world-of-discoveries-porto-portugal

Revivendo as descobertas portuguesas no World of Discoveries, no Porto

“Terra à vista”. Foi o que gritou Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500 ao avistar o que foi chamado por ele de Monte Pascal, na região onde hoje fica a cidade de Porto Seguro, na Bahia. “A terra em si é de muito bons ares, e águas são muitas, infindas” dizia a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu contando sobre o novo lugar ao qual haviam chegado. Estou falando, é claro, do descobrimento do Brasil, como você possivelmente já deve ter percebido… Assim espero! 😛

Diz a lenda (e os nossos livros de história) que os portugueses queriam chegar à Índia, mas o caminho tortuoso dos mares acabou os levando às novas terras. Já uma das versões que ouvi em Portugal diz que eles já sabiam que essas terras existiam, mas não podiam revelar por causa de uma trato com os espanhóis sobre a linha onde dividiriam o pedaço de cada um – mais tarde firmado no Tratado de Tordesilhas, lembra?

Curta a página do blog no Facebook!

 

 

Todas essas experiências podem ser vividas de verdade em um lugar que eu amei conhecer. O World of Discoveries, no Porto, em Portugal. O museu e parque temático tem como tema os descobrimentos, como o próprio nome diz (em português, “Mundo dos Descobrimentos”).

World of Discoveries

world-of-discoveries-porto

Comecei o passeio com um almoço no restaurante Mundo dos Sabores, que faz parte do espaço Eu escolhi o carro-chefe da casa: bacalhau com batatas e vinho (do Porto, lógico, de onde mais seria?) para acompanhar.

Em seguida fui atendida pelo Marcos, que foi meu guia. E todos os funcionários trabalham caracterizados com roupas da época. Isso ajuda a ambientar ainda mais a experiência, que já é muito bacana, principalmente para quem é de algum país que tem essa ligação com os descobrimentos portugueses.

No início, há mapas, globos, de diferentes épocas, mostrando como o mundo era visto em cada uma delas. Tudo de forma interativa, com luzes, textos…

world-of-discoveries-porto-frase

world-of-discoveries-porto-globo

world-of-discoveries-porto-painel

E há várias maquetes, réplicas de instrumentos, das caravelas, personagens em tamanho real e com movimentos/falas, e outros atrativos que tornam o passeio mais interessante.

O guia ainda complementa com explicações – eu, que adoro conversar, perguntar e que adoro esse tema, amei. As visitas guiadas duram cerca de 1h30, então super dá tempo para ver – e entender – tudo com calma.

world-of-discoveries-porto-bonecos

Homens analisando os mapas…

world-of-discoveries-porto-desenhos

Desenhos estratégicos

Em seguida há um espaço que recria com perfeição uma navegação da época, cheia de detalhes, é como se realmente a gente estivesse dentro dela.

Toda a estrutura, mobiliário, instrumentos, alimentos, roupas, homens trabalhando (ou descansando) e até uma armadura que dá para vestir e tirar foto. Muito muito legal mesmo!

world-of-discoveries-porto-navio-1

Interior de uma embarcação da época

world-of-discoveries-porto-navio-2

Pausa para um cochilo

world-of-discoveries-porto-camas

Claustrofobia dessas camas!!!

world-of-discoveries-porto-armadura

Alguns trabalhando e euzinha pronta pra luta

Navegações portuguesas

No fim, entrei numa caravela – tá, era um barquinho de brinquedo, mas nessa hora minha imaginação já estava longe – para fazer o trajeto das navegações portuguesas.

Com um fone de ouvido, a narração (com opções em diversas línguas) vai contando toda a história e como a foi a chegada em cada um dos lugares, enquanto o barco vai passando pelo mar artificial que corta os cenários da história.

world-of-discoveries-porto-camelo

world-of-discoveries-porto-animais

world-of-discoveries-porto-dragao

world-of-discoveries-porto-oriente

As fotos mostram um pouco desses cenários, todos são hiper bem-feitos. Natureza, animais, construções, pessoas, enfim… Recriam tudo com perfeição, incluindo aí também iluminação, sonoplastia e até turbulência na navegação. É uma sensação incrível!

Teve um momento em que eu estava lá navegando e viajando no tempo, quando ouvi um barulho e tomei o maior susto! Era um gorila!!! 😀

world-of-discoveries-porto-gorila

Queria escrever a onomatopeia do grito do gorila, mas como?

Tudo isso meio que pra gente sentir o que os navegadores sentiam quando estavam desbravando o mundo sem saber o que os esperava em cada lugar.

O mais legal (para mim, né?) é quando o barco chega às terras brasileiras. Uma parte da nossa história, que é parte da história deles também. <3

world-of-discoveries-porto-americas

Reconhece esse cenário?

world-of-discoveries-porto-indios

Índios brasileiros

Serviço:
World of Discoveries Museu Interativo & Parque Temático
Endereço: Rua de Miragaia 106, em frente à Alfândega do Porto.
Funcionamento: 10h às 18h (última entrada 17h30) e nos fins de semana 10h às 19h.
Valor: 14 euros. Mais informações no site.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *