Passaporte: como tirar

Para quem é acostumado a viajar parece bobo, mas muita gente ainda tem dúvida sobre como tirar passaporte e quando ele é ou não necessário para viajar. Vamos lá:

– Viajar dentro do Brasil: não é preciso passaporte, basta apresentar um documento de identidade com foto na hora do embarque.

Curta a página do blog no Facebook!

– Viajar pela América do Sul: também não é preciso, mas, nesse caso, a identidade precisa ser recente (menos de 10 anos de emissão).

– Viajar para Europa, América do Norte, Central e demais continentes: é exigido que o viajante tenha um passaporte. Para alguns países, é necessário ainda ter o visto, mas falo disso em um próximo post.

Antes de embarcar para o exterior, não se esqueça de fazer o seguro!
Seguro viagem geral 728x90

Como tirar passaporte – passo a passo

– O primeiro passo para fazer o passaporte é entrar no site da Receita Federal, onde tem todas as instruções que devem ser seguidas.

– Uma vez no site, acesse o link para emissão do passaporte e preencha todos os dados corretamente.

– Feito isso, será gerado um boleto, a Guia de Recolhimento da União – GRU, que pode ser paga em qualquer banco. O valor atual é de R$ 156,07

como-tirar-passaporte

– Ainda no site da Receita Federal, faça o agenciamento do atendimento no posto mais próximo (no próprio site eles mostram os endereços e as datas/horários disponíveis). Em muitas cidades do interior não há posto, sendo necessário ir à cidade mais próxima.

– Na data marcada, você precisa deve comparecer ao posto levando os seguintes documentos: carteira de identidade (e, caso tenha trocado de nome por algum motivo – casamento, por exemplo – é necessário levar também a certidão que confirme essa mudança), título de eleitor e comprovantes de que votou ou justificou na última eleição (nos dois turnos, se houve), comprovante bancário do pagamento da GRU e o CPF. Para os homens, é preciso também o comprovante de que está em dia com o serviço militar obrigatório.

– Nesse dia é importante ir arrumadinho/a AND bonitinho/a, pois a foto será feita na hora. Assim como no RG, não tem muita saída, não dá pra ser uma foto linda, fica tudo meio cara de foto 3×4 mesmo, mas a gente faz o possível, né? Lá eles vão também tirar suas impressões digitais e marcar a data para que você volte para pegar o passaporte pronto (eles informam também por email).

– Na data marcada, no mesmo local, basta chegar e retirar o seu passaporte. Com ele em mãos, já é possível comprar passagens internacionais e partir sem problema algum. Na chegada e na saída de cada destino ele será carimbado, para marcar por onde você já passou…

Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo:

    
    Booking.com

Para ler ouvindo:

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone