Como tirar visto para Cuba

Essa é uma das grandes dúvidas dos brasileiros que pretendem viajar para as terras de Fidel. Já contei aqui sobre minha viagem para Havana, contei algumas histórias do que vi e vivi por lá e indiquei também uma opção de hospedagem mais barata (e mais interessante) na casa de cubanos. Aí vira e mexe mando esses links para quem me pede dicas e a pessoa retorna sempre com a pergunta que ficou por responder: mas precisa de visto? E a resposta é sim, o visto para Cuba é obrigatório e sem ele não é possível entrar no país.

Curta a página do blog no Facebook!

Mas calma que, ao contrário do que acontece em relação à obtenção do visto para a maioria dos países que o exigem, o cubano é super simples, não tem nenhuma burocracia, nem é preciso ir ao consulado de Cuba ou algo do tipo.

Visto cubano passo a passo

O visto cubano para brasileiros deve ser solicitado no aeroporto onde você vai embarcar, no momento do check-in. Mesmo que você não solicite, eles irão te oferecer quando virem seu destino, porque sabem que é necessário. E não é nada no passaporte, embora logicamente você precise apresentá-lo (já ouvi dizer que é porque um carimbo cubano poderia ser prejudicial na hora de tentar o visto americano, mas não sei da veracidade disso). Trata-se de um pequeno papelzinho, chamado Cartão do Turismo, com algumas orientações que você assina e pronto. É isso.

Eu embarquei do Galeão e, quando chegou minha vez, os vistos tinham se esgotado. Imediatamente o atendente ligou para o aeroporto do Panamá, onde eu faria escala, e passou todos os meus dados para que eu pegasse lá. E deu tudo certo. Quando fui embarcar no voo rumo a Havana eles me entregaram.

Antes de viajar, lembre-se também de fazer o seguro!
Seguro viagem america central 728x90

Chegando em Cuba, apresentei o visto, que ganhou um carimbo, e respondi algumas perguntas de praxe na imigração. Na volta, eles recolheram o papel, e pronto. Não tirei nem um foto pra contar a história ou pra mostrar aqui no blog. Mas espero que as informações ajudem!

O preço do visto para Cuba é de 25 dólares e vale por 30 dias. No Brasil, essa taxa pode ser paga em reais, com a cotação do dia. No Panamá, eles só aceitavam dólar mesmo. Ah, e sempre em dinheiro, pelo menos quando fui não aceitavam cartão.

Leia mais sobre Cuba aqui.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone