Metrô de Nova York: dicas para se locomover sem erro

O metrô de Nova York é um dos maiores e melhores do mundo – pelo menos dos que já conheci. São nada menos que 24 linhas, que funcionam 24 horas, todos os dias, e atendem a toda cidade, em 468 estações, abrangendo Manhattan de ponta a ponta e também os bairros Bronx, Brooklyn e Queens.

A princípio essa engenhoca tão grande pode parecer complicada ou até assustar. Mas, quando você entende a forma como ela funciona, fica facinho. E olha que sou bem desorientada geograficamente – e é até engraçado como, ao contrário do que parece, sempre me saio bem nesses metrôs enormes e nunca me perdi em nenhuma cidade.

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Instagram e no Twitter.

Linhas do metrô de NY

metro-nova-york-entrada

Como eu disse, são 24 linhas. Cada uma delas tem uma cor diferente, uma letra é um número. Dentro das estações há sinalizações indicando para que lado ir para pegar o metrô que você precisa. É preciso ter atenção porque várias linhas passam na mesma plataforma, então é só ficar aguardando a sua.

No site do MTA (Metropolitan Transportation Authority) é possível ver um mapa do metrô de Nova York, que reproduzi em partes abaixo. (Clique aqui para ver na íntegra – é interativo).

http://marianaviaja.com/wp-content/uploads/2017/06/metro-nova-york-como-usar.jpg

Aplicativos úteis

Dois aplicativos vão ser seus melhores amigos para se deslocar na cidade. Os dois são gratuitos e funcionam off-line, então não tem erro.

Um é o Maps.Me, superútil em qualquer viagem. A dica é baixar o mapa do destino antes de viajar, assim ele já vai estar funcionando quando você chegar. Depois, é só colocar o ponto de origem e de destino que ele te mostra o trajeto, como um GPS mesmo. No caso do trajeto de metrô, é só ver os nomes das estações mais próximas… e aí mudar para o outro app, que é o NYC Subway.

O NYC Subway tem todas as linhas e estações do metrô, com suas respectivas cores e nomes. Depois que já tiver visto qual a estação de embarque e/ou de desembarque, basta jogar o nome no campo de busca e ver que linha pegar. E em que sentido (nome da estação final da linha).

Aqui um print dos dois que mostra um pouquinho como eles são – na ordem: mapa aberto, mapa específifo (Metropolitan) e metrô.

mapas-metro-nova-york

Metrô mais barato

Uma boa dica para economizar no metrô de Nova York é, logo que chegar na cidade, comprar o MetroCard. Esse cartão vale por um determinado número de dias a ser escolhido no momento da compra, que é feita em maquininhas dentro de cada estação (compre na primeira que entrar).

Eu escolhi o ilimitado de sete dias, período que fiquei por lá. Ele custou cerca de 30 dólares e usei até o fim da viagem. O preço do metrô de Nova York é US$ 2,50 o bilhete unitário. Então, se fizer uma comparação com o quanto seria gasto por dia, faz uma diferença bem grande no bolso.

* Imagens: Pixabay

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *