Aldeia do Papai Noel em Gramado, onde o bom velhinho existe de verdade

Preciso contar pra vocês: Papai Noel existe e já estive com ele. E foi na própria casa dele, com suas renas, seus cachorros, visitei até a fábrica de presentes! Duvida? Então vem comigo nesse post que você vai entender melhor.

História do Papai Noel

Uma das mais populares lendas sobre Papai Noel diz que ele mora num local frio e cheio de neve, é casado com a Mamãe Noel e se locomove em um trenó puxado por renas. Seu surgimento foi inspirado em São Nicolau, que desfez de sua riqueza distribuindo presentes de forma anônima no meio da noite, jogando-os pela chaminé das casas ou nas meias que ficavam penduradas para secar nas lareiras.

A partir daí surgiram muitas histórias, cheias de variações, que até hoje deixam muita gente na dúvida: Papai Noel existe mesmo? Eu acredito que sim, embora já tenha entendido (faz tempo!) que ele não vai à casa das pessoas na noite de Natal deixar um presente, por mais que a gente tenha se comportado bem. Mas a notícia boa é que é possível ir até ele em alguns lugares, até mesmo no Brasil, como na cidade de Gramado (Rio Grande do Sul).

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Instagram e no Twitter.

Aldeia do Papai Noel em Gramado

Thales com o Papai Noel

Thales com o Papai Noel

Essa é a moradia oficial do Papai Noel na América do Sul. Foi lá que encontrei pessoalmente o bom velhinho, durante a viagem que fiz com meus afilhados em 2015. Posso dizer que foi um dos lugares que mais me deixou encantada e, em alguns momentos, até emocionada! E olha que nem gosto de Natal.

O clima é tão intenso que a gente realmente mergulha nesse universo, de forma que fica até difícil não se perder na cronologia do calendário. Saí de lá pensando em que roupa usar no réveillon e só depois me toquei que ainda estávamos em julho. 😀 Sério!

O passeio começa com o próprio Papai Noel nos recepcionando na entrada. Depois a impressão é que encontramos vários deles ao longo do passeio. Como? Ilusão de ótica? Não! É que quase todos os funcionários usam roupas vermelhas e muitos têm a barba branca. Achei isso tão fofinho!

O espaço é amplo, com cenário típico europeu, pinheiros alemães centenários, e diferentes atrações. Veja algumas das principais.

Casa do Papai Noel

Original de 1940, em estilo bávaro, é toda lindinha, parece que você está dentro de um desenho animado. Cada cômodo superbem decorado, tudo cheio de detalhes e com temática natalina, da grande árvore na sala, as botas na beirada da cama, até o tapetinho do banheiro e a estampa do papel higiênico.

Casa linda por fora...

Casa linda por fora…

e por dentro…

Detalhes do banheiro.

Fábrica do Papai Noel

Há diversos brinquedos gigantes, alguns em movimento, como se fosse uma fábrica mesmo, além de um caderno em que cada visitante pode escrever o seu pedido – na estante ficam pilhas e pilhas de cadernos que já foram preenchidos. No fim da Fábrica há um mirante com vista para o Vale do Quilombo.

Fábrica do Papai Noel

Entrada da fábrica

Árvore dos desejos

Mais uma opção para quem quer deixar um pedido para o bom velhinho, escrito em um toquinho de madeira e pendurado nos galhos, que já estão lotados, difícil achar um espacinho.

Encontre o melhor hotel para se hospedar em Gramado! 
Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog:
    
    Booking.com

Chalé dos Ursos

Em estilo rústico, de madeira, com alguns ursos de pelúcia bem grandes e, no quarto, várias beliches onde todos os anos Papais Noéis de todo o país se hospedam durante uma convenção. Pirei nessa história! Pensa só que máximo um monte deles reunidos!!!

Dormitório dos Papais Noeis de todo o Brasil

Praça da Neve

Espaço onde tem uma família de bonecos de neve (que na verdade não são de neve, mas são muito fofos) e uma espuma caindo, simulando neve de verdade – cuidado para não escorregar! O cenário fica lindo e, quando fui tirar foto lá, eu até coloquei um gorro para não molhar o cabelo com espuma entrar no clima completo do inverno!

Você quer brincar na neve?

Animais

Renas de verdade, um veado – ou melhor, uma veada, a Natalina – cabras, cachorros da raça São Bernardo podem ser vistos em diferentes espaços da Aldeia.

Como se locomover

O acesso a cada local pode ser feito a pé – nada muuuito longo, é tranquilo – ou nos transportes que circulam lá dentro – o que é bem mais divertido. Há o Trenó Voador, o Monorail e o Trenzinho, sendo que os dois primeiros são suspensos, como se fossem bondinhos, e o terceiro é terrestre. O ingresso para os transportes é pago à parte (10 reais cada um).

Trenó Voador

Natal em Gramado

A Aldeia do Papai Noel funciona o ano todo, mas a cidade ganha um charme a mais entre o fim de outubro e o início de janeiro, quando acontece o famoso Natal Luz de Gramado. São 80 dias de programação e decoração voltadas para resgatar a essência do espírito natalino. Ainda quero voltar lá nessa época!

Serviço:

Aldeia do Papai Noel
Endereço: Rua Bela Vista, 353 Centro – Gramado/RS
Telefone: (54) 3286-7332
Funcionamento: Todos os dias, de 9h30 às 20h.
Ingressos: R$ 28,00 (adultos) e R$ 15,00 (crianças)
Mais informações no site.

Para ler ouvindo:

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

One thought on “Aldeia do Papai Noel em Gramado, onde o bom velhinho existe de verdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *