Escócia de carro: roteiro de 9 dias

escocia-de-carro-roteiro-dicas

Uma viagem muito bacana saindo da Inglaterra e percorrendo vários lugares da Escócia de carro, com direito a paisagens de tirar o fôlego. Nesse texto a Lu conta mais sobre essa road trip.

Ela chegou à Europa por Manchester, na Inglaterra, mas não teve a oportunidade de aproveitar a cidade porque aconteceu um ataque terrorista à noite (no show da cantora Ariana Grande), então no outro dia estava tudo fechado. “Até tentamos visitar uma biblioteca publica legal, mas tivemos que evacuar o prédio às pressas. Como não tinha nada pra fazer por lá pegamos o carro e fomos para Liverpool, também na Inglaterra, de onde seguimos para a viagem à Escócia que durou 9 dias”, conta.  Veja fotos dos cenários lindíssimos e dicas para fazer esse roteiro!

Curta a página do blog no Facebook!

Viagem de carro pela Escócia

Glasgow

Saímos de Liverpool em direção à Glasgow, que é a maior cidade da Escócia. Paramos no caminho em Carlisle para um café e aproveitamos para ver o Castelo e a Catedral de Carlisle. O Castelo tem mais de 900 anos e está próximo à muralha de Adriano.

escocia-de-carro-glasgow-catedral

Catedral de Glasgow

Ficamos um dia em Glasgow, mas deu tempo para ver as atrações mais interessantes, como o centro movimentado, a catedral, a ponte antiga, a galeria de arte moderna com a famosa estátua com cone na cabeça (risos) e outros.

escocia-de-carro-glasgow-ponteantiga

Ponte antiga em Glasgow

Oban

Partimos cedo de Glasgow para Oban. No caminho visitamos o Castelo de Dumbarton que fica na cidade de Dumbarton e tem uma vista incrível do Rio Clyde.

escocia-de-carro-castelo-dumbarton

Castelo de Dumbarton

Saímos de Dumbarton e fomos para o Castelo de Inveraray pelo caminho do Parque Nacional Loch Lomond & Trossachs, que tem uma vista maravilhosa de um vale onde é possível parar para comidinhas e descanso.

O Castelo de Inveraray é a residência dos duques de Argyll, chefes do Clã Campbell desde o século 17 e tem um jardim impecável.

escocia-de-carro-parque-nacional

Parque Nacional Loch Lomond & Trossach

escocia-de-carro-castelo-inveraray

Castelo de Inveraray

Do Castelo de Inveraray fomos para o Castelo de Kilchurn, uma ruína do século XV que localiza-se em Lago Awe. Dizem que a única forma de se chegar ao castelo é pelo lago, mas se seguir viagem com o Google Maps ele direciona para uma entrada por um campo lindo.

escocia-de-carro-castelo-kilchurn

Castelo de Kilchurn

A cidade de Oban é uma gracinha, pequenina, mas com muito movimento. Tem um mini Coliseu onde se pode ver o pôr do sol e avistar as diversas ilhas ao seu redor, inclusive a ilha de Mull, onde foi gravado o filme do Harry Potter.

Todas as ilhas podem ser visitadas, mas tínhamos pouco tempo em Oban, então ficou para uma outra oportunidade.

escocia-de-carro-oban1

Oban

escocia-de-carro-oban2

Mais uma de Oban

Inverness

Saímos cedo de Oban e fomos em direção à Inverness. No caminho há muitas paradas para ver lagos e paisagens deslumbrantes.

escocia-de-carro-caminho-inverness

Caminho para Inverness

Paramos na Vila de Glencoe para ver o campo de batalha do massacre da família MacDonalds, uma área de montanhas e belíssimas paisagens. Há várias paradas em Glencoe para ver as montanhas e tem uma estrutura muito boa.

escocia-de-carro-glencoe

Vila de Glencoe

Passamos por Fort William mas estava chovendo muito e não descemos do carro, mas vale a pena dar uma paradinha lá. Fomos direto para o Viaduto de Glenfinnan, onde se pode ver o famoso viaduto do filme de Harry Potter e o trem Jacobite.

escocia-de-carro-viaduto-glenfinnan

Viaduto de Glenfinnan

Seguimos viagem pelo Fort Augustus, mas paramos apenas na praça principal devido à chuva. É bem pequenina e fofa a cidade.

Seguimos viagem para Inverness e paramos no famoso Lago Ness para ver o Castelo Drumnadrochit.

escocia-de-carro-fort-augustus

Fort Augustus

escocia-de-carro-castelo-drumnadrochit-lago-ness

Castelo Drumnadrochit e Lago Ness

Inverness é uma cidade linda e cheia de atrações. Ficamos dois dias, mas dava para ficar por lá uma semana e não teríamos tempo para ver tudo. Ao redor tem muitos castelos e atrações.

O principal de Inverness é o Lago Ness e tem uma verdadeira Nessieland, que explica sobre a aparição do monstro do Lago Ness.

escocia-de-carro-inverness

Inverness

escocia-de-carro-submarino-lago-ness

Submarino que procurou o monstro do Lago Ness

Aberdeen

De Inverness fomos em direção a Aberdeen. Nossa primeira parada foi no campo de batalha de Culloden, onde ocorreu uma disputa entre as tropas do governo britânico e os rebeldes jacobitas.

Continuamos até o Castelo de Cawdor, que tem ligação literária com a tragédia Macbeth, de Willian Shakespeare, e depois fomos até Nairn para ver o mar Nordico.

escocia-de-carro-campo-batalha-culloden

Campo de Batalha Culloden

escocia-de-carro-castelo-cawdor1

Castelo de Cawdor

escocia-de-carro-castelo-cawdor2

Jardim do Castelo de Cawdor

Seguimos para Pluscarden Abbey, uma comunidade de monges beneditinos católicos que vivem no único mosteiro britânico medieval que ainda está sendo usado para seu propósito original.

escocia-de-carro-pluscarden-abbey

Pluscarden Abbey

Passamos por Elgin para conhecer as ruínas da catedral que é belíssima. Continuamos até o WDCS Visitor Centre para ver os golfinhos na costa e uma bela paisagem.

Ficamos em Aberdeen apenas meio dia, mas deu para conhecer um pouco da cidade de pedra.

escocia-de-carro-elgin-catedral

Ruínas da Catedral de Elgin

escocia-de-carro-WDCS-visitor-centre

WDCS Visitor Centre

escocia-de-carro-aberdeen

Aberdeen

Edimburgo

Partimos cedo de Aberdeen rumo a Edimburgo. O dia foi incrível, com direito a vista do Castelo mais inusitado da viagem: o Castelo de Dunnottar, construído em uma falésia. Sua atual estrutura remonta ao século XIII. Realmente foi um dos castelos mais lindos da viagem.

escocia-de-carro-castelo-dunnottar

Castelo de Dunnottar

Seguimos viagem até o Castelo de Glamis, pertencente à família Bowes-Lyon, um dos mais antigos da nobreza escocesa e onde a Rainha Elizabeth e George passaram parte de sua lua de mel. Este castelo tem um dos acervos mais completos e antigos que já vimos.

Fomos ainda até Dundee, mas não conseguimos parar devido à chuva, então seguimos para Edimburgo.

escocia-de-carro-castelo-glamis

Castelo de Glamis

Edimburgo é uma cidade movimentada e viva, vimos várias pessoas tocando as famosas gaitas escocesas. Fomos direto para o Castelo de Edimburgo, o mais movimentado da viagem e enorme, gasta-se uma tarde toda para visitá-lo.

escocia-de-carro-escoces

escocia-de-carro-edimburgo

Catedral de Edimburgo

Dentro do Castelo de Edimburgo

Depois fomos até o The Scotch Whisky Experience, um tour divertido que mostra como se faz o whisky escocês. Visitamos diversos pontos turísticos, como o parque Calton Hill, que tem uma vista linda da cidade e do castelo, o National Museum of Scotland, um dos museus mais fantásticos e interativos que já vimos, e o mercado de Edimburgo.

escocia-de-carro-scotch-whisky

Scotch Whisky Experience

escocia-de-carro-museu-edimburgo

National Museum of Scotland

A Escócia é linda!!! Viajamos na época em que as folhas verdes das árvores tinham acabado de nascer, então o verde era esplêndido e cada curva é uma paisagem de tirar o fôlego e não tem como deixar passar sem pelo menos uma foto.

escocia-de-carro-paisagens

Os escoceses são muito felizes e amáveis e adoram uma cerveja gelada acompanhada com um bom aperitivo em seus milhares de pubs. Foi uma das melhores viagens que já fiz!

Mapa Parte 1 – de Carlise a Fort Augustus

Mapa Parte 2 – de Fort Augustus a Edimburgo

Gostou? Compartilhe!Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someone