Ibirapuera é o melhor parque do mundo, segundo jornal inglês

O melhor parque do mundo é o Ibirapuera, em São Paulo! E não sou eu que estou dizendo. A afirmação é do jornal inglês The Guardian, que colocou o parque paulistano em primeiro lugar numa lista dos 10 mais, na qual estão, entre outros, o High Line, em Nova Iorque (quarto lugar), e o Parque Güell, em Barcelona (sétimo). Um dos fatores que pesou na escolha do jornal foi o fato de São Paulo ser uma cidade dura, cinza, sem praia, o que faz com que a área verde seja essencial.

A publicação destaca ainda o fato de o Ibirapuera ter sido projetado pelo arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx, que combinou inspirações cubistas e surrealistas com seu grande conhecimento da botânica nacional. Para o The Guardian, o Parque do Ibirapuera, que tem uma área de 221 hectares, é exuberante, às vezes misterioso e curvilíneo em todas as direções.

Já havia visto o Ibirapuera algumas vezes do alto, pois ele fica bem próximo ao Aeroporto de Congonhas. É realmente um “oásis verde” em meio à selva de concreto. Mas só estive lá uma vez, meio rápida na minha ida mais recente a São Paulo, e conheci apenas uma pequena parte dele. Fui num domingo de manhã, mas não muito cedo. Fazia um dia lindo, de sol, não muito quente, com um pouco de vento. Perfeito para aproveitar o parque, que estava lotado.

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Twitter e Instagram.

ibirapuera-melhor-parque-do-mundo-3Segundo um amigo mineiro que mora lá, o Ibirapuera é a praia dos paulistas. Pessoas se exercitando em caminhadas, corridas e bicicletas, andando de skate e patins, brincando com seus cachorros ou apenas apreciando a paisagem, que é realmente muito bonita. De alguns pontos, é possível ver o contraste do verde com os prédios ao fundo. E além da natureza, das pistas de corrida e ciclismo e das quadras esportivas, lá também tem museus, espaços para apresentações culturais, e outras atrações.

Melhores parques do mundo

A lista completa do The Guardian ficou assim:

1- Ibirapuera, São Paulo, Brasil
2- Buttes-Chaumont, Paris, França
3- Boboli Gardens, Florença, Itália
4- High Line, Nova York, Estados Unidos
5- Landschaftspark, Duisburg-Nord, Alemanha
6- Hampstead Heath, Londres, Inglaterra
7- Park Güell, Barcelona, Espanha
8- Summer Palace, Beijing, China
9- Olmsted Parks, Nova York, Estados Unidos
10- Birkenhead Park, Merseyside, Inglaterra

Mesmo não conheendo todos da lista, seria exagero da minha parte dizer que é o Ibirapuera é melhor do mundo, mas que vale a pena conhecer, isso com certeza vale!!!

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

One thought on “Ibirapuera é o melhor parque do mundo, segundo jornal inglês

  1. Nossa, super interessante essa lista do jornal britânico… mas eles pecaram ! Moro a vida toda em São Paulo, amo parques, e não acho que seja “o melhor” não… ele está no meio de um transito infernal e ar super poluído.. como tudo em São Paulo. Mas natureza é natureza, sempre bela! Lidas as fotos!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *