Entrada gratuita em 9 museus pelo mundo: veja dias e horários

Você sabia que alguns dos principais museus do mundo podem ser visitados gratuitamente em determinados horários ou dias da semana? Uma ótima forma de economizar durante as viagens, especialmente em tempos de crise econômica. Nessa lista, que faz parte da blogagem coletiva #viajandonacrise (veja mais dicas no fim do texto), coloquei alguns que já visitei no Brasil, Estados Unidos, França, Espanha, Itália e Inglaterra. Dá só uma olhada:

Museus gratuitos

Louvre – Paris, França

Gratuito no primeiro domingo do mês, de outubro a março. Nos demais dias, 15 euros.
Não fui no dia gratuito, porque fiquei pouco tempo na cidade, como contei aqui no meu diário de bordo de Paris, e não coincidiu de estar lá num domingo. Dizem que a fila é enorme (e deve ser mesmo, porque pagando já foi – fora o aglomerado para conseguir ver a Monalisa), mas se a ideia é poupar, vale a pena. Mais informações no site oficial.

MoMA – Nova York, Estados Unidos

Gratuito às sextas-feiras das 16h às 20h. Nos demais dias e horários, 25 dólares.
Fui na sexta e, embora estivesse muito cheio, achei ok, nada que atrapalhasse. A fila estava bem grande (ela já começa a se formar alguns minutos antes, então programe-se para não chegar depois das 16h), mas andava rápido, e não tive nenhum problema para apreciar as obras dentro do museu. Esse é apenas um dos vários programas gratuitos em Nova York. Mais informações no site oficial.

Já acompanha o blog nas redes sociais?
 Curta a página no Facebook e siga no Instagram e no Twitter.

Reina Sofia – Madri, Espanha

 

Gratuito às segundas, quintas, sextas e sábados de 19h às 21h e domingos de 13h30 às 19h. Nos demais dias e horários, 8 euros.
Fui no horário gratuito e foi bem tranquilo. Assim como no de NY, cheguei um pouco antes e a fila já estava se formando, mas, quando deu o horário de entrada, foi bem rápido. É lá que fica o famoso painel Guernica, de Pablo Picasso. Mais informações no site oficial.

Pinacoteca – São Paulo, Brasil

 

Gratuito aos sábados. Nos demais dias, 6 reais (inteira) e 3 reais (meia).
É um dos lugares mais legais que já fui em São Paulo. Tem obras lindas, além de esculturas no espaço externo e um restaurante bem bacana. E, ao contrário dos demais países, não havia nenhuma fila, mesmo sendo entrada franca. Uma pena que por aqui não haja tanta valorização dos museus. Mais informações no site oficial.

Museu D’Orsay – Paris, França

Gratuito no primeiro domingo do mês. Nos demais dias, 11 euros.
Também não fui no dia gratuito porque não coincidiu com o período que estive em Paris. Mas recomendo fortemente. Acho que gostei mais dele que do Louvre. Menor, mais organizado e com obras tão lindas quanto. Além de ficar numa antiga estação ferroviária, o que dá um charme a mais ao lugar. Mais informações no site oficial.

National Gallery – Washington, Estados Unidos

 

Gratuito diariamente.
Acho que foi o museu que mais gostei de visitar. É lindíssimo, as obras são maravilhosas – destaque para o auto-retrato de Van Gogh -, o espaço é incrível e tem uma área externa com esculturas. Fui em um domingo, fazendo um bate e volta de Nova York a Washington, e não achei tão cheio. Mais informações no site oficial.

Museu do Vaticano e Capela Sistina – Itália

Gratuito no último domingo do mês. Nos demais dias, 16 euros.
A visita passa pelo museu e termina na capela, onde um dos grandes destaque é o teto com a pintura de Michelangelo. Também não fui no dia gratuito porque não coincidiu e, mesmo pagando, estava lotadíssimo. Outra dica é ir com os ombros cobertos, caso contrário a entrada é barrada, como contei no post sobre o Vaticano. Mais informações no site oficial.

Inhotim – Brumadinho (MG), Brasil

Gratuito às quartas-feiras. Terças e quintas 25 reais, sextas, sábados, domingos e feriados 40 reais.
É o maior museu de arte a céu aberto do mundo, com cinco mil espécies de plantas, mais de 20 galerias e um dos maiores acervos de arte contemporânea. Fui em um dia pago (e contei tudo nesse post), mas, como o espaço é superamplo, acredito que mesmo que seja cheio no dia gratuito não deve atrapalhar a visita. Mais informações no site oficial.

Tate Modern – Londres, Inglaterra

Gratuito diariamente.
Todos os museus de Londres são gratuitos. Eu, desavisadíssima, não sabia disso quando fui e, como estava com grana curta (e como a Libra vale o equivalente a um rim), acabei deixando os museus de lado. Mais informações no site oficial.

Mais passeios gratuitos

museus-gratuitos-bc

Como eu havia dito lá no começo, esse post faz parte da blogagem coletiva #viajandonacrise São dicas de vários blogueiros indicando passeios e atrações para todos os gostos, que podem ser feitos sem gastar nada – ou quase nada – pelo Brasil e pelo mundo. Não deixe de conferir:

Casal Califórnia20 atrações gratuitas em Los Angeles

Pequenos pelo MundoPasseios gratuitos para crianças em qualquer lugar do mundo

Destinos por onde andei…Como aproveitar Nova York sem gastar nada ou muito pouco

Trilhas e Cantos20 atrações grátis em Madri, Espanha

Fourtrip5 trilhas no Rio de Janeiro e 3 ótimos motivos para fazer: faz bem a mente, ao corpo e ao bolso!

A Path to SomewhereComo aproveitar Londres sem gastar (quase) nada

#KariDesbravaComo se divertir no Rio sem gastar nada!

Tá indo pra ondeConhecendo Berlim sem gastar (quase) nada!

Apure GuriaParis de graça: 10 passeios imperdíveis

Gosto e ProntoO que fazer de graça em Orlando

D&D Mundo Afora8 atrações grátis para curtir com a família no Brasil

Por aí com os Pires10 atrações gratuitas no Rio de Janeiro

The World by Fon30 atividades grátis em Barcelona

ILoveTrip11 atrações imperdíveis (e GRÁTIS!) para curtir Santiago do Chile

O Melhor Mês do Ano 7 atrações grátis (e IMPERDÍVEIS) na América do Sul

Virando Gringa8 Museus Gratuitos em Amsterdam

A Li na AlemanhaSão Paulo de graça – 10 atrações imperdíveis para se divertir sem pagar nada

Cantinho de Ná O que fazer em Las Vegas de graça

Ligado em ViagemO que fazer de graça (ou quase) em Dubai

Viagens InvisíveisUm dia em Atenas de graça

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter2Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

21 thoughts on “Entrada gratuita em 9 museus pelo mundo: veja dias e horários

  1. A lista tá show! Já visitei o Reina Sofia no horário gratuito e não tinha muita fila, que costuma ser um problema nesses casos.

  2. Muito, muito bom! Tem muita gente que não sabe que praticamente todos os museus tem algum horário gratuito na semana… Adorei as dicas! E #chateada de ter pago (caro) para entrar em alguns deles, porque eu também não sabia dessa história! rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *