Destinos para o Carnaval: blogueiros indicam opções para fugir e/ou para curtir

destinos-carnaval-fugir-curtir-guarajuba

Seja para se jogar nos blocos, ir atrás dos trios elétricos ou se refugiar de todo o agito em um lugar onde o som dos tamborins não ecoa, opções de destinos para o Carnaval não faltam.

Neste post, da série  #blogueirosindicam, alguns blogs de viagem falam de seus lugares preferidos para passar esse período.

Já acompanha o blog nas redes sociais? 
Curta a página no Facebook e siga no Twitter e Instagram

Para onde fugir no Carnaval

Chapada dos Veadeiros (GO)

Quem indica: Luciana Freitas, do Let’s Fly Away

destinos-carnaval-fugir-curtir-chapada-veadeiros

Foto: Let’s Fly Away

Uma ótima opção para fugir do Carnaval para quem curte ecoturismo é a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Um destino repleto de belas cachoeiras e com diversas trilhas com os mais diferentes níveis de dificuldade, sendo um destino acessível para pessoas de todas as idades. Estive lá no Carnaval de 2016 e foi uma ótima experiência. De dia, passeios muito bonitos, com direito a vários banhos de rio e cachoeira para refrescar. De noite, curtir a cidade de Alto Paraíso, com ótimos restaurantes em um clima bem despojado e descontraído. Ah! Nenhum bloco de Carnaval ou sequer um sambinha. Destaque para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o cartão postal da região, com um cenário de tirar o fôlego.

Veja mais dicas da Chapada dos Veadeiros no blog Let’s Fly Away.

São Roque (SP)

Quem indica: Guaci Rhein, do Passeiorama

destinos-carnaval-fugir-curtir-sao-roque

Foto: Passeiorama

Depois das crianças, demos preferência para Carnavais em família e com sossego. Gostamos de ir para São Roque porque é um lugar calmo, com hotéis cheio de atividades legais e a Estrada do Vinho oferece passeios e restaurantes muito bons para famílias. Procuramos ficar no Hotel Alpino, que tem piscina e pensão completa e passeamos pela cidade durante o dia, é sempre uma delícia de passeio! Nas foto, alguns doces portugueses da Quinta do Olivardo, restaurante na Estrada do Vinho.

Veja mais dicas no blog Passeiorama.

Aiuruoca (MG)

Quem indica: Laura Sette, do 7 Cantos do Mundo

destinos-carnaval-fugir-curtir-aiuruoca

Foto: 7 Cantos do Mundo

Aiuruoca é uma encantadora cidade no sul da Minas Gerais, no coração da Serra da Mantiqueira. Paz e natureza são a ordem por lá, nada de bagunça de Carnaval! Na verdade, até rola uma folia de leve; porém, isso acontece uma semana antes do Carnaval oficial. Assim, durante o feriado em si, você pode desfrutar das inúmeras trilhas e cachoeiras com tranquilidade. É um local para renovar o espírito mesmo! Roteiros e atrativos não faltam: você vai se encantar com o Vale do Matutu (onde ficam as cachoeiras do Fundo, dos Macacos e o Poço das Fadas, além do Pocinho e da Cachoeira de Deus Me Livre no caminho), com o Vale dos Garcias (onde ficam o Poço Joaquim Bernardo, a Cachoeira dos Garcias e a Prainha) e com o imponente Pico do Papagaio, um dos atrativos mais cobiçados pelos trilheiros no Parque Estadual da Serra do Papagaio. Se sua pegada é fugir da muvuca e estar imerso na natureza, Aiuruoca é para você!

Veja mais dicas de Aiuruoca no blog 7 Cantos do Mundo.

Nova York (Estados Unidos)

Quem indica: Alexandra Joia, do FourTrip

destinos-carnaval-fugir-curtir-nova-york

Foto: FourTrip

Imagine uma família carioca que adora praia, verão e Carnaval, resolve passar a semana de folia em um lugar congelante, com muita neve e um frio de matar. Os amigos nos chamaram de doidos. Porém, neste mundo de viagens, o desconhecido nos atrai. Tudo novo, frio (99,9% de nossas viagens são para destinos onde o verão bate o ponto), neve e Carnaval sem Carnaval.  Escolhemos mudar a regra e, quando pintou uma promoção de passagem aérea, não pensamos duas vezes em  conhecer  a cidade que nunca dorme, Nova York. Apesar do inverno rigoroso, foram sete dias de muitas descobertas, passeios e creiam, mesmo com um frio que variava de 0º a -13º, foi muito divertimento. Enquanto os amigos caiam na folia, nós estávamos conhecendo o ícone Estátua da Liberdade, caminhando pela Ponte do Brooklyn, passeando pela Times Square e fazendo uma guerra de neve no Central Park. Conhecer o centro financeiro e uma das cidades mais visitadas do mundo foi, sem sombra de dúvida, um dos melhores destinos que escolhemos para fugir do Carnaval. Uma experiência inesquecível.

Veja mais dicas de Nova York no blog FourTrip.

Hotel Fazenda em Guarapari (ES)

Quem indica: Aline Dias Pinheiro, do Vem que Te Conto

destinos-carnaval-fugir-curtir-hotel-fazenda

Foto: Vem Que Te Conto

Somos um casal com uma criança e nunca viajávamos no carnaval porque queríamos fugir da muvuca e da badalação. Até que resolvemos dar uma chance ao Hotel Fazenda Flamboyant, em Guarapari, no Espírito Santo (1 hora do aeroporto de Vitória). Ele já era nosso queridinho antes e nos apaixonamos mais ainda. É um hotel fazenda muito animado, com excelente recreação para crianças e adultos, mas sem a fuzarca de Carnaval. Não tem bailinho, não tem samba na piscina, nem nada do tipo. Passamos dias maravilhosos ao som de música pop e pop rock na piscina e no telão à noite e muita diversão. Como Guarapari é uma cidade praiana, as famílias que queriam curtir o carnaval, os blocos de rua, e as praias podiam sair do hotel com tranquilidade. E os que queriam aproveitar o hotel passavam o dia nas inúmeras tarefas da recreação.

Veja mais dicas do hotel fazenda no blog Vem que Te Conto.

Encontre o melhor hotel para se hospedar em qualquer lugar do mundo! 
Você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog:
    Booking.com

Alfredo Chaves (ES)

Quem indica: Deivson Santana, do Capixaba na Estrada

destinos-carnaval-fugir-curtir-matilde

Foto: Capixaba na Estrada

Se você quer fugir da muvuca do Carnaval, a região de Matilde, em Alfredo Chaves, no Espírito Santo pode ser uma boa pedida para quem gosta de paz e contato com a natureza. Com clima ameno, o lugar conta com várias cachoeiras, boa para lavar a alma. Apenas 1 hora da capital capixaba, a cidade pode te surpreender.

Veja mais dicas da região de Matilde no blog Capixaba na Estrada.

Lisboa (Portugal) e Zaragoza (Espanha)

Quem indica: Lilian Azevedo, do Uma Senhora Viagem

destinos-carnaval-fugir-curtir-zaragoza

Foto: Uma Senhora Viagem

Durante dois anos seguidos meu marido e eu resolvemos ir à Europa no período que antecede o Carnaval para estar de volta na segunda-feira. Fizemos o movimento inverso ao dos turistas e achamos uma ótima opção. Em Lisboa, Portugal, observamos que no domingo de carnaval as famílias andavam pelas ruas fantasiadas dos pés à cabeça. As crianças iam ao parquinho para brincar fantasiadas, enquanto os adultos, que as acompanhavam, também estavam à caráter. Mas nos pareceu que o “Carnaval” era só aquilo.

Em outro ano em Zaragoza, na Espanha, vimos uns cartazes pela cidade e pensamos que ali haveria uma comemoração de rua. Mas, nos dias seguintes, não vimos desfile, nem bloco, nem baile. Poucas famílias circulavam fantasiadas, apesar das vitrines de algumas lojas exibirem fantasias variadas. Talvez as comemorações carnavalescas ocorram em poucas cidades de alguns países europeus de forma mais restrita. Como o nosso objetivo não era pular carnaval em outro país, nossa fugida foi muito proveitosa.

Veja mais dicas no blog Uma Senhora Viagem.

Rio Acima (MG)

Quem indica: Gisele Prosdocimi, do Destinos Por Onde Andei

destinos-carnaval-fugir-curtir-rio-acima

Foto: Destinos por onde andei

Minha sugestão para quem procura um lugar mais sossegado para passar o feriado prolongado é uma cidadezinha de interior de Minas, pertinho de Belo Horizonte, Rio Acima, que encanta a todos que a visitam pela rotina tranquila de seus moradores, simplicidade, ar puro e as lindas cachoeiras. O povo de lá também se diverte no Carnaval, mas é uma coisa mais tranquila e de menor proporção. Então, com certeza, é um destino para quem prefere ficar um pouco longe da agitação desta data.

Veja mais dicas de Rio Acima no blog Destinos Por Onde Andei.

Pedra do Baú (SP)

Quem indica: Paula Abud, do Roteirando

destinos-carnaval-fugir-curtir-pedra-do-bau

Foto: Roteirando

Se tem um destino que eu julgo perfeito pra escapar do clima carnavalesco, que eu não definitivamente não curto, são as montanhas da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, São Paulo. Ar puro, terra, animais, aquele verde imenso dos campos e uma tranquilidade sem fim definem meus dias quando estou lá! Para aqueles amantes tecnológicos pode até não ser uma boa, esqueçam do wi-fi, 3G, 4G e todas as outras formas de conexão, lá o contato é apenas com a natureza.

Para quem curte o Carnaval, a cidade não se isola do clima das marchinhas. Pelo contrário, no centro de São Bento do Sapucaí e Santaninha sempre tem festa com shows, trio elétrico, barracas de bebida e comida e muita diversão! Eu já sou adepta de nadar contra a maré, no caso me esconder do Carnaval. Adoro poder ficar horas e horas sem fazer nada, colocar a leitura em dia, sentar na beira do fogão a lenha e por a conversa em dia com a família, ver as crianças correndo sem medo, porque a tranquilidade toma conta de tudo e faz nossos dias mais felizes.

Veja mais dicas no blog Roteirando.

Guarajuba (BA)

Quem indica: Angélica Figueiredo, do Descansa na Volta

destinos-carnaval-fugir-curtir-guarajuba

Foto: Descansa na Volta

A nossa indicação para o carnaval é Guarajuba na Bahia. Fica pertinho da Praia do Forte, e alugando carro em Salvador é possível conhecer várias praias lindas do litoral norte. Fomos até a Mangue Seco e Acaraju, onde dormimos uma noite. Se for com crianças não deixe de ir ao Projeto Tamar na Praia do Forte. Fomos com amigos e o nosso filho que na época tinha 3 anos, uma delícia de viagem sem gastar muito!

Veja mais dicas de Guarajuba no blog Descansa na Volta

Orlando e Disney Cruise (Estados Unidos)

Quem indica: Aline Pires, do Por aí com os Pires

destinos-carnaval-fugir-curtir-disney-cruise

Foto: Por aí com os Pires

Nos dois últimos Carnavais, fugimos deles! Em 2015 fomos para Orlando, com um friozinho muito gostoso, chegamos a pegar sensação térmica de – 6o. Isso mesmo, você não leu errado, de vez em quando faz frio de verdade por lá. Em 2016 fomos novamente, mas com uma proposta diferente. Além de curtir Orlando, embarcamos em um sonho: Disney Cruise, o cruzeiro da Disney de sete dias pelo oeste do Caribe, com paradas em Grand Cayman, Cozumel e Castway Cay – a Ilha da Disney. Foi muito maravilhoso e bem diferente, curtir 24h com os personagens que amamos vestidos de formas mais diversas (roupa de banho, marinheiro, roupa de gala, pirata e até de Star Wars), curtir praias paradisíacas e à noite nos vestir de gala ou de piratas, encontrar com todas as princesas em uma manhã linda de navegação. Ao retornar a Orlando ainda curtimos os parques que amamos e o “Carnaval” na Universal, o Mardi Grass, que celebra como no carnaval de New Orleans.

Veja mais dicas de Orlando no blog Por aí com os Pires.

Onde curtir o Carnaval

Rio de Janeiro

Quem indica: Karilayn Areias, do #KariDesbrava

destinos-carnaval-fugir-curtir-rio

Monobloco no centro do Rio. / Foto: https://www.facebook.com/monoblocooficial/

A cidade do Rio é uma ótima opção para curtir o carnaval. Além dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, que acontecem no Sambódromo e encantam milhões de pessoas no mundo todo, os cariocas ainda contam com uma infinidade de blocos de rua para o folião se jogar na festa. Tem bloco para todos os gostos e o melhor: é tudo 0800!

Veja mais dicas do Rio de Janeiro no blog #KariDesbrava.

Quem indica: Lilian Azevedo, do Uma Senhora Viagem

O Carnaval do Rio de Janeiro é muito famoso e consta no Guiness Book como o maior carnaval do mundo. Atrai milhões de turistas que vem à cidade, principalmente, para assistir ao Desfile das Escolas de Samba. É um carnaval pra turista ver, mas confesso que morro de vontade de assistir ao desfile, desde que seja num camarote com ar condicionado, banheiro e comida. Ou seja, com conforto e segurança. De uns tempos pra cá, um movimento muito legal também trouxe de volta às ruas os Blocos de Carnaval e são muitas as opções em vários bairros da cidade, quase todos os dias dos festejos de Momo.

Brasília (DF)

Quem indica: Adriana Magalhães, do Atravessar Fronteiras

destinos-carnaval-fugir-curtir-brasilia

Foto: Atravessar Fronteiras

Você acha que Brasília no Carnaval vira uma cidade fantasma e todo muito vai curtir em outro canto? Até há uns 10 anos atrás isso era verdade. Mas, de uns tempos pra cá, os blocos de rua de Brasília têm ganhado folêgo, alegria e espaço e a cidade se cobre de programação carnavalesca. Eu, particularmente, ADORO a descontração do Babydoll de Nylon e o Bloco da Tesourinha, esse último perfeito para levar crianças.

Temos ainda o Aparelhinho, na área central de Brasília; o Galinho de Brasília, que já completa 25 anos de carnaval tradicionalíssimo com inspiração pernambucana; o Pacotão, surgido em 1978 e que tem inspiração de crítica política. Esses e vários outros preenchem os 4 dias de carnaval na capital federal.

Veja mais dicas no blog Atravessar Fronteiras.

Recife e Olinda (PE)

Quem indica: Carol Miranda, do Vamos Por aí

destinos-carnaval-fugir-curtir-recife

Foto: Vamos Por Aí

Recife e Olinda são cidades conhecidas por terem um ótimo carnaval. Em Recife acontece o carnaval multicultural, pois ele reúne vários ritmos como o frevo, o maracatu, o caboclinho, a ciranda, o pastoril profano, o samba e vários outros ritmos contagiantes. Existem muitos blocos famosos. Quem nunca viu na televisão as multidões que acompanham “O Galo da Madrugada”?

Olinda é conhecida pelos Bonecos Gigantes, que representam vários personagens e divertem a multidão. Existem vários blocos tradicionais na cidade, como O Homem da Meia Noite, Pitombeira dos Quatro Cantos, Elefante de Olinda, Eu Acho é Pouco, Bloco da Saudade e Bacalhau do Batata e muitos outros. Se você procura um carnaval cheio de animação, encontrou o lugar certo! Em Pernambuco a alegria é contagiante!

Veja mais dicas sobre o Carnaval de Olinda e de Recife  no blog Vamos Por Aí.

Belo Horizonte (MG)

Quem indica: Gisele Prosdocimi, do Destinos Por Onde Andei

Belo Horizonte está com o carnaval de rua mais animado a cada ano e várias pessoas de outros estados e países estão vindo para a capital mineira brincar nesta data tão tradicional para os brasileiros, com os blocos carnavalescos e desfiles.

E eu?

Eu, Mariana, já tive minha fase de ir a toooodos os blocos de rua e, eventualmente, ainda vou a um ou outro, porque gosto do formato – só não curto os que são muito lotados e/ou em horários de sol a pino. Já desfilei uma vez na Sapucaí e sonho, um dia, ir assistir aos desfiles ao vivo, sou muito apaixonada por escolas de samba. Mas, recentemente, resolvi fugir do Rio e não me arrependi. O destino escolhido foi Curitiba. Fui no sábado de manhã e retornei na quarta-feira também de manhã. Fiquei lá 3 dias e meio e consegui conhecer bastante coisa – nesse post conto como foi. O único movimento carnavalesco por lá foi o bloco dos zumbis no domingo, que acompanhei e achei bem divertido. De resto, dias normais, sem grande movimentação e ideais para turistar nessa cidade que é cheia de lugares lindos!

Para ler ouvindo:

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone