8 bons motivos para visitar o CCBB em Belo Horizonte

Em 2013 vários prédios antigos de Belo Horizonte, onde antes funcionavam serviços da administração pública do estado de Minas Gerais, se transformaram no Circuito Cultural Praça da Liberdade, com espaços de cultura, artes e lazer.

Um dos mais bacanas, na minha opinião, é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Eu já conhecia o do Rio de Janeiro (há também em São Paulo e Brasília) e sempre pensava que seria ótimo ter um em BH, porque acho super a cara da cidade! Se você ainda não conhece, veja alguns motivos para fazer uma visita:

CCBB BH

Tem ótima localização, perto de vários outros pontos interessantes

O CCBB fica na Praça da Liberdade, que sempre foi um dos meus lugares preferidos em Belo Horizonte. Linda, arborizada, cheia de flores (principalmente no outono/inverno, fica maravilhosa), cercada por prédios com arquitetura belíssima…

ccbb-praca-da-liberdade

Funciona em um pédio histórico lindo

O prédio onde hoje funciona o CCBB BH foi inaugurado em 1930 e já abrigou diversos serviços da administração pública, como a Secretaria do Interior, que anexara a antiga Secretaria de Segurança e Assistência Pública, e o Comando Geral das Forças Revolucionárias, durante a Revolução de 1930.

Em 2009 lá funcionava a Secretaria da Defesa Social e a Procuradoria Geral do Estado, quando começou a ser restaurado e adaptado para receber o CCCBB, inaugurado em em 27 de agosto de 2013.

A área construída é de aproximadamente 12.000m2 e o CCBB ocupa 8.000 m2 desse total. São 8 andares, dos quais 4restaurados e em funcionamento.

É um espaço de muita cultura

Os CCBBs são espaços para teatro, cinema, exposições, música, artes visuais, programas educativos, atividades para crianças, encontros literários.  Além de serem, por si só, lugares bonitos por fora e por dentro, daqueles que valem a pena conhecer nem que seja apenas pela construção.

predio-ccbb-bh

Tem uma programação bem variada

As apresentações e exposições costumam ter curta temporada, então estão sempre mudando…Por isso a dica é ficar sempre de olho na programação no site, nas redes sociais ou nos guias impressos que podem ser retirados no local.

Tem também um teatro

Conheci o espaço, que tem capacidade para 264 pessoas, na minha ida mais recente a BH, quando fui com colegas blogueiros de viagem da cidade – Destinos por onde andei, Pegadas na estrada e Blog que viagem – à pré-estreia com coquetel para convidados da peça “A língua em pedaços” (em cartaz até o dia 5 de setembro de 2016).

blogueiros-viagem-teatro-ccbb

Blogueiros de viagem com o elenco da peça

O texto é baseado na autobiografia de Santa Teresa D’Ávila, mais conhecida como Santa Teresa de Jesus, mulher cristã de coragem que enfrentou as acusações do inquisidor. Para quem quiser inspiração para um roteiro de viagem, do lado de fora da sala há painéis contando um pouco mais da história e mostrando as cidades por onde ela passou, na Espanha.

Recebe diversas exposições

ccbb-mondrianNessa mesma época estavam em cartaz duas exposições:

“Vidas Refugiadas”, com fotos e histórias que mostram o cotidiano de sete mulheres refugiadas que vivem no Brasil. Vai até o dia 4 de setembro.

E “Mondrian e o movimento de Stijl”, com obras do artista Piet Mondrian – pinturas, desenhos, fotografias, documentários, mobiliário – e outros nomes do movimento holandês De Stijl/O Estilo (1917-1928).

Logo na entrada uma réplica gigante da cadeira vermelha e azul de Gerrit Rietveld e um convite ao visitante a interagir com o objeto, sentando-se e tirando uma foto.

É de graça (ou quase)

E o melhor de tudo: as exposições são sempre gratuitas e as demais atrações têm preços bem camaradinhas (as peças, por exemplo, custam R$ 10,00, com meia entrada para clientes do banco e estudantes com carteirinha).

Conta com cafés e livraria

Dentro do CCBB fica o tradicional Café com Letras, um dos mais conhecidos de BH. Tem também o Sou Café – que, para combinar com a exposição do momento, está servindo um bolo inspirado nas obras de Mondrian. Não cheguei a experimentar, mas só de ver a foto já fiquei com vontade! E tem ainda uma livraria, a “Livraria da Praça”.

(Foto: Reprodução/Instagram @ccbbbh)

(Foto: Reprodução/Instagram @ccbbbh)

Serviço:
CCBB Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Funcionamento: de quarta a segunda das 9h às 21 horas
Redes Sociais: Facebook  e Instagram

Tour por Belo Horizonte

* Informações apuradas em Agosto/2016 e sujeitas a alterações.

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.