#MaisFelizNoRio – 10 lugares pertinho da capital para fazer um bate e volta

bate-e-volta-rio-de-janeiro

Que o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa e cheia de encantos mil não é nenhuma novidade né? Isso é o que atrai tantos turistas e faz com que ela seja a cidade mais visitada do país. Mas, além das famosas atrações da capital, as cidades vizinhas também têm vários atrativos, seja na serra ou no mar. E o melhor: muitas podem ser conhecidas em um bate e volta.

Esse texto foi atualizado como parte do projeto #MaisFelizNoRio,
que mostra coisas, lugares, pessoas, momentos, que inspiram na Cidade Maravilhosa.
Clique na hashtag para saber mais.

Bate e volta no Rio de Janeiro

Niterói

As praias mais famosas da cidade são Itacoatiara e Camboinhas. Outros bons programa para fazer em um dia são a Fortaleza de Santa Cruz e o Caminho Niemeyer, com obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Destaque para o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Distância: 15 km. Como chegar: de ônibus,que passam por diversos bairros do Rio, ou barca na Praça XV. Duração: 20 minutos.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-niteroi

Curta a página do blog no Facebook!

Paquetá

Parece uma cidade do interior, com uma praça, uma igreja, pessoas andando de bicicletas e até charretes (carros não circulam). A ilha tem um cenário bucólico e apenas 7,5 km de área, o que torna possível conhecer praticamente tudo em um dia. O mais legal é andar observando as belezas naturais e a vista da Pedra da Moreninha e do Mirante do Morro da Cruz. Distância: 17 km. Como chegar: de barca, saindo da Praça XV. Duração: 50 a 70 minutos.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-paqueta

Petrópolis

Em um bate e volta é possível conhecer o Museu Imperial (local onde a família imperial viveu e que possui grande acervo da época), fazer um tour por uma das cervejarias da cidade e, ainda, visitar o Museu Casa de Santos Dumont. Se der tempo, vale passar pelo Palácio Quitandinha e a Rua Tereza, famosa pelas lojas de roupas. Distância: 67,5 km. Como chegar: ônibus da viação Única Fácil. Duração: 1h30.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-petropolis

Teresópolis

Destino ideal para ugir do calor do Rio e aproveitar um clima de montanha. Os atrativos naturais são os pontos fortes: o Dedo de Deus, o Lago da Granja Comary (famosa por ser o local onde a Seleção Brasileira treina) e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com trilhas e cachoeiras. Na área urbana há a Feira do Alto e a
tradicional Villa Saint Gallen. Distância: 96 km. Como chegar: ônibus da viação Única Fácil. Duração: 2h.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-teresopolis

Cabo Frio

A Praia do Forte é a mais mais estruturada, com calçadão e, na rua principal, diversos restaurantes. Lá fica o Forte de São Mateus, interessante para ser visitado e de onde se tem uma bela vista! Outra praia linda é a das Dunas. Não muito longe fica o Boulevard Canal, de onde saem passeios de escuna. De lá chega-se ainda à Rua dos Biquínis, com lojas de trajes de banho. Distância: 156 km. Como chegar: ônibus da viação 1001. Duração: 3h.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-cabo-frio

Arraial do Cabo

A cidade é tranquila e ótima para quem quer relaxar. As praias mais conhecidas são o Pontal do Atalaia e Praia Grande. E a cor do mar é de deixar qualquer pessoa impressionada de tão azul e transparente! Em um bate e volta é possível fazer um passeio de barco. Mas prepare-se: assim como em Búzios e Cabo Frio, as águas são geladas! Distância: 164 km. Como chegar: ônibus da viação 1001. Duração: 3h.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-arraial

Angra dos Reis

É uma região com muitas ilhas e, por isso, o grande atrativo é fazer passeios de barco para conhecer algumas delas e admirar as paisagens incríveis. Em alguns passeios há paradas para mergulho com snorkel, em outros para trilhas que levam a praias e, ainda, para almoçar em restaurantes à beira-mar. Um dos pontos mais conhecidos é a chamada Lagoa Azul. Distância: 169 km. Como chegar: ônibus da viação Costa Verde. Duração: 3h.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-angra-dos-reis

Búzios

A cidade possui mais de 20 praias – ou seja, impossível conhecer em um dia só. Escolha entre as mais famosas – Geribá, Ferradura, Tartaruga, Azeda e Azedinha. Vá também à Rua das Pedras, no centro, cheia de lojas e bares. No fim dessa rua está a Orla Bardot, nome em homenagem à atriz Brigitte Bardot, que frequentava a cidade e tem até uma estátua no local. Distância: 176 km. Como chegar: ônibus da viação 1001. Duração: 3h.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-buzios

Paraty

A cidade é considerada Patrimônio Histórico Nacional. Como não fica tão perto, o ideal é sair pela manhã ou fazer um trecho noturno, na ida ou na volta. Aproveite para conhecer o centro histórico, com casarões coloniais, igrejas e calçadas de pedra, a Casa de Cultura de Paraty e diversos ateliês. Se estiver com tempo, faça um passeio de escuna pelas praias da região. Distância: 261 km. Como chegar: ônibus da viação Costa Verde. Duração: 4h30.

bate-e-volta-rio-de-janeiro-paraty

Ilhas Cagarras

O passeio ao Arquipélago das Cagarras, composto por sete pequenas ilhas, só é feito de forma privada, de barco, veleiro ou escuna, passando pelas praias da Zona Sul, como Flamengo, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Lá, além de ver a cidade por outro ângulo, é possível mergulhar e observar de perto diversas espécies de vida marinha. Distância: 5 km. Como chegar: Embarcações que saem da Marina da Glória. Duração: 1h30.

100 melhores programas no Rio

Escrevi sobre essas opções de bate e volta no e-book Top 100 atrações do Rio de Janeiro, lançado pelo coletivo De Viagem em Viagem. Ok que sou suspeita para falar, mas o conteúdo tá incrível, juro! Tem as melhores praias, museus, passeios ao ar livre, restaurantes, rodas de samba, atrativos para crianças e muito mais!!! E o melhor é que ele custa um valor de zero reais! Isso mesmo, o e-book é gratuito. Só clicar aqui e garantir o seu! Depois volte pra me contar o que achou.

* Foto principal (Paquetá): Paula Trubat (@trubat.jpg) / Demais fotos: Pixaby

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone