obras-niemeyer-no-brasil

9 obras de Oscar Niemeyer para conhecer no Brasil

O arquiteto Oscar Niemeyer foi um dos grandes nomes – senão o maior – da sua área. Em seus 104 anos de vida (ele faleceu em 2012), fez obras icônicas e deixou sua marca em diversas cidades brasileiras, tanto na arquitetura, como esculturas, desenhos, mobiliário, entre outras. Listei aqui algumas que já conheço no Brasil e que estão entre as minhas preferidas.

Curta a página do blog no Facebook!

Principais obras de Oscar Niemeyer

Catedral de Brasília (DF)

Escolhi a Catedral porque é a que acho mais bonita. Mas são muitas as obras de Niemeyer na capital brasileira. Afinal, o arquiteto foi um dos responsáveis por elaborar o projeto de construção da cidade.

obras-niemeyer-catedral-brasilia

 MAC em Niterói (RJ)

A ideia do arquiteto ao construir o Museu de Arte Contemporânea era fazer uma uma forma circular, abstrata, sobre a paisagem, como uma obra suspensa com vista sobre o mar. No interior, algumas paredes de vidro também proporcionam uma bela vista.

obras-niemeyer-mac-niteroi-rj

Museu do Olho em Curitiba (PR)

O nome oficial é Museu Oscar Niemeyer (MON), mas o local ganhou o “apelido” por causa de seu formato, que realmente lembra um olho. A estrutura de concreto e vidro foi feita aproveitando as instalações de uma antiga escola, que também era um projeto do arquiteto.

obras-niemeyer-museu-curitiba

Igreja da Pampulha em Belo Horizonte (MG)

Todo o conjunto arquitetônico da Pampulha, recentemente tombado pela Unesco, foi projetado por Niemeyer por encomenda do então prefeito Juscelino Kubitscheck. O ponto mais conhecido é a Igreja de São Francisco de Assis, às margens da lagoa, com formas inusitadas.

Estação Cabo Branco em João Pessoa (PB)

É um espaço que mistura arte, ciência, cultura e tecnologia. Sua arquitetura fez com que se tornasse um dos mais conhecidos cartões-postais da cidade. Do terraço é possível ter uma vista panorâmica.

obras-niemeyer-joao-pessoa

Faça sua reserva para se hospedar em qualquer cidade do Brasil! 
Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog:
    
    Booking.com

Edifício Niemeyer em Belo Horizonte (MG)

É um dos prédios que mais chama a atenção na Praça da Liberdade – ele fica na esquina com a Avenida Brasil. A fachada toda tem curvas sinuosas que fazem referência às serras do estado de Minas Gerais.

obras-niemeyer-praca-liberdade-bh

Palácio do Planalto em Brasília (DF)

Outra entre as obras da capital que eu acho linda. O prédio com colunas que, nas palavras do arquiteto, são “leves como penas pousando no chão”, é onde fica o gabinete oficial da presidência da república.

obras-niemeyer-palacio-planalto-brasilia

 

 

Marquês de Sapucaí Rio de Janeiro (RJ)

O pórtico com o estilo curvilíneo característico do arquiteto fica na dispersão da passarela onde acontecem os desfiles das escolas de samba. É uma de suas obras mais conhecidas mundialmente.

obras-niemeyer-sambodromo-sapucai

Edifício Copan em São Paulo (SP)

Um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, fica no centro da cidade, tem 35 andares e, assim como outras obras de Niemeyer, tem traços sinuosos. É considerado o maior edifício residencial da América Latina, mas possui também salas comerciais.

obras-niemeyer-copan-sao-paulo

* Foto MAC: By Marcio Sette, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=55074678

* Foto Marquês de Sapucaí: By Tomaz Silva/Agência Brasil – http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/foto/2016-02/beija-flor-de-nilopolis-desfila-na-sapucai, CC BY 3.0 br, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47095073

* Foto Copan: By I, Rhcastilhos, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2292621

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook22Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

10 thoughts on “9 obras de Oscar Niemeyer para conhecer no Brasil

  1. Oi, Mari!
    Sou apaixonada pelas ‘linhas curvas’ das Obras de Niemeyer e já consegui visitar quase todas as indicadas no post. Ainda tem a Casa de Baile, em BH, que é super interessante também! Brasilia está na minha mira e não sabia mesmo desta obra em João Pessoa!
    Bj

  2. O Niemeyer é realmente um nome maior na arquitetura, é justo que os brasileiros se orgulhem dele. Já conheço vários desses edifícios, mas tenho muita pena de não conhecer o MAC. O prédio Copan em S. Paulo já é muito antigo não é? Li algures que está a ser restaurado.
    Abraço

  3. Sempre ouvi falar do Niemeyer como um dos grandes arquitectos do mundo contemporâneo. Se um dia viajar até ao Brasil, farei questão de visitar algumas das suas obras primas! Abraço desde Portugal.

  4. Tenho muita vontade de conhecer o Copin, mas também fiquei impressionada quando soube que ele construiu um auditório musical na Costa Amalfitana. Infelizmente no dia em que fui peguei um temporal de granizo e não pude chegar até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *