História

blog-mariana-viaja-historia

O projeto Mariana Viaja surgiu, em abril de 2015 como um blog. Sou jornalista por formação e quis unir minha paixão por escrever, que tenho desde muito antes de virar profissão, e a paixão por viagens, que veio um pouco mais tarde, mas tomou conta de mim. Sempre que viajava escrevia meus relatos, para ter como lembrança… até que resolvi publicar! Além disso, tinha vontade de ter um espaço no qual eu pudesse falar/escrever sobre outras coisas que me inspiram de uma forma mais leve e mais livre, sem as cobranças do mercado.

Depois foi se expandindo e, embora o blog ainda seja o produto principal, há vários outros pontos que fazem parte do trabalho. A administração das redes sociais, com divulgação dos textos e publicação de fotos, além de projetos específicos que acontecem principalmente no Instagram. A criação de um canal no YouTube para veiculação de dois programas em vídeos – um com dicas de lugares visitados e um de entrevistas ao vivo. E a abertura de um espaço no próprio blog para compartilhamento de relatos de mulheres que viajam sozinhas, sempre no intuito de inspirar e empoderar as que querem viver essa experiência.

Tudo isso vai ao encontro da ideia geral do projeto que é, com meus textos, alcançar tanto aquelas pessoas que amam viajar, como as que ainda não gostam ou acham que é algo caro/complicado. Gosto de contar minhas histórias, além de dicas e informações, para mostrar que viajar é possível e é mais simples do que parece. Se fosse um texto mais corporativo eu diria que essa é a missão! Por outro lado, como bem disse Clarice (não ia perder a chance de citá-la), “Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada… Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro.”

Os textos que publico aqui são totalmente originais, baseados em minhas vivências pessoais, e tento escrever sempre com uma linguagem informal. Dividi em algumas categorias:

  • Diários de bordo, com meus relatos e histórias de viagens, minhas memórias contando como foi estar em cada lugar;
  • Roteiros e dicas turísticas, em que falo de alguma cidade ou um ponto turístico em específico, com mais informações e explicando como visitar;
  • Anota aí, dicas de eventos mais pontuais, seja de cultura, gastronomia, diversão e afins;
  • Viajar sozinha, com textos meus e depoimentos inspiradores de outras mulheres que também viajam desta forma;
  • Conexões, notícias e informações sobre o universo do turismo – não sobre minhas experiências;
  • Coisas da Mari, uma parte mais pessoal, sobre as coisas da vida, minhas preferências, opiniões e dicas gerais;
  • Outras Viagens, temas que têm a ver com viagens, mas não somente as literais, e também textos que chamo de “inspiração” (quando fico divagando sobre viajar e sobre a vida).

Mas se você preferir ir direto ao ponto, é só clicar em Destinos lá no menu de cima e acessar o índice por cidades/países que já visitei.

O blog Mariana Viaja faz parte da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), composta por mais de 650 blogueiros que publicam sobre diferentes temas diretamente ligados a turismo; e do coletivo De Viagem em Viagem, formado por cinco blogueiras do Rio de Janeiro.

Curta a página do blog no Facebook!