O que fazer em Porto Alegre? Dicas e pontos turísticos

Quando eu era criança, meu padrinho Beto foi a Porto Alegre e, de lá, mandou um cartão-postal. Era uma carta enigmática, daquelas escritas com desenhos pra gente (no caso, eu e minha irmã) decifrar. Lembro até hoje da frase “vi nuvens”. Acho que deve ter sido a primeira vez que ele andou de avião… Fato é que desde então fiquei com isso na cabeça e sempre respondia “Porto Alegre” nas brincadeiras de “qual lugar você sonha conhecer”.

Aí cresci, comecei a ter a possibilidade real de viajar, mas é tanta praia linda, tanto destino cheio de cultura, tanto sol, tanto lugar incrível, e o que tem para fazer em Porto Alegre mesmo? Foi basicamente isso que todo mundo me perguntou quando eu resolvi, enfim, passar uns dias lá. A resposta é: tem muita coisa!

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Twitter e Instagram.

Turismo em Porto Alegre

Fiz alguns passeios por minha conta e outros pelo ônibus turístico, naquele esquema de poder embarcar e desembarcar cinco vezes. Ótima opção para conhecer os lugares que ficam mais distantes. Meu roteirinho ficou mais ou menos assim:

Santander Cultural
Prédio histórico que foi transformado num espaço com exposições, oficinas e outras atividades.Quando fui, a exposição era sobre o escritor Moacyr Scliar. O Santander Cultural é hoje uma referência na cidade. Fica na Praça da Alfândega, que é muito bonita.

pontos-turisticos-porto-alegre-quintana-drummondEstátuas de Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade
Meu conterrâneo visitando o amigo gaúcho. Os dois ficam em um banco no meio da mesma praça, sempre tem gente por lá tirando fotos. Como não amar, gente? Sentei pra bater um papo também.

Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Chamado pela sigla, MARGS (acho bonitinha a pronúncia, ainda mais com sotaque), também fica na Praça da Alfândega e bem perto do anterior. O bom desse circuito cultural é que dá para fazer todo a pé.

Theatro São Pedro
É o mais antigo da cidade e, durante o dia, é aberto à visitação. Não a sala de espetáculos, mas os espaços com exposições sobre a história do Theatro São Pedro. Adorei! Inclusive tentei comprar ingresso para um festival que estava acontecendo, mas já estavam esgotados. =/

Catedral Metropolitana
Praticamente em frente ao Theatro, mas do outro lado da enorme Praça da Matriz. Em estilo renascentista, a Catedral de Porto Alegre é linda por fora e por dentro.

Casa de Cultura Mário Quintana
Ao contrário do que o nome possa sugerir, não é a residência onde o escritor gaúcho morou nem um local dedicado a ele (mas tem uma espaço que reproduz seu quarto). A Casa de Cultura Mário Quintana é um antigo hotel transformado para receber programas culturais no geral. Um dos espaços é dedicado à memória da também gaúcha Elis Regina, com discos, objetos, fotos e reportagens.

pontos-turisticos-porto-alegre-casa-mario-quintana

Mercado Público
Fui de ônibus comum no primeiro dia para conhecer o local, que tem de tudo um pouco: souvenirs, alimentos, etc. No outro dia, como já sabia chegar, fui novamente até o Mercado Público (foto principal no início do texto) e peguei o ônibus turístico lá, onde tem um ponto de vendas para comprar o ticket.

Praça XV
Uma das mais antigas da cidade, é onde fica o Mercado Municipal. Foi lá que começou o circuito do ônibus turístico.

pontos-turisticos-porto-alegre-usina-do-gasometroUsina do Gasômetro
É uma antiga usina de geração de energia – curiosamente a carvão, não a gás – que hoje abriga várias galerias onde há mostras temporárias, além de ser um espaço de referência para companhias de teatro e dança. Do último andar tem-se uma vista belíssima, pois fica às margens do Rio Guaíba. E bem ao lado tem uma estátua de Elis Regina.

Fundação Iberê Camargo
Um dos principais museus da cidade, possui acervo permanente do artista que dá nome ao local, além de exposições itinerantes. A construção da Fundação Iberê Camargo é diferente e muito bonita, também em frente ao Rio Guaíba.

Feira de artesanato
Aproveitei os dias na cidade para encontrar o Cris Metz, um amigo gaúcho queridíssimo, que me levou a uma feirinha superbacana e tradicional que acontece aos domingos. Se não me engano, é no Parque Farroupilha.

Acampamento Farroupilha
Acontece no mês depontos-turisticos-porto-alegre-acampamento-farroupilha setembro, coincidentemente a época que eu estava lá. No Parque da Harmonia, bem perto do Gasômetro, gaúchos literalmente montam acampamento de forma tradicionalista, como na época da Revolução Farroupilha: chão de terra, animais soltos (alguns presos), carne sendo assada, chimarrão. Tudo de forma bem rústica mesmo. Nas barracas do acampamento é possível comprar comida e bebida. A Semana Farroupilha é a época de celebrar o orgulho gaúcho (isso inclui andar vestido de bombacha pelas ruas). Achei bem diferente. Interessante de ver.

Sobre o ônibus turístico de Porto Alegre, existe outra linha que faz um trajeto sem paradas, apenas para quem quer ver as paisagens da cidade. Essa linha vai até o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que eu gostaria de ter conhecido, mas como ficava longe, optei pelo roteiro tradicional. Também faltou conhecer os estádios do Beira Rio (esse passei em frente e vi) e o Olímpico (só vi do avião). Sou fã do futebol gaúcho!

Para ler ouvindo:

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

One thought on “O que fazer em Porto Alegre? Dicas e pontos turísticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *