Visita ao Convento da Penha em Vila Velha

visita-ao-convento-da-penha-espirito-santo

Convento da Penha é o principal ponto turístico do Espírito Santo e visita obrigatória no roteiro de quem vai a Vitória ou Vila Velha. Desde pequena ouvia falar nele, mas só no comecinho deste ano tive a oportunidade de conhecer.

Logo na entrada vi que existem duas formas de subir: de van, por R$ 4,00 subida/descida ou R$ 3,00 para apenas um dos trechos; ou a pé, que foi minha opção. Todo mundo comenta que subiu a pé, o que me fez deduzir que era tranquilo. E achei que de van não teria a menor graça.

Curta a página do blog no Facebook!

Além disso, eu queria viver a experiência para poder contar aqui no blog… o que acabou sendo bom, porque agora vem a dica de ouro para vocês: escolham o caminho mais longo! Sim, é isso mesmo. Calma que explico!

visita-ao-convento-da-penha-entrada

Subida para o Convento da Penha

Logo no início tem uma espécie de “bifurcação” (acho que nunca na vida usei esta palavra) que indica dois caminhos, um com 1.200 metros e um com 560 metros. Nem pensei! Fui pelo mais curto e, antes da metade, eu já achei que não fosse conseguir. Parei umas cinco vezes no total, ofegante, pressão caindo, calor, até que, aos trancos e barrancos, cheguei no mirante e pude sentar.

O que acontece é que o caminho mais curto, chamado de “Ladeira das penitências”, é bem mais íngreme e com o chão de pedras, mais irregular. Ele é a escolha das pessoas que realmente querem pagar alguma penitência. Eu paguei pecados que eu nem tinha. 😛 Saí de lá no crédito.

visita-ao-convento-da-penha-ladeira-penitencias

Ao descer, escolhi o caminho mais longo, que é pavimentado, mais largo e, exatamente por ser mais longo, a subida não é tão íngreme. #ficaadica

O mirante é uma parada estratégica para descansar e fotografar. De um lado, uma das vistas mais bonitas para Vila Velha e Vitória. De outro, o próprio Convento, que ainda está um pouco mais acima.

visita-ao-convento-da-penha-vista-mirante

Nesta parada tem ainda uma lanchonete – hora de comprar pelo dobro do preço a água que recusei do ambulante na entrada -, uma capela de São Francisco de Assis e o túmulo de um dos padres que fundou o Convento (ou algo do tipo).

Depois da parada do Mirante, que é também onde as vans estacionam, é só subir mais algumas escadarias, bem tranquilas, e chegar ao Convento. Ele fica no alto de um penhasco de 154 metros e é uma das construções mais antigas do estado, tendo sido iniciada em 1558. Em 1943 foi tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

visita-ao-convento-da-penha-mirante

Faça sua reserva para se hospedar em Vila Velha! 
Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog:
    
    Booking.com

O espaço da missa é pequeno, mas há corredores externos com televisões que mostram as imagens. Esses corredores têm bancos e são bem ventilados. Amém.

Quando cheguei já estava no finalzinho. Eu não tinha mesmo a intenção de assistir missa, mas foi bom porque o Padre encerrou com uma bênção aos aniversariantes de janeiro – cheguei bem a tempo de ser abençoada.

visita-ao-convento-da-penha-igreja

Curiosidade: Quando estive em Paraty, em um dos passeios, quando fomos conhecer as cachoeiras e o trecho da Estrada Real que passa pela região, havia uma igrejinha sobre uma pedra. O guia explicou que era uma Igreja de Nossa Senhora da Penha e que o fato de ser construída sobre uma pedra é uma característica comum a todas as igrejas de Nossa Senhora da Pena. Até então eu só conhecia a do Rio de Janeiro. Agora, no Espírito Santo, constatei mais uma vez.

visita-ao-convento-da-penha-es

Como ir ao Convento da Penha de ônibus

Achei o deslocamento bem fácil. Primeiro é preciso pegar um ônibus que vá até o Terminal de Vila Velha. Nas recepções dos hotéis eles costumam informar. Chegando no Terminal de Vila Velha, é preciso descer e pegar outro ônibus – mas, como é um terminal de integração, não é necessário pagar novamente a passagem.

ônibus para o Convento da Penha é o 635 (Prainha). O terminal é bem sinalizado, tanto pelos números como pelos nomes, mas, qualquer dúvida, há vários funcionários que podem informar. A descida é no ponto final, não tem erro. E é onde praticamente todo mundo vai descer. Aí é só seguir o fluxo. O ponto fica em uma pracinha pequena com uma igreja e o Convento fica a uns dois quarteirões de distância.

visita-ao-convento-da-penha-entrada-2

Nesse trajeto, há lojas de souvenirs e itens religiosos, como terços e santinhos.  E os ambulantes vendendo a água. Compre! Como já disse acima, você vai precisar.

Na volta, é só pegar novamente o ônibus na pracinha, descer no terminal e, de lá, pegar o melhor ônibus para o seu destino final.

Serviço:
Endereço: R. Vasco Coutinho, s/n – Prainha, Vila Velha – ES
Telefone: (27) 3329-0420
Funcionamento: segunda à sábado das 5h15 às 16h45; domingo das 4h15 às 16h45.
Mais informações no site oficial.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone