Cristo Redentor é eleito a melhor atração turística do Brasil

Baseado na quantidade e qualidade das avaliações e comentários de seus milhões de usuários durante um período de 12 meses, o site de viagens TripAdvisor divulgou o prêmio anual Travelers’ Choice Atrações, que lista as melhores atrações turísticas do Brasil e no mundo. No ranking nacional de 2015, em primeiro lugar ficou o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que aparece também em nono lugar na lista mundial.

Outros pontos turísticos do Brasil que constam na lista dos 10 mais são: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro; Catedral Metropolitana, em Brasília; Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu; Teatro Amazonas, em Manaus; Praça da Liberdade, em Belo Horizonte; Catedral de Pedra, em Canela; Igreja de São Francisco, em Salvador; Igreja de São Pedro Apóstolo, em Gramado; Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

“O Cristo Redentor é um grande ícone não só da cidade, mas de todo o Brasil. É nossa principal imagem, reconhecida por qualquer pessoa no mundo. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento do público, que é sempre mais importante do que prêmios que são julgados por um pequeno número de pessoas”, disse Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo do Rio de Janeiro.

Curta a página do blog no Facebook!

Entre os pontos turísticos internacionais, o raking é liderado pelo Angkor Wat, em Siem Reap, no Camboja, seguido por Machu Picchu, no Peru; Taj Mahal, na Índia; Sheikh Zayed Grand Mosque Center, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes; Basílica da Sagrada Famíia, em Barcelona, na Espanha; Basílica de São Pedro, no Vaticano, Itália; Catedral Duomo, em Milão, na Itália; Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; e Golden Gate, em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. Nessa lista estou em desvantagem. Conheço apenas três, em Barcelona, no Vaticano e o Cristo, claro.

Cristo Redentor: como chegar

Pose clássica (e meio brega, eu sei, mas ninguém resiste a tirar foto assim)!

Pose clássica (e meio brega, eu sei, mas ninguém resiste a tirar foto assim)!

Primeiramente eu preciso dizer que acho uma chatice sem fim as pessoas que ficam criticando que o Cristo é muito cheio, que as filas são enormes, que é preciso esperar horas… Sim, tudo isso é verdade. Assim como acontece também na Torre Eiffel, na Estátua da Liberdade e em todo ponto turístico muito visitado em qualquer lugar do mundo. Um saco ficar falando isso de forma a tentar denegrir o Brasil.

Dito isso, vale dizer que visitar o Cristo Redentor vale cada segundo de espera na fila. Mas, se quiser economizar tempo, a dica é comprar antecipadamente pelo site do Corcovado ou em alguns dos pontos de venda espalhados pela cidade, já com o horário definido. Assim, basta chegar um pouquinho antes. Se comprar “na hora”, é bom provável que só tenha para mais tarde, o que leva à tal longa espera.

Essa venda oficial do ingresso do Cristo Redentor é para o trenzinho do Corcovado. Existe ainda a opção de subir nas vans credenciadas, pelo mesmo preço do trenzinho ou subir a primeira parte de carro e, então, pegar uma das vans (aí o preço é mais baixo). O acesso é feito em elevadores panorâmicos e escadas rolantes.

Eu já fui ao Cristo umas seis ou sete vezes, das mais variadas formas. A van tem a vantagem de parar no Mirante de onde se tem uma belíssima vista da cidade, com o Cristo mais próximo, ao fundo, enquanto o trenzinho vai direto, mas também proporciona a visão de lindas paisagens ao longo do caminho. Acho que é um programa imperdível, não há como descrever a sensação que se tem ao chegar lá e ver a estátua monumental, ver a cidade num ângulo de cartão postal mesmo, talvez eu seja suspeita para falar, mas é demais!!!

Rio de Janeiro visto do Cristo: cartão postal

Rio de Janeiro visto do Cristo: cartão postal

É caro ir ao Cristo?

Isso vai depender de quanto cada pessoa tem e de quanto está disposta a gastar. Eu diria que sim, é caro. São 62 reais na alta temporada e 51 na baixa. Mas diria, novamente, que vale cada centavo. E o preço do Cristo Redentor não é diferente do custo de outras atrações turísticas mundo a fora. Eu, quando viajo, já vou sabendo as atrações que considero imprescindível visitar e, assim, já tenho um cálculo médio de quanto vou destinar. Os passeios são sempre minha prioridade de gastos, prefiro economizar ficando em uma hospedagem mais simples ou comendo mais barato. Por falar nisso…

Encontre e reserve sua hospedagem no Rio de Janeiro

    
    Booking.com

História do Cristo Redentor

A estátua, feita de concreto armado e pedra sabão, foi projetada pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e esculpida pelo francês Paul Landowski. Tem 30 metros de altura, mais 8 metros do pedestal. A largura dos braços abertos é de 28 metros.

Inaugurada em 1931, fica no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, de onde se tem vista para grande parte da cidade.

Em 2007 o Cristo Redentor foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, em um concurso com votos populares.

* Valores pesquisados em 2015, sujeitos a alterações.

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone