Livraria El Ateneo: o lugar mais bonito de Buenos Aires

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria”.

Não sei quando nem onde nem porquê o escritor argentino Jorge Luiz Borges disse essa frase, mas sei que ela fez todo o sentido para mim quando entrei na livraria El Ateneo, em Buenos Aires.

Curta a página do blog no Facebook!

livraria-el-ateneo-buenos-aires1

É um passeio gratuito, lindo e que foge dos programas turísticos mais comuns. Indico mesmo para quem não é apaixonado por livros. Para quem, como eu, ama, é parada obrigatória!

A El Ateneo Grand Splendid é apenas uma das unidades da rede, que é tradicional na Argentina e possui várias filiais em todo o país. Mas essa é, com certeza, a mais famosa (e a mais bonita) delas.

São inúmeras obras (inclusive muitas da literatura brasileira, traduzidas), há espaço confortável para leitura – sem precisar comprar – local para exposições, café, área infantil… Isso sem falar em toda a beleza e onipotência!

A El Ateneo foi eleita pelo jornal inglês The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo, atrás apenas da Boekhandel Selexyz Dominicanen na cidade de Maastricht, na Holanda.

E Buenos Aires foi declarada pelo World Cities Culture Forum como a capital mundial das livrarias, por ser a cidade que tem o maior número de livrarias por habitantes (25 para cada 100 mil). <3

Eu e meu amigo Patrick deslumbradíssimos

Eu e meu amigo Patrick deslumbradíssimos

História da livraria El Ateneo

Inaugurada em 2000 no local onde anteriormente funcionou o Teatro Ateneo Grand Splendid (palco que recebeu grandes nomes, entre eles Carlos Gardel) a livraria manteve intacto o estilo arquitetônico.

As galerias, o tom de dourado predominante e vários detalhes como a pintura no teto, as cortinas vermelhas de veludo no antigo palco, a iluminação (inclusive foi isso que deixou minhas fotos ‘meio mais ou menos’ rs), a ornamentação… tudo remete a um grande teatro.

Encontre e reserve sua hospedagem em Buenos Aires:

    
    Booking.com

Uma pena que eu não tive tanto tempo quando fui, passaria um dia todo feliz por lá! Mas minha visita, ainda que rápida, foi o suficiente para se tornar meu local preferido na cidade e, indiscutivelmente, entrar para o meu top 10 lugares preferidos no mundo.

livraria-el-ateneo-buenos-aires-geral

Serviço:
Librería El Ateneo
Avenida Santa Fe 1860, bairro Recoleta
Metrô Callao ou Santa Fé
Funcionamento: segunda a quinta de 9 às 22h, sextas e sábado 9 às 24h e domingos de 12 às 22h

Antes de viajar para o exterior, lembre-se de fazer um seguro!
Seguro viagem america do sul 728x90

* Foto principal: Site oficial de Turismo de Buenos Aires

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone