Visita ao Sítio do Picapau Amarelo em Taubaté

Marmelada de banana. Bananada de goiaba. Goiabada de marmelo… Que criança não sonha visitar o Sítio do Picapau Amarelo? Eu sou fã da obra de Monteiro Lobato desde muito pequena, primeiro pela TV, depois pelos livros. Tenho até hoje e guardo com todo carinho a coleção completa que ganhei aos 5 anos.

Onde fica o Sítio do Picapau Amarelo

E esse mundo mágico onde boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente e o sol nascente é tão belo existe de verdade. Fica na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, que é a cidade natal do autor, mais precisamente no sítio onde ele foi criado.

(Foto: www.facebook.com/museumonteirolobato)

(Foto: www.facebook.com/museumonteirolobato)

Estátua de Monteiro Lobato com alguns personagens na Rodoviária de Taubaté

Estátua de Monteiro Lobato com alguns personagens na Rodoviária de Taubaté

Como minha irmã já morou lá e hoje mora em uma cidade vizinha, já fui ao Sítio algumas vezes. Em um amplo espaço ao ar livre, com muito verde, árvores frutíferas, parquinho, coreto e estátuas dos personagens mais famosos, fica um casarão colonial onde está o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, com acervo sobre o autor e exposições temporárias de artistas regionais. Os personagens ficam passeando pelo sítio, brincando, apresentando as dependências aos visitantes e podem (devem) ser abordados sempre que alguém quiser.

Nos fins de semana há apresentação de teatro às 11h e às 16h se houver público de no mínimo 20 pessoas. E também oficinas de desenho, contação de histórias… A programação completa de cada mês sempre é disponibilizada no site oficial.

O passeio ao Sítio do Picapau Amarelo é gratuito e o local funciona de terça a domingo de 9h às 17h. Para visitas em grupos e excursões é preciso agendar com antecedência pelo telefone (12) 3625-5062.

Já acompanha o blog nas redes sociais?
 Curta a página no Facebook e siga no Instagram e no Twitter.

Para ler ouvindo:

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *