Igreja de Nosso Senhor do Bonfim na Bahia

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, ou Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, é uma das atrações turísticas mais famosas e procuradas de Salvador. Quando estive lá, fiz questão de conhecer.

A devoção ao Senhor do Bonfim foi trazida para a Bahia pelos portugueses, que construíram a igreja no alto da Colina Sagrada (Largo do Bonfim, s/n), durante o século 18, com estilo neoclássico e fachada em rococó, como as igrejas portuguesas da época, tudo mantido até hoje.

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Instagram e no Twitter.

Eu fui para visitar, sem a intenção de assistir a uma missa, mas acabei chegando no meio de uma (no site oficial é possível consultar os horários). Como estava bem cheio, esperei terminar para poder entrar e apreciar tudo com mais calma.

Detalhes do interior da igreja

Detalhes do interior da igreja

Fitinhas do Senhor do Bonfim

Um dos atrativos do local é o enorme portão com as grades lotadas com milhares de fitinhas coloridas. Arrume um espacinho e amarre a sua também, sem se esquecer de fazer um pedido! Vale a fé e vale também porque é lindo de ver, ainda mais quando bate um ventinho e elas balançam… Rende lindas fotos!!!

igreja-nosso-senhor-bonfim-bahia-fitinhas

Diz a lenda (e o site da igreja) que as fitinhas foram criadas em 1809 como uma lembrança típica de Salvador e mediam o equivalente à metade do comprimento do braço direito da imagem do Senhor do Bonfim que está no altar principal da igreja. Eram de seda, com detalhes dourados ou prateados, e usadas no pescoço. Com o tempo, outras pessoas foram aderindo e incrementando a superstição, assim surgiram os pedidos, os três nós, versões de várias cores, como são desde meados dos anos 60.

Encontre o melhor hotel para se hospedar em Salvador! 
Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog:
    
    Booking.com

Você vai encontrar gente vendendo em praticamente todos os outros lugares de Salvador, às vezes de forma bem insistente, mas o melhor lugar para comprar fitinhas do Senhor do Bonfim é no Mercado Modelo, onde custam mais barato.

Lavagem do Bonfim

igreja-nosso-senhor-do-bonfim-bahia-externaSímbolo do catolicismo, a igreja é também é palco de uma das maiores manifestações populares, que acontece sempre em janeiro, na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis (06/01): a lavagem das escadarias do Bonfim. A procissão reúne milhares de pessoas, todas vestidas de branco, cor de Oxalá.

O cortejo é comandado pelas baianas, com seus trajes típicos, que jogam água de cheiro e colocam flores nos degraus da igreja, ao som de músicas católicas e do candomblé. Eu amo o sincretismo religioso da Bahia!!! <3

Para ler ouvindo:
https://www.youtube.com/watch?v=LpUtMfXm68I

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *