontece. Quantas vezes já tive vontade de postar algumas fotos de viagens, mas não faço para não parecer esnobe e mesmo assim as pessoas fazem comentários desnecessários. Trabalhamos duro aqui em casa e merecemos esses mimos. Sou brasileira, mas minha alma é parisiense fazer o quê, né? Amei a publicção.

  7. Menina, vc flw tudo!! Vivo dizendo pra pessoas que tudo na vida é questão de escolhas, de prioridades e ou de objetivos!!
    Eu mts vezes sou vista como “anormal” pq já tenho 12 anos de casada e ter filho não se tornou prioridade pra nós, mas viajar muuuito sim, kkkkkkkkk
    Eu literalmente cansei de ter que dar explicações sobre minhas escolhas, resolvi viver da maneira que me faz feliz, sem dar satisfação à “sociedade”.
    Aaaahhh, e gosto mt do seu blog. Blogs de viagem me inspiram a sempre botar o pé na estrada.

  8. Nossa Parabens, me vi representado em suas palavras!!!Continue sendo assim, a felicidade está dentro da gente de nas nossas escolhas!!Excelente!!

  9. Olá,
    Adorei a sua postagem! Viajar é sim um gde investimento e sai barato qdo programado c/antecedência (detalhe: esta semana comprei as passagens para a viagem do final do ano e custaram tão baratas qto um jantar com amigos em SP).
    É tão gostoso planejar cada detalhe de uma viagem q a gente passa o dia sonhando acordada. A vida é feita de escolhas e viajar é uma das melhores 🙂

  10. Olá,
    Adorei a sua postagem! Viajar é sim um gde investimento e sai barato qdo programado c/antecedência (detalhe: esta semana comprei as passagens para a viagem do final do ano e custaram tão baratas qto um jantar com amigos em SP).
    É tão gostoso planejar cada detalhe de uma viagem q a gente passa o dia sonhando acordada. A vida é feita de escolhas e viajar é uma das melhores 🙂

  11. É exatamente essa a explicação que dou a quem me questiona pq gosto tanto de viajar. Uns gostam de ir pra balada, salão toda semana, etc. Eu uso esse dinheiro pra viajar. E viajaria mto mais se eu pudesse. Volto de viagem sonhando e planejando a próxima, a lista de destinos é longa, interminável eu diria.

  12. É exatamente essa a explicação que dou a quem me questiona pq gosto tanto de viajar. Uns gostam de ir pra balada, salão toda semana, etc. Eu uso esse dinheiro pra viajar. E viajaria mto mais se eu pudesse. Volto de viagem sonhando e planejando a próxima, a lista de destinos é longa, interminável eu diria.

  13. Amei, é exatamente isso que passo, pq tb viajo bastante tb divido as minhas férias e me Organizo pra isto, adoro viajar, já sai daqui de Canoas pra ir ver o espetáculo Rei Leão em SAMPA, imaginem os comentários,mas é o que me da prazer,realmente maravilhoso poder dividir c alguém os comentários dos locais que fomos, mostrar fotos, isto não é set esnobe, mas tem gente que acha que é.

  14. Amei, é exatamente isso que passo, pq tb viajo bastante tb divido as minhas férias e me Organizo pra isto, adoro viajar, já sai daqui de Canoas pra ir ver o espetáculo Rei Leão em SAMPA, imaginem os comentários,mas é o que me da prazer,realmente maravilhoso poder dividir c alguém os comentários dos locais que fomos, mostrar fotos, isto não é set esnobe, mas tem gente que acha que é.

  15. QUE COISA MARAVILHOSA! É ASSIM MESMO QUE PENSO.VIAJO BASTANTE E NÃO ME ARREPENDI NUNCA.A MELHOR COISA DO MUNDO!! NÃO ME IMPORTO SE ME ACHAM SNOBE,OU OUTRA DENOMINAÇÃO.NÃO GOSTO DE PRISÃO E SEI MUITO BEM O QUE É FALTA DE LIBERDADE.COLÉGIO INTERNO TE DÁ A EXTENSÃO EXATA DO QUE É NÃO TER LIBERDADE.POR ISSO AMO VIAJAR!E DE MAIS A MAIS O DINHEIRO É MEU E FAÇO DELE O QUE BEM QUISER.PAGO MINHAS CONTAS E ISSO É QUE IMPORTA.NÃO DEVO NADA A BANCOS .ENTÃO MEU DINHEIRO É PRA ISSO MESMO,VIAJAR E QUANTO MAIS LONGE MELHOR.A CABEÇA FICA ÓTIMA, AS AMIZADES QUE SE FAZ É COM GENTE DA MESMA TEORIA E SOMOS FELIZES! ISSO É QUE IMPORTA!

  16. QUE COISA MARAVILHOSA! É ASSIM MESMO QUE PENSO.VIAJO BASTANTE E NÃO ME ARREPENDI NUNCA.A MELHOR COISA DO MUNDO!! NÃO ME IMPORTO SE ME ACHAM SNOBE,OU OUTRA DENOMINAÇÃO.NÃO GOSTO DE PRISÃO E SEI MUITO BEM O QUE É FALTA DE LIBERDADE.COLÉGIO INTERNO TE DÁ A EXTENSÃO EXATA DO QUE É NÃO TER LIBERDADE.POR ISSO AMO VIAJAR!E DE MAIS A MAIS O DINHEIRO É MEU E FAÇO DELE O QUE BEM QUISER.PAGO MINHAS CONTAS E ISSO É QUE IMPORTA.NÃO DEVO NADA A BANCOS .ENTÃO MEU DINHEIRO É PRA ISSO MESMO,VIAJAR E QUANTO MAIS LONGE MELHOR.A CABEÇA FICA ÓTIMA, AS AMIZADES QUE SE FAZ É COM GENTE DA MESMA TEORIA E SOMOS FELIZES! ISSO É QUE IMPORTA!

  17. Adorei! Eu sempre dei mais importância para a cultura e a forma que as pessoas vivem em outros lugares e se for remoto… Melhor ainda! O pior é achar que Miami é o melhor lugar do mundo!!!

  18. Adorei! Eu sempre dei mais importância para a cultura e a forma que as pessoas vivem em outros lugares e se for remoto… Melhor ainda! O pior é achar que Miami é o melhor lugar do mundo!!!

  19. Nossa, acho q fui eu que escrevi esse post!! O grande prazer da minha vida é viajar! Eu não tenho carro, não tenho casa própria ainda, não tenho celular de última geração, mas experimenta me chamar pra viajar rs…Vou correndo! Sempre senti o mesmo julgamento das pessoas qd eu comentava sobre a última viagem ou a próxima! Amo conversar com pessoas mais viajadas que eu , que já moraram fora, acho um papo super enriquece dor! A minha conclusão é que cada um trabalha por um objetivo na vida, uns para comprar roupa cara,celular, carro, balada…e outros como eu…para viajar! Cada um escolhe o que te faz mais feliz!

  20. Nossa, acho q fui eu que escrevi esse post!! O grande prazer da minha vida é viajar! Eu não tenho carro, não tenho casa própria ainda, não tenho celular de última geração, mas experimenta me chamar pra viajar rs…Vou correndo! Sempre senti o mesmo julgamento das pessoas qd eu comentava sobre a última viagem ou a próxima! Amo conversar com pessoas mais viajadas que eu , que já moraram fora, acho um papo super enriquece dor! A minha conclusão é que cada um trabalha por um objetivo na vida, uns para comprar roupa cara,celular, carro, balada…e outros como eu…para viajar! Cada um escolhe o que te faz mais feliz!

      • Mariana,
        Adorei o texto,estou farta de ouvir isto é parecer que tenho que me justificar para o outro não ficar infeliz.Sou do interior e estou viajando com meus filhos,há dois dias sem muitos planos e sem repetir que estamos em crise,como fazem os meus colega.É tão comum para as minhas crianças,que já buscam voluntariamente promoções em resorts e me apresentam.Amo viajar,comprar livros,viverrrrrrr.Beijos e me encorajei ainda mais com seu post.

  21. Bem isso mesmo… PRIORIDADES: cada um tem a sua. Enquanto muitos amigos trocaram de carro, tiveram filhos, ou só gastam com balada e bebida, eu faço contas em casa e troco milhas para poder viajar!!! Virou prioridade n.1 e a segunda foi guardar dinheiro e aproveitar oportunidades para investir em algo mais barato que gere alguma renda ou lucro no futuro e assim vai indo. Faço isso desde que era estagiária e ganhava 450 reais. Eu mesmo ficava impressionada com o que podia fazer. Lógico que mta coisa também deu errado e tivr vários prejuízos que doem de lembrar. Mas tantas coisas boas aconteceram… é a tal de VIDA.
    Só que realmente nao entendo a necessidade de muitas pessoas em diminuir as outras só para se firmarem ou tentar se sentir melhor com suas escolhas (ou a falta delas) e rebaixar a dos outros como desculpa pela inveja de nao poder viajar e ficar em casa trocando fralda suja… como se isso fosse também me prender um dia!!! Não iria! Passei dos 30, me cobram filhos e falo: se pesquiso tudo e planejo tudo na vida, pq nao planejaria meus filhos?! A hora certa vai chegar, quero me preparar para esse dia, nao quero que caia no meu colo de repente. Seria ruim para todos.
    Por isso, cada um tem suas ESCOLHAS PESSOAIS e PRIORIDADES nesse momento. O meu é adquirir experiências, viver um pouco mais a vida a 2, preparar-me psicologica, financeira e fisicamente para ter filhos.
    Enquanto isso, VIAJO quando posso, bem contadinho, mas com muito prazer!!!

  22. Bem isso mesmo… PRIORIDADES: cada um tem a sua. Enquanto muitos amigos trocaram de carro, tiveram filhos, ou só gastam com balada e bebida, eu faço contas em casa e troco milhas para poder viajar!!! Virou prioridade n.1 e a segunda foi guardar dinheiro e aproveitar oportunidades para investir em algo mais barato que gere alguma renda ou lucro no futuro e assim vai indo. Faço isso desde que era estagiária e ganhava 450 reais. Eu mesmo ficava impressionada com o que podia fazer. Lógico que mta coisa também deu errado e tivr vários prejuízos que doem de lembrar. Mas tantas coisas boas aconteceram… é a tal de VIDA.
    Só que realmente nao entendo a necessidade de muitas pessoas em diminuir as outras só para se firmarem ou tentar se sentir melhor com suas escolhas (ou a falta delas) e rebaixar a dos outros como desculpa pela inveja de nao poder viajar e ficar em casa trocando fralda suja… como se isso fosse também me prender um dia!!! Não iria! Passei dos 30, me cobram filhos e falo: se pesquiso tudo e planejo tudo na vida, pq nao planejaria meus filhos?! A hora certa vai chegar, quero me preparar para esse dia, nao quero que caia no meu colo de repente. Seria ruim para todos.
    Por isso, cada um tem suas ESCOLHAS PESSOAIS e PRIORIDADES nesse momento. O meu é adquirir experiências, viver um pouco mais a vida a 2, preparar-me psicologica, financeira e fisicamente para ter filhos.
    Enquanto isso, VIAJO quando posso, bem contadinho, mas com muito prazer!!!

  23. a mentalidade “curta” do modo de vida brasileiro que demoniza alguém que alcance o sucesso TRABALHANDO, e por isso, tem dinheiro para poder fazer escolhas. escolher fazer uma viagem, por exemplo, é considerado ostentação para muitas pessoas que se conformam com sua vida ” casa-trabalho-casa”, sem levantar os olhos para fora da janela e ver o mundo que estão perdendo. confesso que adoraria viajar mais, ler mais, mas, acho fantástico quando pessoas do meu convívio conseguem viajar por mim, trazendo suas experiências e sensações, dividindo um pouco de suas riquezas… abraço!

  24. a mentalidade “curta” do modo de vida brasileiro que demoniza alguém que alcance o sucesso TRABALHANDO, e por isso, tem dinheiro para poder fazer escolhas. escolher fazer uma viagem, por exemplo, é considerado ostentação para muitas pessoas que se conformam com sua vida ” casa-trabalho-casa”, sem levantar os olhos para fora da janela e ver o mundo que estão perdendo. confesso que adoraria viajar mais, ler mais, mas, acho fantástico quando pessoas do meu convívio conseguem viajar por mim, trazendo suas experiências e sensações, dividindo um pouco de suas riquezas… abraço!

  25. Me identifiquei bastante com o texto, e olha que nunca fiz uma viagem para o exterior, porém, viajo bastante dentro do Brasil.
    Fico aqui pensando quando fizer a minha primeira viagem ao exterior, como os comentários nesse sentido irão aumentar exponencialmente, mas, já estou preparado para isso, rs. Obrigado por me fazer ver que não sou somente eu que passa pela mesma situação.
    Ah, e muito legal o seu blog. Ganhastes mais um seguidor. Abraços!

  26. Me identifiquei bastante com o texto, e olha que nunca fiz uma viagem para o exterior, porém, viajo bastante dentro do Brasil.
    Fico aqui pensando quando fizer a minha primeira viagem ao exterior, como os comentários nesse sentido irão aumentar exponencialmente, mas, já estou preparado para isso, rs. Obrigado por me fazer ver que não sou somente eu que passa pela mesma situação.
    Ah, e muito legal o seu blog. Ganhastes mais um seguidor. Abraços!

  27. Não te conheço. Achei seu post no Face de um amigo e é tudo que eu penso. Simplesmente perfeito! Cada palavra assino embaixo! Parabéns! E qualquer dica de viagem, é só falar! Viajar é tudo de bom e não precisa ser rica para isso! Amei mesmo! Perfeito! Beijinhos

  28. Não te conheço. Achei seu post no Face de um amigo e é tudo que eu penso. Simplesmente perfeito! Cada palavra assino embaixo! Parabéns! E qualquer dica de viagem, é só falar! Viajar é tudo de bom e não precisa ser rica para isso! Amei mesmo! Perfeito! Beijinhos

  29. Lendo a tua mensagem me vi neste teu problema. Pois para mim viajar é cultura..Eu só penso em estudar Inglês. francês e espanhol. Considero línguas básicas para quem viaja só mas em grupos. E tem pessoas que me acham esnobe . Eu já criei meus filhos estão casados e tenho netos lindos e perfeitos. Sou viúva adoro TB jogar cartas com minhas amigas.. Mas eu viajo todos os anos uma viagem internacional. Já são 36 países. E meus filhos me dão a maior força. Deste mundo ninguém leva nada então vamos fazer o que gostamos. Boa viagem para ti

  30. Lendo a tua mensagem me vi neste teu problema. Pois para mim viajar é cultura..Eu só penso em estudar Inglês. francês e espanhol. Considero línguas básicas para quem viaja só mas em grupos. E tem pessoas que me acham esnobe . Eu já criei meus filhos estão casados e tenho netos lindos e perfeitos. Sou viúva adoro TB jogar cartas com minhas amigas.. Mas eu viajo todos os anos uma viagem internacional. Já são 36 países. E meus filhos me dão a maior força. Deste mundo ninguém leva nada então vamos fazer o que gostamos. Boa viagem para ti

  31. Espetacular! Tive que compartilhar seu texto pois é exatamente isto que penso e pratico! Obrigada por nos proporcionar tamanha sensibilidade!
    Tudo na vida são escolhas! Acumular riqueza, comprar o ” carro do ano”, tudo bem, desde que te faça feliz! Eu escolhi viajar! É isso que me faz feliz!

  32. Espetacular! Tive que compartilhar seu texto pois é exatamente isto que penso e pratico! Obrigada por nos proporcionar tamanha sensibilidade!
    Tudo na vida são escolhas! Acumular riqueza, comprar o ” carro do ano”, tudo bem, desde que te faça feliz! Eu escolhi viajar! É isso que me faz feliz!

  33. Parabéns pelo texto, Mariana!

    Acredito que esse é o pensamento de todos os viajantes que, como eu e você, abdicam de determinadas coisas pra conhecer o mundo!
    Tive a oportunidade de conhecer +20 países e espero conhecer bem mais!!! 😉

  34. Parabéns pelo texto, Mariana!

    Acredito que esse é o pensamento de todos os viajantes que, como eu e você, abdicam de determinadas coisas pra conhecer o mundo!
    Tive a oportunidade de conhecer +20 países e espero conhecer bem mais!!! 😉

  35. passo por isso também uma vez um chefe me questionou como viajo tanto ganhando menos que ele…falei você tem carro eu não você mora em casa eu num ap simples você mora na zona sul eu no num bairro mais simples… enfim eu fiz minhas escolhas você as suas ele não ficou muito convencido mas não perguntou mais nada rsrs

  36. passo por isso também uma vez um chefe me questionou como viajo tanto ganhando menos que ele…falei você tem carro eu não você mora em casa eu num ap simples você mora na zona sul eu no num bairro mais simples… enfim eu fiz minhas escolhas você as suas ele não ficou muito convencido mas não perguntou mais nada rsrs

  37. Com todos q viajam acontece isso! Certa vez ouvi de um amigo q toda vez q lançam um modelo novo de iphone ele corre pra comprar gastando com a troca mais de mil reais e eu disse q ele teria feito uma bela viagem se continuasse com o mesmo durante 3 anos como eu faço. Nao sou rico mas faço renuncias mil q a maioria nao consegue fazer.

  38. Com todos q viajam acontece isso! Certa vez ouvi de um amigo q toda vez q lançam um modelo novo de iphone ele corre pra comprar gastando com a troca mais de mil reais e eu disse q ele teria feito uma bela viagem se continuasse com o mesmo durante 3 anos como eu faço. Nao sou rico mas faço renuncias mil q a maioria nao consegue fazer.

  39. Mariana, maravilha vc ter tocado nesse assunto, pois mta gente, inclusive eu, passamos pelo mm problema, tem gente Q deixou d falar comigo depois Q fiz uma viagem p/o Chile, e o ano passado fui p/Punta Cana, tb ouvi algumas indiretas, mas o auge foi Q logo em seguida em setembro/2015 fui p/Turquia Q aliás amei, o comentário foi “Deus me livre”, rsrsrs, pura inveja! Azar de quem não viaja, não sabe o Q está perdendo.

  40. Mariana, maravilha vc ter tocado nesse assunto, pois mta gente, inclusive eu, passamos pelo mm problema, tem gente Q deixou d falar comigo depois Q fiz uma viagem p/o Chile, e o ano passado fui p/Punta Cana, tb ouvi algumas indiretas, mas o auge foi Q logo em seguida em setembro/2015 fui p/Turquia Q aliás amei, o comentário foi “Deus me livre”, rsrsrs, pura inveja! Azar de quem não viaja, não sabe o Q está perdendo.

  41. Adorei seu post. Penso e sinto o mesmo que você. Porque dona fulana pode gastar num mês uma fortuna em cabeleireiro, manicure, roupas, sapatos,… E eu não posso viajar? Porque isso é ser esnobe? Cada um faz o que quer, o que te faz feliz. O problema acho q é esse. Sei que quem viaja e curte a história, o lugar leva essa felicidade pra sempre. E quem vive só de comprar, e muitas vezes, ostentar, parece que nunca encontra a felicidade e sempre fica nesse círculo vicioso.

  42. Adorei seu post. Penso e sinto o mesmo que você. Porque dona fulana pode gastar num mês uma fortuna em cabeleireiro, manicure, roupas, sapatos,… E eu não posso viajar? Porque isso é ser esnobe? Cada um faz o que quer, o que te faz feliz. O problema acho q é esse. Sei que quem viaja e curte a história, o lugar leva essa felicidade pra sempre. E quem vive só de comprar, e muitas vezes, ostentar, parece que nunca encontra a felicidade e sempre fica nesse círculo vicioso.

  43. Nao acredito que as pessoas falem por mal…’Ta rica’? Elas nao sao suas amigas? Nao e o jeito do povo falar? Nao sei talvez eu esteja por fora…Mas depende quem esta falando…Se nao for amigo, deixa eles pra la, se for amigo, conversem…Pergunte, voce nao tem vontade de viajar? Tem gente que nao gosta de viajar e que prefere gastar o dinheiro num carro ou outras coisas…Mas voce esta certa, e uma escolha pessoal…

  44. Nao acredito que as pessoas falem por mal…’Ta rica’? Elas nao sao suas amigas? Nao e o jeito do povo falar? Nao sei talvez eu esteja por fora…Mas depende quem esta falando…Se nao for amigo, deixa eles pra la, se for amigo, conversem…Pergunte, voce nao tem vontade de viajar? Tem gente que nao gosta de viajar e que prefere gastar o dinheiro num carro ou outras coisas…Mas voce esta certa, e uma escolha pessoal…

  45. Caraaaaacas, que maravilha, amei o texto !!!
    Comigo acontece igual, porém tem suas diferenças, mais agora até me sinto melhor. Moro com minha mae, e eu amo viajar, eu abro mão de ter um carro e todos só sabem criticar, eu apenas não sinto a necessidade de ter um automóvel, acredito que seja muito estressante transitar com um veículo na cidade de sp. E isso consequente iria me impedir de conhecer vários lugares que já conheço hj, apenas com 23 anos. Até se for pra viajar sozinho eu viajo!!! Afinal cada um tem o direito de fazer o que quiser, eu sou feliz assim e não me importo mais com que os outros dizem!!!

    Amei a publicação 😍

  46. Caraaaaacas, que maravilha, amei o texto !!!
    Comigo acontece igual, porém tem suas diferenças, mais agora até me sinto melhor. Moro com minha mae, e eu amo viajar, eu abro mão de ter um carro e todos só sabem criticar, eu apenas não sinto a necessidade de ter um automóvel, acredito que seja muito estressante transitar com um veículo na cidade de sp. E isso consequente iria me impedir de conhecer vários lugares que já conheço hj, apenas com 23 anos. Até se for pra viajar sozinho eu viajo!!! Afinal cada um tem o direito de fazer o que quiser, eu sou feliz assim e não me importo mais com que os outros dizem!!!

    Amei a publicação 😍

  47. Estou sempre viajando, e gostaria de viajar mais, só ainda não tive coragem de ir sozinha, dependo sempre de companhia para viajar, o dia que eu tomar coragem, aí ninguem me segura…rsrsrs…

  48. Parabéns Mariana! Falo e disse…penso como vc…odeio ouvir no meu trabalho q estou rica pq opto em fazer viagens e não me afundar em dívidas de emprestimos, carrões e baladas todos os fins de semana!…amei tudo q vc digitou…torço para que vc viaje mais e posso contar suas experiências para todos! :*

  49. Parabéns Mariana! Falo e disse…penso como vc…odeio ouvir no meu trabalho q estou rica pq opto em fazer viagens e não me afundar em dívidas de emprestimos, carrões e baladas todos os fins de semana!…amei tudo q vc digitou…torço para que vc viaje mais e posso contar suas experiências para todos! :*

  50. Maravilha menina, é assim esmo, da próxima vez já sei o que responder também, acho toa desagravei quando amigas fazem isso comigo, afff, continue assim, levede bem com a vida.
    Beijos, Clara.

  51. Maravilha menina, é assim esmo, da próxima vez já sei o que responder também, acho toa desagravei quando amigas fazem isso comigo, afff, continue assim, levede bem com a vida.
    Beijos, Clara.

  52. A-D-O-R-E-I !!!!!!! Sou bem assim….feliz, alegre, amo viajar, conhecer pessoas, saber dos costumes de todos, estudo italiano, adoro conversar com estrangeiros na rua, leio tudo sobre viagens e gasto grana com livros tb! Jamais me cansarei disso e acho que uma vida só será pouca pra conhecer ainda tudo o que desejo! Faço minhas as suas palavras!!!! E vamos pra próxima: Conhecer a Siciília! Melhor terapia não há!

  53. A-D-O-R-E-I !!!!!!! Sou bem assim….feliz, alegre, amo viajar, conhecer pessoas, saber dos costumes de todos, estudo italiano, adoro conversar com estrangeiros na rua, leio tudo sobre viagens e gasto grana com livros tb! Jamais me cansarei disso e acho que uma vida só será pouca pra conhecer ainda tudo o que desejo! Faço minhas as suas palavras!!!! E vamos pra próxima: Conhecer a Siciília! Melhor terapia não há!

  54. Adorei , Mariana! Eu também amooo viajar e às vezes fico encabulada em comentar as experiências com medo de me acharem esnobe. Adoro conhecer lugares e pessoas e aprender outras línguas! Isso me dá um sentimento de completude, de ser uma cidadã do mundo! Excelente texto, parabéns!
    P.s. Também não sou rica, questão de escolhas! 🙂

  55. Adorei , Mariana! Eu também amooo viajar e às vezes fico encabulada em comentar as experiências com medo de me acharem esnobe. Adoro conhecer lugares e pessoas e aprender outras línguas! Isso me dá um sentimento de completude, de ser uma cidadã do mundo! Excelente texto, parabéns!
    P.s. Também não sou rica, questão de escolhas! 🙂

  56. Muito bom! Não costumo comentar posts, mas o seu foi digno. Me identifiquei e muito.
    Com 27 anos eu tinha 2 graduações e uma pós. Poucos eram os elogios, muitas eram as palavras “tá playba, hein”. Ninguém me via chegar meia-noite da faculdade e saindo às 5h da manhã pra trabalhar. Só me viam quando passeava e conquistava as minhas coisas com muito suor.

  57. Muito bom! Não costumo comentar posts, mas o seu foi digno. Me identifiquei e muito.
    Com 27 anos eu tinha 2 graduações e uma pós. Poucos eram os elogios, muitas eram as palavras “tá playba, hein”. Ninguém me via chegar meia-noite da faculdade e saindo às 5h da manhã pra trabalhar. Só me viam quando passeava e conquistava as minhas coisas com muito suor.

  58. Escuto as mesmas coisas, eu amo viajar, também viajo bastante, o que mais nos engrandece como pessoas são as experiências adquiridas nas viagens, conhecermos novos horizontes, amplia a nossa visão da vida , é um gasto que vale a pena, na verdade um investimento que nos tornam, ricos de conhecimentos e sabedoria, além disso o ato de viajar nos deixa tranquilos e alegres .

  59. Escuto as mesmas coisas, eu amo viajar, também viajo bastante, o que mais nos engrandece como pessoas são as experiências adquiridas nas viagens, conhecermos novos horizontes, amplia a nossa visão da vida , é um gasto que vale a pena, na verdade um investimento que nos tornam, ricos de conhecimentos e sabedoria, além disso o ato de viajar nos deixa tranquilos e alegres .

  60. Perfeito!! Vc não está sozinha!!! Kkk… fiz curao dei taliano e só ouvia isso “que chique hein…” ou pior: “metida”. Ja me surpreendi com os abusos de quem fala sorrindo “ai sua nojenta, que ódio.” (Em tom de elogio!) Quando viajei pra Italia e desde qe voltei fui tomada como A Rica no local de trabalho. Sempre respondo qe tantos la ganham tanto ou mais qe eu. A diferença eh qe eu nao gasto R$ 80 toda vez qe vou ao cinema, etc. Tbm sofro por nao poder falar abertamente das viagens… como se devesse me sentir culpada por ter ido a lugares considerados chiques. As pessoas precisam mesmo mudar. Mas isso só ve qem não tem mente pequena.

    • Isso mesmo Amanda! O brasileiro é muito fútil e tem a mente pequena. To na mesma situação que vcs. É complicado conversar sobre viagens com alguns amigos. Eu chego ao ponto de viajar escondida e poucos amigos ficam sabendo. E quase não coloco fotos no facebook. Também fiz curso de italiano e fui pra Itália. Geral ficou achando que eu sou chique. Viajar é um eterno aprendizado.

  61. Perfeito!! Vc não está sozinha!!! Kkk… fiz curao dei taliano e só ouvia isso “que chique hein…” ou pior: “metida”. Ja me surpreendi com os abusos de quem fala sorrindo “ai sua nojenta, que ódio.” (Em tom de elogio!) Quando viajei pra Italia e desde qe voltei fui tomada como A Rica no local de trabalho. Sempre respondo qe tantos la ganham tanto ou mais qe eu. A diferença eh qe eu nao gasto R$ 80 toda vez qe vou ao cinema, etc. Tbm sofro por nao poder falar abertamente das viagens… como se devesse me sentir culpada por ter ido a lugares considerados chiques. As pessoas precisam mesmo mudar. Mas isso só ve qem não tem mente pequena.

    • Isso mesmo Amanda! O brasileiro é muito fútil e tem a mente pequena. To na mesma situação que vcs. É complicado conversar sobre viagens com alguns amigos. Eu chego ao ponto de viajar escondida e poucos amigos ficam sabendo. E quase não coloco fotos no facebook. Também fiz curso de italiano e fui pra Itália. Geral ficou achando que eu sou chique. Viajar é um eterno aprendizado.

  62. Concordo total! Quando as pessoas me chamam de “poderosa” e fresca, na verdade querem dizer que me acho melhor que elas, simplesmente porque gasto meu dinheiro com coisas que acho necessário pra mim, como um bom perfume, pois gosto de andar sempre cheirosa, cabelo limpo, e outras coisas básicas, e as pessoas que “acham tudo isso e muito mais”, recebem o mesmo salário que eu, e acham que tudo que eu uso é sempre mais caro, então eu simplesmente respondo: eu não sou rica e nem melhor que ninguém, existe uma coisa chamada ” bom gosto” e isso nem todos têm.

  63. Concordo total! Quando as pessoas me chamam de “poderosa” e fresca, na verdade querem dizer que me acho melhor que elas, simplesmente porque gasto meu dinheiro com coisas que acho necessário pra mim, como um bom perfume, pois gosto de andar sempre cheirosa, cabelo limpo, e outras coisas básicas, e as pessoas que “acham tudo isso e muito mais”, recebem o mesmo salário que eu, e acham que tudo que eu uso é sempre mais caro, então eu simplesmente respondo: eu não sou rica e nem melhor que ninguém, existe uma coisa chamada ” bom gosto” e isso nem todos têm.

  64. Nada mais verdadeiro que esse post ! Não entendo essa frase “Tá rica em ?” principalmente vinda de pessoas que nos conhecem, por exemplo, eu mora na Irlanda e sou garçonete aqui, nada glamuroso e espetacular, juntei dinheiro por 1 ano e fui passar 3 meses na Asia viajando e tive que ouvir isso até mesmo da minha Chefe que ainda foi idiota de perguntar onde eu arranjei dinheiro, tipo sério ??
    O importante é que as pessoas entendendo ou não nossas escolhas nos estamos vivendo nossos sonhos e acho que no fundo sabemos o que gera essas comentários irônicos e as vezes até maldosos, é a inveja de não ter coragem de fazer as mesmas escolhas por não perceber que não é tão difícil viajar, pois se você consegue se programar para comprar um carro, consegue se programar para viajar um pouco 😉 …
    Parabéns pelo texto !!!

  65. Nada mais verdadeiro que esse post ! Não entendo essa frase “Tá rica em ?” principalmente vinda de pessoas que nos conhecem, por exemplo, eu mora na Irlanda e sou garçonete aqui, nada glamuroso e espetacular, juntei dinheiro por 1 ano e fui passar 3 meses na Asia viajando e tive que ouvir isso até mesmo da minha Chefe que ainda foi idiota de perguntar onde eu arranjei dinheiro, tipo sério ??
    O importante é que as pessoas entendendo ou não nossas escolhas nos estamos vivendo nossos sonhos e acho que no fundo sabemos o que gera essas comentários irônicos e as vezes até maldosos, é a inveja de não ter coragem de fazer as mesmas escolhas por não perceber que não é tão difícil viajar, pois se você consegue se programar para comprar um carro, consegue se programar para viajar um pouco 😉 …
    Parabéns pelo texto !!!

  66. Excelente. Concordo com tudo! Viajo com frequência para o exterior (25 vezes no total), mas temos um carro só, simples e vermelho kkk, e moramos num apto simples num bairro simples! Opção nossa! Outra coisa que me irrita é quando dizem: “nossa, vcs só viajando…”, eu já respondo de cara: “não, eu também trabalho, e provavelmente muito mais que você!”. Saudações.

  67. Excelente. Concordo com tudo! Viajo com frequência para o exterior (25 vezes no total), mas temos um carro só, simples e vermelho kkk, e moramos num apto simples num bairro simples! Opção nossa! Outra coisa que me irrita é quando dizem: “nossa, vcs só viajando…”, eu já respondo de cara: “não, eu também trabalho, e provavelmente muito mais que você!”. Saudações.

  68. Adorei tb amo viajar . Concordo viajar é uma opção
    Viajar é aprendizado e crescimento.
    Vc escreve mt bem.
    Passe a relatar suas viagem…os sentimentos..os cheiros..as comidas…as diferenças… as dificuldades….as superações

  69. Adorei tb amo viajar . Concordo viajar é uma opção
    Viajar é aprendizado e crescimento.
    Vc escreve mt bem.
    Passe a relatar suas viagem…os sentimentos..os cheiros..as comidas…as diferenças… as dificuldades….as superações

  70. Você me representa, pelo menos neste “post” rsrsrs… Já passei por situações parecidas e muitas vezes omiti uma vuagem, um lugar que conhecido simplesmente por medo da reação das pessoas. Mas, estou trilhando meu caminho e realizando meus sonhos ( e não há idade para issso).

  71. Você me representa, pelo menos neste “post” rsrsrs… Já passei por situações parecidas e muitas vezes omiti uma vuagem, um lugar que conhecido simplesmente por medo da reação das pessoas. Mas, estou trilhando meu caminho e realizando meus sonhos ( e não há idade para issso).

  72. Nossa adorei tudo que você falou e me identifique muito com tudo. Isso acontece comigo o tempo todo e todos que me rodeiam falam assim de mim também, só que eles não conseguem me entender, pq realmente não sou nem esnobe e nem arrogante, ao contrário, sou extremamente simples. Só que gosto de coisas que a maioria daqui não se encaixa. Por isso sempre digo que nasci no local errado. Preciso também encontrar pessoas assim urgente, não aguento mais ficar ao lado de pessoas que não gostam de nada do que eu gosto e só me tacham disso ou daquilo. O difícil é encontrar essas pessoas.

  73. Nossa adorei tudo que você falou e me identifique muito com tudo. Isso acontece comigo o tempo todo e todos que me rodeiam falam assim de mim também, só que eles não conseguem me entender, pq realmente não sou nem esnobe e nem arrogante, ao contrário, sou extremamente simples. Só que gosto de coisas que a maioria daqui não se encaixa. Por isso sempre digo que nasci no local errado. Preciso também encontrar pessoas assim urgente, não aguento mais ficar ao lado de pessoas que não gostam de nada do que eu gosto e só me tacham disso ou daquilo. O difícil é encontrar essas pessoas.

  74. Amei, seu post concordo plenamente!!! Eu ainda não tenho um grupo que eu possa ter essa troca, no , meu caso aprendi a não falar nada, response se perguntam de uma forma bem simples. È uma vivencia pessoal e enriquecedora!!!!

  75. Amei, seu post concordo plenamente!!! Eu ainda não tenho um grupo que eu possa ter essa troca, no , meu caso aprendi a não falar nada, response se perguntam de uma forma bem simples. È uma vivencia pessoal e enriquecedora!!!!

  76. Cara que post massa! Eu passei pelo mesmo problema depois que fiz uma viagem para Europa. As pessoas parecem que não gostam quando você fala da sua experiência e ficam te taxando de rica, pessoa que se acha e etc. Mas o mais engraçado é que realmente essas pessoas em maioria são aquelas que gastam horrores com roupas de 300 reais, sapatos e bolsas caríssimas, coisa que eu não faço.
    Então eu sempre costumo dizer que a vida é feita de escolhas. Sabe, uma blusa se acaba com o tempo, mas uma viagem, aaah… Uma viagem é eterna e você carregará sempre com você.

  77. Cara que post massa! Eu passei pelo mesmo problema depois que fiz uma viagem para Europa. As pessoas parecem que não gostam quando você fala da sua experiência e ficam te taxando de rica, pessoa que se acha e etc. Mas o mais engraçado é que realmente essas pessoas em maioria são aquelas que gastam horrores com roupas de 300 reais, sapatos e bolsas caríssimas, coisa que eu não faço.
    Então eu sempre costumo dizer que a vida é feita de escolhas. Sabe, uma blusa se acaba com o tempo, mas uma viagem, aaah… Uma viagem é eterna e você carregará sempre com você.

  78. Nossa, exatamente como penso e como sinto.. Parece q fui eu que escrevi esse texto.. Também muitas vezes não queria falar que comprei aquele chaveiro em Londres pq as pessoas iam me achar arrogante.. Prefiro viajar a ter o carro do ano.. São escolhas! Parabens pelo texto!!

  79. Nossa, exatamente como penso e como sinto.. Parece q fui eu que escrevi esse texto.. Também muitas vezes não queria falar que comprei aquele chaveiro em Londres pq as pessoas iam me achar arrogante.. Prefiro viajar a ter o carro do ano.. São escolhas! Parabens pelo texto!!

  80. Adorei, penso como você. Sou aposentada e continuo trabalhando para poder viajar. Já fiz duas viagens para a Europa. A primeira
    Conheci sete países. Aproveitei que o meu filho estava estudando em Dublin fiquei uma semana lá e, depois fizemos a singradura européia viajando de ônibus por seis países. Na última viagem fiquei uma semana em Portugal e 25 dias em Sion Suíça na casa de uma prima. Era um sonho conviver com a cultura de outro país. Foi maravilhoso. Conheci várias cidadezinhas bucólicas e suas festas animadas. Quanto aos comentários comezinhos, sempre vão existir. O negócio é não se importar e vamos viajar e fazer o que nos dá prazer. Um grande beijo!

  81. Parabéns pelo texto! Gostei muito da forma como você se expressou sem ofender ninguém, apenas explicando o seu ponto de vista. Concordo com você, cada um deve gastar naquilo que o deixa feliz…Seu texto também me mostrou que eu fazia comentários negativos e irônicos mesmo sem perceber, vou evitar esse tipo de comportamento rsrs Muito obrigado!

  82. Parabéns pelo texto! Gostei muito da forma como você se expressou sem ofender ninguém, apenas explicando o seu ponto de vista. Concordo com você, cada um deve gastar naquilo que o deixa feliz…Seu texto também me mostrou que eu fazia comentários negativos e irônicos mesmo sem perceber, vou evitar esse tipo de comportamento rsrs Muito obrigado!

  83. Ela prioriza o ótimo: sabedoria! É rica sim: mas, de conhecimento, Parabéns! O supérfluo deixa para trás. Enfim, o texto trás a grande lição para muito de nós…

  84. Ela prioriza o ótimo: sabedoria! É rica sim: mas, de conhecimento, Parabéns! O supérfluo deixa para trás. Enfim, o texto trás a grande lição para muito de nós…

  85. Concordo plenamente com você Mariana. Eu viajo muito, conheço 13 países e quase todo Brasil ( menos o norte) e sempre ouvi esses comentários das pessoas que não percebem o verdadeiro significado de tantas viagens; viajar para mim é PRIORIDADE.
    Não sou rica e nem esnobe por causa da minha escolha, apenas gosto de conhecer lugares novos, ouvir idiomas diferentes, comer alimentos exóticos, curtir o friozinho do inverno europeu … enfim, gosto tanto, que optei morar em Portugal, assim fico mais perto das minhas próximas viagens,rsrsrs.
    Boa viagem pessoal e curtam cada momento que Deus lhes proporciona, sem medo de ser feliz!

  86. Concordo plenamente com você Mariana. Eu viajo muito, conheço 13 países e quase todo Brasil ( menos o norte) e sempre ouvi esses comentários das pessoas que não percebem o verdadeiro significado de tantas viagens; viajar para mim é PRIORIDADE.
    Não sou rica e nem esnobe por causa da minha escolha, apenas gosto de conhecer lugares novos, ouvir idiomas diferentes, comer alimentos exóticos, curtir o friozinho do inverno europeu … enfim, gosto tanto, que optei morar em Portugal, assim fico mais perto das minhas próximas viagens,rsrsrs.
    Boa viagem pessoal e curtam cada momento que Deus lhes proporciona, sem medo de ser feliz!

  87. Parabéns por suas escolhas! Me identifiquei com sua história, pois, desde jovem trabalhando, sempre escolhi poupar e usar meus salarios em viagens, livros, línguas… E, mesmo ganhando muito menos do que meus tios e conhecidos ricos, era sempre criticada por viajar para Europa e EUA, enquanto eles, herdeiros de famílias ricas, nunca tinham saído de suas cidades! Ma eles não viajavam, pois preferiam todo ano trocar o carro zero, comprar roupas de grife, e renovar a decoração da casa… Quando eu viajava, mandavam recados ao La Fontain, como se eles fossem a formiga da fábula… E eu, só porque escolhia viajar, seria a cigarra…

  88. Parabéns por suas escolhas! Me identifiquei com sua história, pois, desde jovem trabalhando, sempre escolhi poupar e usar meus salarios em viagens, livros, línguas… E, mesmo ganhando muito menos do que meus tios e conhecidos ricos, era sempre criticada por viajar para Europa e EUA, enquanto eles, herdeiros de famílias ricas, nunca tinham saído de suas cidades! Ma eles não viajavam, pois preferiam todo ano trocar o carro zero, comprar roupas de grife, e renovar a decoração da casa… Quando eu viajava, mandavam recados ao La Fontain, como se eles fossem a formiga da fábula… E eu, só porque escolhia viajar, seria a cigarra…

  89. Olá minha Xará!
    Vc falou muito bem! Infelizmente gostaria de fazer mais viagens do que gostaria, mas as que eu faço foram inesquecível! E as pessoas não entende que abrimos mão de várias coisas pra fazer essas viagens… Elas simplesmente acham que fomos pras mesmas baladas que elas, compramos as mesmas roupas de marca e ainda viajamos (ohhh!!). As pessoas gastam 200,00 (ou mais) por fds, mas não param pra pensar que eu não estou gastando isso pra juntar e ir conhecer algum lugar novo. Mas se eu questionar o valor de uma bala é pq sou velha, careta e blá blá blá… Não fico questionando as escolhas de ninguém e o mínimo que gostaria é de não ser questionadas pelas minhas

  90. Olá minha Xará!
    Vc falou muito bem! Infelizmente gostaria de fazer mais viagens do que gostaria, mas as que eu faço foram inesquecível! E as pessoas não entende que abrimos mão de várias coisas pra fazer essas viagens… Elas simplesmente acham que fomos pras mesmas baladas que elas, compramos as mesmas roupas de marca e ainda viajamos (ohhh!!). As pessoas gastam 200,00 (ou mais) por fds, mas não param pra pensar que eu não estou gastando isso pra juntar e ir conhecer algum lugar novo. Mas se eu questionar o valor de uma bala é pq sou velha, careta e blá blá blá… Não fico questionando as escolhas de ninguém e o mínimo que gostaria é de não ser questionadas pelas minhas

  91. Pior: voce começa a relatar suas experiencias em tal lugar e as pessoas não dao atencão, Saem da sala ou mudam de assunto.Quando converso com alguem sobre uma viagem, procuro saber todo e ver algunas fotos

  92. Pior: voce começa a relatar suas experiencias em tal lugar e as pessoas não dao atencão, Saem da sala ou mudam de assunto.Quando converso com alguem sobre uma viagem, procuro saber todo e ver algunas fotos

  93. Mariana adorei seu comentario que sem duvida me fez um enorme bem. “Ta rica hein?” essa indireta ja escutei muitooooo…. eu chamo isso de nada mais, nada menos de ‘INVEJA’ certas pessoas por sofrerem desse sentimento sao infelizmente incapazes de reconhecer o sucesso do outro qual seja sua atividade ou ocupaçao. Eu como vc adoro viajar pelo mundo a fora e pela vida, foi minha escolha e minha preferência, sou fascinada por diferentes culturas e tradiçoes. De origem da Ilha do Marajo atualmente vivo em paris e isso nao foi questao de riqueza mais de audacia de querer cruzar outros universo e é assim que sou feliz, e é minha philosophia de vida e meu horizonte vai muito mais alem da minha imaginaçao, minha riqueza se chama “CONHECIMENTOS” e nao coisas futeis que certas pessoas dao importacia! Te desejo boa viagem para o proximo embarque pelo mundo! rsrsrsr…

  94. Mariana adorei seu comentario que sem duvida me fez um enorme bem. “Ta rica hein?” essa indireta ja escutei muitooooo…. eu chamo isso de nada mais, nada menos de ‘INVEJA’ certas pessoas por sofrerem desse sentimento sao infelizmente incapazes de reconhecer o sucesso do outro qual seja sua atividade ou ocupaçao. Eu como vc adoro viajar pelo mundo a fora e pela vida, foi minha escolha e minha preferência, sou fascinada por diferentes culturas e tradiçoes. De origem da Ilha do Marajo atualmente vivo em paris e isso nao foi questao de riqueza mais de audacia de querer cruzar outros universo e é assim que sou feliz, e é minha philosophia de vida e meu horizonte vai muito mais alem da minha imaginaçao, minha riqueza se chama “CONHECIMENTOS” e nao coisas futeis que certas pessoas dao importacia! Te desejo boa viagem para o proximo embarque pelo mundo! rsrsrsr…

  95. Parabéns Mariana, concordo com você, pois nada melhor que viajar e trazer na bagagem uma riqueza infinita em cultura, conhecimento e felicidade. Aprender outros idiomas é maravilhoso. Eu adoro viajar e conheço poucos países, mas foram experiências incríveis.Em dois meses estarei embarcando para a Europa e espero voltar cheia de aprendizado e muita alegria.Eu sou feliz assim.

  96. Parabéns Mariana, concordo com você, pois nada melhor que viajar e trazer na bagagem uma riqueza infinita em cultura, conhecimento e felicidade. Aprender outros idiomas é maravilhoso. Eu adoro viajar e conheço poucos países, mas foram experiências incríveis.Em dois meses estarei embarcando para a Europa e espero voltar cheia de aprendizado e muita alegria.Eu sou feliz assim.

  97. Mariana, adoro viajar também. Já ouvi mesma coisa de pessoas que não viajam. Junto dinheiro o ano todo e quando chega minhas férias. Nossa! Pego as malas e rumo para novos lugares. Adorei o que você postou. Bjs e Boa viagem!

  98. Mariana, adoro viajar também. Já ouvi mesma coisa de pessoas que não viajam. Junto dinheiro o ano todo e quando chega minhas férias. Nossa! Pego as malas e rumo para novos lugares. Adorei o que você postou. Bjs e Boa viagem!

  99. Essa ” arrogância ” é sinônimo de saber viver. Já ouvi muito isso, apenas respondo: To roça, sim! De energia, conhecimento e prazer !Viajar é minha terapia !

  100. Essa ” arrogância ” é sinônimo de saber viver. Já ouvi muito isso, apenas respondo: To roça, sim! De energia, conhecimento e prazer !Viajar é minha terapia !

  101. Perfeito!!! amei!!! acabei de voltar de uma viagem fantástica!!! Bali e Singapura!!! gosto de partilhar fotos, com comentários…. porque como professora, sinto que estou compartilhando conhecimento e cultura…claro que nem sempre as pessoas entendem assim…. mas sinto muito por elas… é como você bem disse… são escolhas que fazemos… ainda bem que meu marido pensa como eu!!! Abração!!! continuemos a desbravar o mundo….rsrsr

  102. Prezada Mariana.
    Foi com prazer que li seu depoimento acima.
    Parabéns por recarregar suas energias numa atividade tão prazerosa.
    Estamos planejando uma viagem à Itália para o ano que vem e gostaria de algumas dicas para desfrutar com alguma economia da viagem.
    Temos uma amiga que mora em Turim e pretendemos visitá-la, mas ela não tem acomodações que comportem nossa trupe.
    Eu vou com minha esposa, a mãe dela e um sobrinho de 18 anos.
    Tem alguma dica prá nós?
    Algum albergue, alguma casa que acolhe brasileiros por um preço mais em conta?

  103. Prezada Mariana.
    Foi com prazer que li seu depoimento acima.
    Parabéns por recarregar suas energias numa atividade tão prazerosa.
    Estamos planejando uma viagem à Itália para o ano que vem e gostaria de algumas dicas para desfrutar com alguma economia da viagem.
    Temos uma amiga que mora em Turim e pretendemos visitá-la, mas ela não tem acomodações que comportem nossa trupe.
    Eu vou com minha esposa, a mãe dela e um sobrinho de 18 anos.
    Tem alguma dica prá nós?
    Algum albergue, alguma casa que acolhe brasileiros por um preço mais em conta?

  104. Parabéns! Bens materiais se perdem, envelhecem, saem de moda… As viagens ficarão para sempre com você. As vezes, quando estou cansada, e stressada, fecho os olhos e me “teletransporto” para algum lugar. Só quem viaja pode fazer isto. Ver pela TV NÃO é a mesma coisa que ter estado “in loco”. Para finalizar, a inveja das pessoas é enorme. Esse comentário – está rica- é maldade pura. Continue fazendo o que você faz. Mais uma vez, parabéns.

  105. Parabéns! Bens materiais se perdem, envelhecem, saem de moda… As viagens ficarão para sempre com você. As vezes, quando estou cansada, e stressada, fecho os olhos e me “teletransporto” para algum lugar. Só quem viaja pode fazer isto. Ver pela TV NÃO é a mesma coisa que ter estado “in loco”. Para finalizar, a inveja das pessoas é enorme. Esse comentário – está rica- é maldade pura. Continue fazendo o que você faz. Mais uma vez, parabéns.

  106. Parabéns Mariana, virei seu fã.
    Perdi as contas de quantas vezes tenter ” discutir ” com alguém que, um carro não me levaria pra conhecer todos os lugares que conheço.
    Não sou rico, mas quero me tornar um milionário em experiências e historias sobre viagens.
    Obrigado por expor isso a todos.
    E pé na estrada que esse mundo é grande.
    Forte abraço.

  107. Parabéns Mariana, virei seu fã.
    Perdi as contas de quantas vezes tenter ” discutir ” com alguém que, um carro não me levaria pra conhecer todos os lugares que conheço.
    Não sou rico, mas quero me tornar um milionário em experiências e historias sobre viagens.
    Obrigado por expor isso a todos.
    E pé na estrada que esse mundo é grande.
    Forte abraço.

  108. Amei o seu post. Me encaixei em tudo que vc disse. Acho que isso acontece com todos que amam viajar. Já ouvi a seguinte pergunta de uma colega de trabalho: “Onde vc arruma tanto dinheiro pra viajar?” Apenas respondi: “Uai, eu trabalho!” Trabalhávamos na mesma escola como professoras. Viajar é a minha terapia. Trabalhei 31 anos e me aposentei sem nunca ter tido depressão ou stress, nenhuma doença psicossomática. Viajar é preciso! Nunca voltamos os mesmos depois de uma viajem.

  109. Amei o seu post. Me encaixei em tudo que vc disse. Acho que isso acontece com todos que amam viajar. Já ouvi a seguinte pergunta de uma colega de trabalho: “Onde vc arruma tanto dinheiro pra viajar?” Apenas respondi: “Uai, eu trabalho!” Trabalhávamos na mesma escola como professoras. Viajar é a minha terapia. Trabalhei 31 anos e me aposentei sem nunca ter tido depressão ou stress, nenhuma doença psicossomática. Viajar é preciso! Nunca voltamos os mesmos depois de uma viajem.

  110. Mariana, bom dia!

    Parabens pelo seu post! Adorei e já tive experiências semelhantes as suas e infelizmente é uma dura realidade que existe, mas a maioria das pessoas que eu conheço e fez esta opção não se deixa afetar pelas opinião dos outros, ainda bem! Não conhecia o seu site/blog, vou acompanhar seus posts de hoje em diante, continue compartilhando as suas experiências e motivando mais pessoas nesta incrível escolha de estilo de vida e opções, hehehee.

    Obrigado por compartilhar e muito sucesso e muitas viagens para você.

  111. Mariana, bom dia!

    Parabens pelo seu post! Adorei e já tive experiências semelhantes as suas e infelizmente é uma dura realidade que existe, mas a maioria das pessoas que eu conheço e fez esta opção não se deixa afetar pelas opinião dos outros, ainda bem! Não conhecia o seu site/blog, vou acompanhar seus posts de hoje em diante, continue compartilhando as suas experiências e motivando mais pessoas nesta incrível escolha de estilo de vida e opções, hehehee.

    Obrigado por compartilhar e muito sucesso e muitas viagens para você.

  112. Concordo com você em tudo. Eu também sofro com isso. O dinheiro tem que ser usado de forma inteligente. E quem ganha é quem deve saber escolher. Deixo de fazer mil coisas para fazer outras com o mesmo dinheiro. Essa é a diferença. Tudo é uma questão de visão das coisas. Prioridade. Eu amo viajar…aprender e viver. Já fiz 60 anos e tenho sonhos de pessoas de 30 , 40 , ou quem sabe até mais planos de vida que muitos jovens.

  113. Concordo com você em tudo. Eu também sofro com isso. O dinheiro tem que ser usado de forma inteligente. E quem ganha é quem deve saber escolher. Deixo de fazer mil coisas para fazer outras com o mesmo dinheiro. Essa é a diferença. Tudo é uma questão de visão das coisas. Prioridade. Eu amo viajar…aprender e viver. Já fiz 60 anos e tenho sonhos de pessoas de 30 , 40 , ou quem sabe até mais planos de vida que muitos jovens.

  114. Parabéns pela opção,o mundo está aí para ser “descoberto” ao descobrimos estamos ampliando nossos horizontes e, tornando-nos mais críticos da sociedadade só assim poderemos mudá-la.

  115. Parabéns pela opção,o mundo está aí para ser “descoberto” ao descobrimos estamos ampliando nossos horizontes e, tornando-nos mais críticos da sociedadade só assim poderemos mudá-la.

  116. Amei, me identifiquei bastante com a frase “Está Rico”!!

    Ano passado em 2015 viajei durante 33 dias pelo Brasil, mas foi um grande planejamento e escolhas que tive que tomar ao longo de 10 meses antes para aproveitar minhas férias do trabalho.

    Escolhi um mês de baixa temporada, troquei meu reveillon e meu carnaval entre outras festas, fiz um planejamento de quais os melhores dias para se viajar e acabei seguindo a ordem das cidades no qual sairia mais barato! Saindo de avião de Maceió/AL –> Balneário Camboriú/SC –> São Paulo/SP –> Salvador/BA –> Fortaleza –> Natal/RN e ônibus –> Campina Grande/PB –> Recife/PE –> Maceió/AL. R$1.400,00 apenas com as passagens, foi incrível, ninguém acredita. Mas foi incrível!!!

  117. Amei, me identifiquei bastante com a frase “Está Rico”!!

    Ano passado em 2015 viajei durante 33 dias pelo Brasil, mas foi um grande planejamento e escolhas que tive que tomar ao longo de 10 meses antes para aproveitar minhas férias do trabalho.

    Escolhi um mês de baixa temporada, troquei meu reveillon e meu carnaval entre outras festas, fiz um planejamento de quais os melhores dias para se viajar e acabei seguindo a ordem das cidades no qual sairia mais barato! Saindo de avião de Maceió/AL –> Balneário Camboriú/SC –> São Paulo/SP –> Salvador/BA –> Fortaleza –> Natal/RN e ônibus –> Campina Grande/PB –> Recife/PE –> Maceió/AL. R$1.400,00 apenas com as passagens, foi incrível, ninguém acredita. Mas foi incrível!!!

  118. Identifico-me tanto com esse texto! Como se fosse crime gostar de viajar e poder faze-lo, ás vezes a custa de sacrificios… A inveja é um dos piores “cancros” desta sociedade em que as pessoas ao fazerem as suas proprias escolhas nao conseguem os resultados que vêm nos outros, querem “ser” o outro apenas nos resultados, porque nas acções nao é possivel, falta-lhes força de vontade, iniciativa, capacidade de adiar gratificações… Mas querem o resultado, como o resultado que obtêm das suas acçoes é fiferente do que idealizam, criticam, usam o sarcasmo como forma de se justificarem, afinal, elas nao conseguem viajar porque compraram aquele carro ultimo modelo, foi uma escolha!
    Enfim, parece que é errado ser feliz, quando há tanta gente miserável né? Não é bem assim.

  119. Identifico-me tanto com esse texto! Como se fosse crime gostar de viajar e poder faze-lo, ás vezes a custa de sacrificios… A inveja é um dos piores “cancros” desta sociedade em que as pessoas ao fazerem as suas proprias escolhas nao conseguem os resultados que vêm nos outros, querem “ser” o outro apenas nos resultados, porque nas acções nao é possivel, falta-lhes força de vontade, iniciativa, capacidade de adiar gratificações… Mas querem o resultado, como o resultado que obtêm das suas acçoes é fiferente do que idealizam, criticam, usam o sarcasmo como forma de se justificarem, afinal, elas nao conseguem viajar porque compraram aquele carro ultimo modelo, foi uma escolha!
    Enfim, parece que é errado ser feliz, quando há tanta gente miserável né? Não é bem assim.

  120. Nossa, a verdade é que me sinto culpada com todos os comentários que recebo após minhas viagens e acabo me justificando, explicando o que não precisa ser justificado. Adorei o post. O próximo que me falar que “sou a pessoa que mais viaja no facebook deles” vou responder que as vezes ele está precisando fazer novas amizades!

  121. Nossa, a verdade é que me sinto culpada com todos os comentários que recebo após minhas viagens e acabo me justificando, explicando o que não precisa ser justificado. Adorei o post. O próximo que me falar que “sou a pessoa que mais viaja no facebook deles” vou responder que as vezes ele está precisando fazer novas amizades!

  122. É muito mais fácil criticar o outro do que correr atrás para ter o mesmo. Sei como é e já passei por isso também. Uma tristeza ver que o outro cobiça o seu ao invés de se sacudir e fazer igual. Já vi pessoas com maior poder aquisitivo fazer muito menos, por pura questão de escolha. Você tá é repleta de razão e, o melhor, de boas histórias e lembranças. 🙂
    Bjs, Bruna

  123. É muito mais fácil criticar o outro do que correr atrás para ter o mesmo. Sei como é e já passei por isso também. Uma tristeza ver que o outro cobiça o seu ao invés de se sacudir e fazer igual. Já vi pessoas com maior poder aquisitivo fazer muito menos, por pura questão de escolha. Você tá é repleta de razão e, o melhor, de boas histórias e lembranças. 🙂
    Bjs, Bruna

  124. Sofro do mesmo mal..kkkkkk. Não é mal não. Estou brincando. Foi a melhor experiência que vivi. Viajei sozinha pra 6paises e não falo uma frase em outra língua. Ouvi gracinhas, mas cá estou. Melhores momentos que vivi. Vamos nessa! Estou ansiosa pela próxima viagem.

  125. Sofro do mesmo mal..kkkkkk. Não é mal não. Estou brincando. Foi a melhor experiência que vivi. Viajei sozinha pra 6paises e não falo uma frase em outra língua. Ouvi gracinhas, mas cá estou. Melhores momentos que vivi. Vamos nessa! Estou ansiosa pela próxima viagem.

  126. Nossa…quer ser minha amiga???? rsrsrs Acredito nas mesmas coisas que você…. vou começar a fazer francês (no centro de línguas da prefeitura da minha cidade no próximo semestre) que é de graça por que amo a lingua e não porque isso irá me favorecer de alguma forma, Fui a Londres fazer intercambio sozinha sem meu marido e filha e fui alvo de criticas (veladas) de muita gente….quer saber não estou nem ai!!!! faço o que gosto do jeito que eu gosto se for ficar medindo tudo que falam você não sai de casa…Parabéns pelo seu modo de vida!!! bjs

  127. Nossa…quer ser minha amiga???? rsrsrs Acredito nas mesmas coisas que você…. vou começar a fazer francês (no centro de línguas da prefeitura da minha cidade no próximo semestre) que é de graça por que amo a lingua e não porque isso irá me favorecer de alguma forma, Fui a Londres fazer intercambio sozinha sem meu marido e filha e fui alvo de criticas (veladas) de muita gente….quer saber não estou nem ai!!!! faço o que gosto do jeito que eu gosto se for ficar medindo tudo que falam você não sai de casa…Parabéns pelo seu modo de vida!!! bjs

  128. adorei Mariana e me identifico demais com o que você escreveu. Eu tb adoro viajar,agora mesmo voltei de NYork, fui estudar passei quatro meses, investi tudo que tinha, não comprei roupas caras nem saí esbanjando dinheiro até porque não tinha, mas vi e conheci pessoas e lugares maravilhosos, fiz muitas amizades e melhorei o meu Inglês. Como você sei que muita gente me acha rica e esnobe, mas, não sou, sou apenas uma pessoa que faz escolhas de viver feliz com coisas que para outros é estranho.
    Adoro ter rodinhas nos pés e sair por ai viajando estudando outras línguas, e não estou nem ai para o que dizem , quem sabe de mim sou eu! Sou feliz assim. Continue viajando e sendo feliz! beijos, Lurdinha

  129. Maravilhosoooo o texto, me identifiquei total!!! Às vezes tb me sinto um peixe fora da água pq amoooo viajar! Na verdade para que todos nós possamos realizar nossos sonhos, temos que abrir mão de algo! A vida é uma questão de escolhas! Eu tb escolhi viajar!!!!
    Bjs, Bruna Aeppli (turista e turismóloga)

  130. Maravilhosoooo o texto, me identifiquei total!!! Às vezes tb me sinto um peixe fora da água pq amoooo viajar! Na verdade para que todos nós possamos realizar nossos sonhos, temos que abrir mão de algo! A vida é uma questão de escolhas! Eu tb escolhi viajar!!!!
    Bjs, Bruna Aeppli (turista e turismóloga)

  131. Concordo em género, número e grau..
    sempre gostei de viajar. Quando ainda trabalhava, guardava a minha grana e ia passar férias em outros
    Lugares. Hoje moramos fora e retornamos ao Brasil…. quando estamos fora também aproveita para
    Conhecer outros lugares. Viajar é viver!!!!

  132. Concordo em género, número e grau..
    sempre gostei de viajar. Quando ainda trabalhava, guardava a minha grana e ia passar férias em outros
    Lugares. Hoje moramos fora e retornamos ao Brasil…. quando estamos fora também aproveita para
    Conhecer outros lugares. Viajar é viver!!!!

  133. Perfeito! Vc falou exatamente o q acontece comigo e minha família.
    Adoramos viajar e planejamos isso com bastante antecedência, mas qdo dizemos para onde vamos sempre vem os comentários: Tá podendo, hein! Só rico vai p exterior com essa crise!
    Riquinha! ect
    O que não se dão conta é que todos tem as mesmas ou mais condições que eu e minha família, mas, exatamente como vc falou, compram BMW, querem ficar em Hotel 5 estrelas, vão de excursão, que é mto mais caro.
    Já estou acostumada com isso e nem me importo mais.
    As minhas escolhas são bem diferentes e me sinto mto feliz por isso. Deixe que pensam que sou rica, milionária, e sou, de conhecimento, experiências, cultura e mto mais.
    Virei sua fã. Abraços!

  134. Perfeito! Vc falou exatamente o q acontece comigo e minha família.
    Adoramos viajar e planejamos isso com bastante antecedência, mas qdo dizemos para onde vamos sempre vem os comentários: Tá podendo, hein! Só rico vai p exterior com essa crise!
    Riquinha! ect
    O que não se dão conta é que todos tem as mesmas ou mais condições que eu e minha família, mas, exatamente como vc falou, compram BMW, querem ficar em Hotel 5 estrelas, vão de excursão, que é mto mais caro.
    Já estou acostumada com isso e nem me importo mais.
    As minhas escolhas são bem diferentes e me sinto mto feliz por isso. Deixe que pensam que sou rica, milionária, e sou, de conhecimento, experiências, cultura e mto mais.
    Virei sua fã. Abraços!

  135. Perfeito.
    Também penso dessa forma, uma pena que eu não viajo mais por falta de tempo (e às vezes de dinheiro tb!) hehehe
    Mas defendo muito essa ideia de só não faz algo quem não quer, independente do que seja!

  136. Perfeito.
    Também penso dessa forma, uma pena que eu não viajo mais por falta de tempo (e às vezes de dinheiro tb!) hehehe
    Mas defendo muito essa ideia de só não faz algo quem não quer, independente do que seja!

  137. Adorei, e faz muito sentido, as pessoas estão presas num padrão de adquirir bens materiais e viagem se tornou item de luxo porque “nossa, você gastou um tanto de grana indo se divertir” pq hoje em dia o certo é trabalhar e trabalhar sempre mais, diversão fica sempre para um item de luxo

    http://www.pinkisnotrose.com/

  138. Adorei, e faz muito sentido, as pessoas estão presas num padrão de adquirir bens materiais e viagem se tornou item de luxo porque “nossa, você gastou um tanto de grana indo se divertir” pq hoje em dia o certo é trabalhar e trabalhar sempre mais, diversão fica sempre para um item de luxo

    http://www.pinkisnotrose.com/

  139. Isso! Eu trabalhava na maior agência de publicidade e Ribeirão Preto, e me demiti pra trabalhar por três meses em um hostel em Floripa. Estou dando uma volta ao mundo no mesmo lugar, e isso tem me deixado leve, e feliz. A maioria das pessoas não compreendem e julgam, e se eu fosse ouvi-las não teria saído do lugar e da depressão que eu estava. Está acabando a temporada e vou ter que voltar pra vida real, mas essa intensidade dos últimos dois meses e meio me fizeram aprender a viver muito mais o presente sem me lamentar sobre o passado ou ficar ansiosa com o futuro. Ó meu blog sobre experiências de viagem também: http://www.eksperyens.com

  140. Isso! Eu trabalhava na maior agência de publicidade e Ribeirão Preto, e me demiti pra trabalhar por três meses em um hostel em Floripa. Estou dando uma volta ao mundo no mesmo lugar, e isso tem me deixado leve, e feliz. A maioria das pessoas não compreendem e julgam, e se eu fosse ouvi-las não teria saído do lugar e da depressão que eu estava. Está acabando a temporada e vou ter que voltar pra vida real, mas essa intensidade dos últimos dois meses e meio me fizeram aprender a viver muito mais o presente sem me lamentar sobre o passado ou ficar ansiosa com o futuro. Ó meu blog sobre experiências de viagem também: http://www.eksperyens.com

  141. Só li verdades! Quer gastar com manicure toda semana, com sapato de 300 reais, trocar o carro todo ano? Cada um faz o que acha melhor com o seu dinheiro…
    No trabalho sempre me deixavam constrangida quando chegava próximo das minhas férias, faziam uma rodinha perguntando para onde eu ia “dessa vez”, daí me chamavam de rica, falavam que eu “tava podendo” durante uma semana… Mas o pior é que todos ganham o dobro ou triplo que eu!!! Mas agora já aprendi: não falo mais para onde vou (até para não jogarem mau agouro), bloquei todos das minhas redes sociais e vou por aí ser feliz!

  142. Só li verdades! Quer gastar com manicure toda semana, com sapato de 300 reais, trocar o carro todo ano? Cada um faz o que acha melhor com o seu dinheiro…
    No trabalho sempre me deixavam constrangida quando chegava próximo das minhas férias, faziam uma rodinha perguntando para onde eu ia “dessa vez”, daí me chamavam de rica, falavam que eu “tava podendo” durante uma semana… Mas o pior é que todos ganham o dobro ou triplo que eu!!! Mas agora já aprendi: não falo mais para onde vou (até para não jogarem mau agouro), bloquei todos das minhas redes sociais e vou por aí ser feliz!

  143. Concordo plenamente com tudo isso. Quando fiz uma viagem a Tunísia, muitos falavam isso mesmo e a maioria dos que falavam tem carro, moto potente e etc. Eles vam continuar falando, porque vou continuar viajando.

  144. Concordo plenamente com tudo isso. Quando fiz uma viagem a Tunísia, muitos falavam isso mesmo e a maioria dos que falavam tem carro, moto potente e etc. Eles vam continuar falando, porque vou continuar viajando.

  145. UFA! Desabafei através de seu texto. Infelizmente são poucas as pessoas com quem podemos compartilhar nossas viagens sem ouvir uma críticas e comentários desagradáveis. Adorei!

  146. UFA! Desabafei através de seu texto. Infelizmente são poucas as pessoas com quem podemos compartilhar nossas viagens sem ouvir uma críticas e comentários desagradáveis. Adorei!

  147. Perfeito!
    Passei minha Lua de Mel em Paris e Londres e o que eu mais ouvi foi: “Nossa, tá rica!” “Nossa, eu nunca fui e você vai?”
    Mas ninguém vê os sacrifícios que faz para tudo isso acontecer!

  148. Perfeito!
    Passei minha Lua de Mel em Paris e Londres e o que eu mais ouvi foi: “Nossa, tá rica!” “Nossa, eu nunca fui e você vai?”
    Mas ninguém vê os sacrifícios que faz para tudo isso acontecer!

  149. Nossa me vi nesse texto! É exatamente assim todas as vezes q eu e meu marido viajamos, “nossa vcs são muito chics hein”, “só viajam pra fora do país?”, sinto no tom das perguntas e exclamações os julgamentos, claro q não de todos… já cansei de toda vez explicar a mesma coisa, que n somos ricos mas trabalhamos duro e economizamos pensando sempre nas próximas férias, é só uma questão de escolha nossa.. adorei seu texto!

  150. Nossa me vi nesse texto! É exatamente assim todas as vezes q eu e meu marido viajamos, “nossa vcs são muito chics hein”, “só viajam pra fora do país?”, sinto no tom das perguntas e exclamações os julgamentos, claro q não de todos… já cansei de toda vez explicar a mesma coisa, que n somos ricos mas trabalhamos duro e economizamos pensando sempre nas próximas férias, é só uma questão de escolha nossa.. adorei seu texto!

  151. É verdade, se viajamos para a Europa então dizem que somos ricos e snobs, etc e tal.. Que mente essas pessoas tem?? São pobres de espírito!!!!

  152. É verdade, se viajamos para a Europa então dizem que somos ricos e snobs, etc e tal.. Que mente essas pessoas tem?? São pobres de espírito!!!!

  153. Certíssima Mariana!! Se Ser esnobe é aproveitar a vida com coisas que vão nos acrescentar algo, então eu também dou esnobe!!! Viajar não tem preço

  154. Certíssima Mariana!! Se Ser esnobe é aproveitar a vida com coisas que vão nos acrescentar algo, então eu também dou esnobe!!! Viajar não tem preço

  155. Amei o seu post e me identifico totalmente!!! Sou apaixonada por viagens e sempre que posso e o dinheiro permite procuro um novo destino para explorar, novas experiências para viver, outras culturas para conhecer e tantas coisas boas que só as viagens nos proporcionam! Também gosto muito de aprender idiomas, falo inglês fluente e estudo francês e italiano, duas paixões!! Entendo perfeitamente tudo que vc mencionou em relação à reação das pessoas à nossa forma de viver a vida e predileções. Eu mesma já vivi isso quando uma “amiga” com a qual viajei para a Europa comentou com uma outra amiga em comum que eu estava só me exibindo em Paris falando francês, sendo que estava apenas tentando ajudá-la pq nem inglês ela falava rsrsrs. Eu adoro meu estilo de vida e não ligo para os comentários dos outros, que são muitos!! Parabéns pelo trabalho e muitas e muitas viagens pra vc!!! Bjs

  156. Amei o seu post e me identifico totalmente!!! Sou apaixonada por viagens e sempre que posso e o dinheiro permite procuro um novo destino para explorar, novas experiências para viver, outras culturas para conhecer e tantas coisas boas que só as viagens nos proporcionam! Também gosto muito de aprender idiomas, falo inglês fluente e estudo francês e italiano, duas paixões!! Entendo perfeitamente tudo que vc mencionou em relação à reação das pessoas à nossa forma de viver a vida e predileções. Eu mesma já vivi isso quando uma “amiga” com a qual viajei para a Europa comentou com uma outra amiga em comum que eu estava só me exibindo em Paris falando francês, sendo que estava apenas tentando ajudá-la pq nem inglês ela falava rsrsrs. Eu adoro meu estilo de vida e não ligo para os comentários dos outros, que são muitos!! Parabéns pelo trabalho e muitas e muitas viagens pra vc!!! Bjs

  157. Amei sua postagem!
    Costumo dizer que sou uma viajante do tempo! Amo a Europa e já conheci muitos países e pretendo conhecer muito mais! Já passei por situações parecidas com várias descritas acima, mas ignoro os invejosos de plantão. Se tivesse coragem e dinheiro largaria o trabalho e passaria o resto da vida viajando!
    Também conheci alguns países na América do Sul e o México.

  158. Amei sua postagem!
    Costumo dizer que sou uma viajante do tempo! Amo a Europa e já conheci muitos países e pretendo conhecer muito mais! Já passei por situações parecidas com várias descritas acima, mas ignoro os invejosos de plantão. Se tivesse coragem e dinheiro largaria o trabalho e passaria o resto da vida viajando!
    Também conheci alguns países na América do Sul e o México.

  159. Vc definiu muito bem…
    Lembro aqui as últimas que usei quando enfrento esse tipo de comentário….
    Estava em vista no ap de um casal e ao receber a frase vcs só viajam, eu olhei pra tv tava no canal 876 kkkk aí indaguei qto vc paga de Net ?? 300 e pouco né bem ?? Respondeu ela e o marido fora os canais de futebol.
    Pois é….
    Outra, agora já preparando a minha nova viagem, alguém diz : ” ah não vou esperar o dollar baixar….” digo os bilhetes estão cerca de U$ 400 impensável nunca foi tão baixo e o Dollar tá mais baixo que a última vez que fui em Outubro….

  160. Concordo plenamente! Já ouvi isso de uma pessoa quando fiz uma viajem pela Europa. Ela tinha acabado de comprar uma calça de marca por 350 reais!!!! Não dou esse valor em um jeans nunca! Tenho outros objetivos….

  161. Concordo plenamente! Já ouvi isso de uma pessoa quando fiz uma viajem pela Europa. Ela tinha acabado de comprar uma calça de marca por 350 reais!!!! Não dou esse valor em um jeans nunca! Tenho outros objetivos….

  162. Vc escreveu tudo aquilo que penso. Sou casada com um italiano, vivi 8 anos em Turim. Temos uma vida muito simples, quase espartana, em um sítio que herdei do meu pai. Temos um agroturismo, onde faço a minha horta orgânica, crio cabras e faço queijos, pães caseiros e toda uma culinária muito natural. Não vamos a shoppings, baladas, ou frequentamos lugares caros. Fazemos questão de uma viagem no ano, sou fã do Airbnb e de voos low cost. Em todos lugares que vou garimpo coisas em brechós (adoro!!!!!!). E assim vamos enriquecendo nossas vidas de experiências e aventuras.

    • Que vida interessante, Luciana! Adorei saber sua história. Certamente essa riqueza de experiências é o que vale!!! E que delícia devem ser seus queijos e pães, deu água na boca só de ler! <3

  163. Mariana,
    Primeiro, parabéns pela abordagem do assunto!
    É isso mesmo, a melhor coisa que nossa sociedade sabe fazer é julgar! E é impressionante como valores são distorcidos ou socialmente criados ao ponto de nos fazer sentir mal por nossas escolhas que acabam por nos impor rótulos desse tipo! As vezes me pego sentido-me envergonhada ou pensando duas vezes se compartilho ou não uma foto de algum lugar bacana em que estive pelo que as pessoas irão pensar que sou, que tenho ou que posso. E todos esses pensamentos na maioria das vezes estarão distorcidos de tal modo que buscar a sua felicidade, fazer a sua escolha e seus sacrifícios para viajar o mundo te torna uma pessoa esnobe, arrogante, metida, que quer aparecer e por aí vai, sem falar no tá rica ( como se isso tb fosse algo ruim).
    Eu hoje aprendi a não ligar para o que vão pensar! Faço o que quero, escolho meu caminho e quem quiser que se incomode ou se divirta comigo e minha histórias!
    Beijos e viaje muito mesmo !

  164. Bom dia !!
    Amei esse post, e por incrível que possa parecer pessoas que tem mais condições financeiras que a gente conseguem sentir inveja de pessoas como nós que optaram gastar nossos dinheiros em viagens e não em carros novos, bolsas ou qualquer objeto que elas considerem importantes ;
    Mas hoje consigo entender que o que elas invejam é o nosso estilo de vida, o nosso espírito aventureiro, o desprendimento do acúmulo de bens matérias e isso hoje me deixa lisonjeada e me sinto mais feliz pois a minha felicidade não depende de coisas e sim de um simples passeio a um lugar desconhecido ou ate mesmo aonde eu ja tenha ido …ao contrário delas . Bjos

  165. Me identifiquei dentro deste contexto! Às vezes nem comento muito sobre viajens , para não ouvir este tipo de comentário , de quem não viaja. Eu amo viajar, sou simplesmente uma mochileira, que viaja sozinha ou acompanhada, tanto faz, o importante é IR. Lindo texto, diz tudo que sempre tenho em mente.Debora Leal.

  166. Oi, Mariana!
    Adorei seu texto. Viajamos muito, tbm, e ouço muito essa frase “tá rica…” Então muitas vezes a gente nem comenta, não compartilha sobe as nossas experiências.
    Então resolvi fazer um blog sobre minhas andanças por esse mundo.
    anamariabasso.blogspot.com.br
    Anda meio parado por falta de tempo, rs…. Preciso retomar. Visita lá!
    Parabéns belo blog!
    Abraços,
    Ana.

  167. Mariana, grata pela tranquilidade, bom senso de suas palavras…. e por nos permitir saber, atraves de teus post’s que existem muitas pessoas que pensam exatamente como nós. Que não somos tão”estranhos” assim…..rsss. Que você tenha saúde e proteção Divina para VIVER muitas outras experiencias e aventuras. Abraço!

  168. Pois é, Marina, você falou tudo o que eu penso, e o que tenho vivido ultimamente quando escolhi viajar ao invés de gastar com consumismo.
    Só que nem todos entendem isso.
    Viajar é ser chic para essas pessas. E com isso tenho percebido que minha afinidade com algumas pessoas está diminuindo a cada dia.
    Não compartilhamos as mesmas ideias.
    Então tenho encontrado pelo caminho, pessoas (como eu amantes por viagens), que entendem que viajar é muito mais que entrar num avião e simplesmente partir.
    E nessa de ter o espirito de explorar…conheci pessoas super legais que posso dizer ” amigos de infância que conheci na fase adulta”

    Mas o gosto por viajar me fez me apegar menos pelas coisas. Nada é definitivo. E fez me aproximar de pessoas que gosta e compartilha os mesmos momentos felizes, que é estar conhecendo um novo lugar.
    Beijos

  169. Eu sofro do mesmo mal! Hoje aprendi a entender que isso faz parte da nossa cultura. E se você estivesse rica, teria que se envergonhar por isso? O brasileiro é mesmo muito estranho né?
    Continue gastando seu dinheiro com tudo isso que você disse, porque dessa vida não se leva nada! 😉
    Lindo texto!

  170. Fou exatamente o q fiz na faculdade! Lembra Fabi que eu viajava muito? Troquei o carro q minha mãe queria me dar por uma viagem em alguma do mundo! Peru, Bolivia, Chile, Nepal, India, Tailandia, França…

  171. Você escreveu o que também está engasgado na minha garganta! Ano passado (2015) com meus 36 anos, pela primeira vez viajei para a europa. Infelizmente nunca imaginei que isso ia despertar tanta inveja inclusive de amigos próximos… Começaram a me julgar como patricinha (justo eu que até fome já passei na vida). Achei que as pessoas ficariam felizes por me ver realizar um sonho. Infelizmente não foi o que aconteceu (até fechei no Facebook meu album de fotos da viagem). O que essas pessoas não querem enxergar é eu fiz escolhas: não tenho filhos, não tenho carros, não comemoro datas festivas, não vou em salão de beleza, sequer tenho televisão na minha casa, abro mão de muitas coisas porque não quero coisas materiais e sim experiências de vida. Viajo usando couchsurfing (hospedagem solidária), quando viajo vou a pé por tudo, no máximo uso onibus. Tudo com mochilão nas costas. E ai tem gente que fica com inveja? Ahhhh por favor né! O tempo também está me apresentando novas pessoas, e algumas estão ficando para trás…

  172. Uhuuu, é isso mesmo!!! Também faço escolhas do tipo viajar a dar uma baita festa de aniversário, não critico nem condeno quem escolhe fazer mas não deixo de
    Achar um absurdo quem faz
    Festa pra pagar a perder de vista
    em um monte de suaves prestações e não tem
    Condições de pagar as contas. Enfim cada um faz suas escolhas, eu amo viajar e
    Isso sim me deixa rica!!

  173. Faço minhas as suas palavras! Você não tem ideia do quanto gostei do seu texto! Desejo-lhe saúde e sucesso…e muitas viagens!

  174. Eu abro mão se todo “luxo” para viajar taís como fazer unha, ir ao salão, ter faxineira, comprar roupas, etc. E, mais, eu viajo é para o Exterior, porque rico é quem viaja no Brasil onde tudo é caro: hotel, comida, lazer.

  175. Estou pela primeira vez lendo seu blog e me apaixonei por você; e agora, o que faço? 🙂 Brincadeiras à parte, parabéns pelo texto, Mariana. Sinto-me do mesmo jeito que você se sentia antes: isolado por ter uma cultura diferente da maioria. Amigos são poucos nesta vida!

  176. Mariana, sou de Recife. Ameeeeeeiiiii porque aqui mtos dizem que sou doida, fora todos os outros comentários que vc escreveu no post. Eu sempre viajo sozinha nas minhas andanças e, sinceramente, é qd eu me realizo. Amo viajar e vivo para isso. Tudo o que vc disse tb acontece comigo. Baladas praticamente n vou e tb troco por teatros e passeios mais baratos td pensando nas viagens. Mto bom ler seu texto. Parabéns. Tamo juntas. Xero

  177. Perfeito flor!
    Amei seu conceito, sua forma de pensar e concordo plenamente! 😉
    Meu sonho, viajar, conhecer novos lugares, pra me sentir melhor comigo mesmo e não melhor que os outros como estes pensam, pois na verdade não sabem de absolutamente nadaaa!

  178. EU ACHO QUE REALMENTE VC TEM RAZÃO, TUDO DEPENDE DAS ESCOLHAS. TAMBÉM ACHO QUE TEMOS NOSSOS MOMENTOS DE DESABAFO, VC ESTÁ CERTA, AINDA VOU FAZER VIAGENS DE CONHECIMENTO, COMO AS SUAS. NESSE MOMENTO MINHA ESCOLHA ESTÁ VOLTADA NA EDUCAÇÃO DE MEU FILHO, MAS LOGO, VOU PODER ALÇAR VOOS E TAMBÉM VAMOS TROCAR FIGURINHAS, POIS IREI RECORRER AO SEU BLOG PARA BUSCAR CONHECIMENTO E LAZER NESSE MUNDÃO MARAVILHOSO. BJS.

    • Silmara, é isso mesmo. Cada um com suas escolhas. Priorizar o filho nesse momento, mas com certeza tanto vc como ele ainda irão alçar voos maiores. E às vezes há opções de passeios legais perto da gente, na mesma cidade… já é uma forma de ‘voar’. Beijos e obrigada pela mensagem!

  179. Mariana, temos muito em comum aí…Também sou mineira, também moro no Rio, e tambem sofro deste mal relatado… Apesar de nao me importar tanto com os julgamentos porque tenho estas escolhas como a forma de ser feliz desde quando saí de casa bem nova para um intercambio e nunca mais voltei a morar em casa… Mas que esta escolha nos afasta de relações em uma sociedade que, predominantemente, escolhe tudo mais cômodo e menos cultural, isto é inegável… Me ensina onde e como encontrar companhias que se alimentam de descobertas de sensações, momentos, cheiros, sabores, paisagens e experiências como nós?
    Parabens pelo post!

  180. Caramba! Vc me representou agora! Me vi em seu texto, que na verdade não é mais seu….rsrsrsrs….é de tdos nós que passamos por isso. Parabéns! Shoooooow de bola.

  181. Poxa Mariana, fiquei emocionada ao ler seu texto! Me vi escrevendo essas palavras! Canso de ouvir a mesma coisa, principalmente vindo de pessoas que podem muito mais que eu, mas que não abrem mão dos restaurantes caros, das roupas de grife, carros novos. Não ligo para isso. Já conheci tantos lugares (muito mais do que eu imaginava) e tive algumas experiências inesquecíveis e emocionantes. Por isso, tenho muito orgulho de dizer que sou rica sim! Rica por viver essas experiências, rica pelo contato com tantas culturas e pessoas diferentes, rica pelas paisagens de tirar o fôlego, rica pelos belos sorrisos e pelas histórias que ouvi, rica até pelos perrengues. Bens materiais se vão, mas essas experiências são para sempre!

  182. A identificação com o texto foi imediata, pois já ouvi inúmeras vezes essas mesmas falácias sobre minhas viagens. Não abro mão daquilo que gosto de fazer que é viajar e descobrir coisas novas em meio aos momentos vividos pelas oportunidades que é uma boa viagem. Parabéns pelo texto.

  183. Oi Mariana, super me identifiquei com seu texto. Também adoro viajar e o que me faz diferente das pessoas que me relaciono. Alem de gostar muito de viajar, nunca pintei meus cabelos. Tenho 57 anos e nunca os pintei. Eu pareço um ET na visão das pessoas. Mas compartilho que a sua opinião. Parabéns pelo texto. Abraços.

  184. Eu sempre uso a seguinte frase ” Nao viajo porque sou rico, viajo porque planejo” isso ja desarma qualquer um, é facil listar os itens!! Perfeito seu texto!! Parabéns

  185. Texto perfeito! Me identifiquei muito…. descreveu muito bem como me senti várias vezes…
    Não me considero mto viajada, mas as pessoas que me conhecem me acham a mais viajada do mundo hahahaha, mas me apaixonei por viagem a alguns anos, e a paixão cresce a cada dia, é ótimo.
    E realmente as pessoas não entendem esse gosto, mas o fato de não entender não dá o direito de respeitar o gosto do outro, tem tantas coisas/preferências que tbm não entendo mas procuro sempre respeitar. Mas enfim parabéns pelo texto! Com cteza as pessoas que amam viajar se encontraram nele assim como eu. 😀

  186. Amei o texto! Super me identifiquei com você. Escuto isso sempre! Como as pessoas se incomodam com as nossas viagens… Volto de uma já pensando na próxima para desespero dos invejosos de plantão 😃

  187. Me identifiquei muito com o seu relato! Ouço sempre das pessoas que estou nadando em dinheiro. Que estou podendo. Entre outros comentários irônicos. Porém as pessoas esquecem que em nada contribuiram para as minhas viagens. Tudo foi com o fruto do meu trabalho. Meu esforço e a minha sede de conhecimento. Parabéns.

  188. Mariana, tu descreveu exatamente meus sentimentos em relação ao meio em que vivo…faço minhas as tuas palavras…parabéns pelo texto…amei!

  189. Olá penso exatemente como você! tbm sou essa “rica” que dizem.
    Mas amo viajar e conhecer coisas diferentes então não dou ouvido aos outros e aproveito minha vida.
    Não sou consumista, o que a maioria das amigas são, só gosto de comer bem e viajar por aí. Tudo de bom para você e continue assim RICA!!!

  190. Mariana,
    Concordo plenamente com você!!!
    Vi seu texto hoje e acredite, divulguei um texto semelhante no meu blog semana passada, enquanto estava em uma viagem. O texto foi escrito há meses e estava programada justamente enquanto eu viajava.
    Bjos e mais viagens!!!!
    Thais – Blog Love and Travel

    • Oi Thais! Conheço e acompanho seu blog. Inclusive minha próxima viagem é pra Portugal e tô adorando ver seus posts nas redes sociais. Obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado. Beijos

  191. Oi Mariana, tudo bem? Eu também sou blogueira de viagens e me identifiquei com o seu depoimento. No início, era muito difíci pra mim divulgar as minhas viagens pq viam como ostentação, o cúmulo do obsurdo! Aos poucos fui deixando de lado o que os outros achavam e perceber que eu poderia ajudar a minha tribo (viajantes) com boas dicas de lugares que já tinha passado.
    Ainda tenho que escrever bastante pra atualizar o meu blog pq já viajo há anos e só virei blogueira ano passado.
    Que bom que você também conseguiu superar seus medos e receios e hoje está fazendo um lindo trabalho.
    Bjao
    Dani Mi (@ninja_loira)

  192. Ótimo post. Esse tipo de coisa acontece comigo e minha esposa pois costumamos viajar bastante e algumas pessoas não entendem o fato de gastarmos bastante em nossas viagens. O meu filho tem o mesmo problema, ele trabalha na marinha mercante e fica um mês embarcado e outro de folga. Ele curte viajar e não tem carro (embora tivesse condições de ter um) e seus conhecidos ficam dizendo que ele é louco em ficar viajando e não ter um automóvel (que no Brasil é símbolo de status). Não sou rico, a cozinha do meu apartamento está precisando uma reforma, mas prefiro viajar enquanto tenho saúde e deixar para depois coisas que não são urgentes.

  193. Parabéns pelo post. Magnífico.
    Ao ler o texto, me enxergava explicando às pessoas o motivo pelo escolho viajar ao invés de comprar bens que não necessariamente estaria precisando.

  194. Mariana amei seu post! Também fui criticada por viajar em vez de ter carro do ano e outras “besteiras”!rs
    Meus pais levavam eu, irmão e irmã para conhecer outros estados num fusquinha e a barraca no bagageiro. Agradeço muito a eles! Hoje, nem ligo quando me perguntam como uma professora pode viajar para Argentina, Europa, Canadá, EUA, … Planejamento, economia…você sabe como é!Tudo bem que tenho parentes em alguns lugares e isso ajuda muito! Para me distrair e compartilhar com a família fiz um blog (Ginapsi). Sem compromisso, só quero curtir e “viajar na viagem”!
    Parabéns pelo post/Blog!
    Abç

  195. Excelente post, infelizmente o que foge do “comum” é luxo, pouco importa para essas pessoas o quanto custou viajar.

    Eu fiz escolhas e devido essas escolhas erradas acabei me complicando financeiramente mas me esforço dia a dia para me ajusta e viajar, estudo inglês e meu próximo idioma será o francês , comecei a aprender inglês para tentar alcançar um emprego fora do Brasil, mas aprender um outro idioma é muito mais que isso, é aprender uma nova cultura, novas pessoas, até mesmo formar novas amizades e isso é muito recompensador.

  196. Parabéns! Adorei seu texto, amei sua maneira de expressar. De fato, tem gente que se encomoda mesmo, mas, deixa prá lá, vamos ser feliz porque viajar é bom demais!!! Gde abço.

  197. Mariana, gostei muito do que vc escreveu e da forma como se colocou. Gostaria de dividir com vc, o lado oposto. Por vários motivos, inclusive de saúde, acho difícil viajar. E simplesmente não viajo. Mas a cobrança acho que é do mesmo tamanho e proporção. Como assim, vc não viaja???? Não conhece a Europa? Nao vai viajar nas férias????? Pois bem, por minha comodidade e vontade, não vou e pronto. Mas isso é uma escolha minha…. mas curto muito as viagens através de minhas amigas que viajam muito…. essa semana mesmo curti muito uma viagem, em tempo real que minha amiga fez para a Espanha. Estou com outra amiga em Paris e tenho uma queridona que mora na Alemanha. Curto muito quem tem esse espírito aventureiro e curioso. (Tenho até filha assim!!!!!). Mas não tenho vontade de viajar. Simples assim. Acho lindos os lugares que minhas amigas fazem videos e fotos e me mandam. Adoro conhecer tudo, mas não tenho vontade de ir lá. Estou rindo de imaginar quem adora viajar ler um depoimento desse…. nem precisa publicar. Só queria que vc soubesse que existe gente assim tbem!!!!!!! ( e sou igualzinha meu pai, que segundo ele, sempre teve “preguiça” de viajar!!!!!!

    • Renata, adorei seu comentário! Acho que o que incomoda, sejam os viajantes ou os não viajantes, é essa ‘patrulha’, né? Eu acho que cada um tem seus gostos e o importante é estar bem e feliz. Obrigada por escrever e compartilhar seu ponto de vista! =)

  198. Adorei a reportagem. Eu amo viajar e sempre meus amigos adoram dizer que estou rico . Sou metido e esnobe porque sempre que me perguntam sobre algum objeto que tenho, quando digo que comprei em lugar X, sempre dizem que quero me exibir. Mas paciência. É minha escolha e adoro. Parabéns. Abs

  199. É incrível mesmo como que as pessoas associam “VIAJAR MUITO” com “SER RICO”. Tanto que, quando tem alguma loteria acumulada, e perguntam para a população o que fariam se ganhassem o prêmio sozinha, a maioria diz que iria viajar pelo mundo afora…

    Passo por isto direto, só que agora mudei minha estratégia.

    Antes, me encontravam e já iam falando: “Nossa, você, ein, só viajando!!!”. Eu não gostava, ficava p* e colocava que não era assim, que trabalhava MUITO para viajar.

    Agora, mudei minha postura: Quando dizem: “Nossa, vc, ein, só viajando!!!”, eu respondo:

    “Sim, só viajando, Graças a Deus!”

  200. Farei um intercâmbio para Londres de um mês, em setembro deste ano. Na minha casa, apenas duas pessoas sabem. No trabalho, ninguém. E quando fui olhar se a data das minhas férias estava aprovada, uma colega perguntou qual seria o meu destino. Respondendo que “talvez” será o Reino Unido, outra colega disse: “cuidado para não ser barrada na imigração!”. Cara, que maldade! Não sei se fico com raiva ou pena. E sim, essas pessoas agem com pura maldade e inveja. Se soubessem o quanto batalhamos pra ir atrás desse sonho (nada barato), não ficariam aí vomitando merda. O pior disso tudo são pessoas que falam “me leva” e que ganha 3x mais do que você. Ué, é fácil: se organiza e se informa que dá certo direitinho. E como uma colega disse nos comentários: é nesse tipo de situação que você aprende a filtrar as “amizades”. Mas vamos que vamos! Nestes casos, fechar os olhos para esses abutres e divar em nossos destinos é o que mais importa!

  201. Mariana, muito obrigada por relatar sobre este assunto com tanta precisão, porque tenho as mesmas prioridades, inclusive estudar francês, e sempre ouço “Por que francês e não Inglês? Nessa idade? (tenho 62 anos), e só vai servir prá falar na França…… ” Aí vem a minha vingança : ” pq já falo inglês e espanhol, e não é só na França que se fala francês, ainda quero ir a muitos outros lugares que a língua oficial é o francês”.
    Agora mais que nunca acham que não só ganhei na loteria e sim fiquei riquíssima porque perdi meu marido e viajo mais do que sempre!
    Mas sabe o que eu penso na hora das falas? ” ôba! Estão me mandando energias positivas achando que estou rica, melhor do que mandarem energias negativas por eu ser uma pobre coitada “, pois também tenho um carro velho, não compro roupa de marca e se espantam quando digo ” comprei no camelô ou no Saara”!
    Enfim, adorei seu texto e vamos continuar com a nossa prioridade e beijinho no ombro para os invejosos!

  202. Beleza, mas quero ver fazer isso ganhando um salário mínimo, trabalhando 10h por dia de segunda à segunda.

    Viajar não é coisa de rico, mas também está longe do alcance da maioria das pessoas neste país.

  203. Oi Mariana, amei seu texto, identifiquei-me com ele. A não ser pela idade…rsrs…temos muuuito em comum. Por que mencionei a idade? Pois ouço frequentemente que não tenho mais idade (61) para fazer as viagens malucas que faço. Viajo muito, geralmente sozinha, nunca em excursão (respeito quem o faça) pois jamais me adaptaria a roteiros “arranjadinhos”, já andei à pé 13 km (10 deles numa estrada de terra totalmente deserta) sozinha, num dia de muito frio para chegar numa cidadezinha medieval que eu queria conhecer….e por aí vai! Viagem ao Centro de mim! Da Terra, desculpe Julio Verne, é para os fracos!!!
    Ah! faço curso de francês também!
    Ah! escuto frequentemente: tá podendo hein?
    Ah! não gasto em restaurante, cabelereiro, roupas caras…
    Gasto em Europass e B&B!!!
    Beijos e boas aventuras!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *