Foz do Iguaçu: dicas de turismo e passeios

“Amigos Viajam” – relato de Eic Carvalho
sobre sua viagem a Foz do Iguaçu, no Paraná

O Eric Carvalho passou quatro dias em Foz do Iguaçu e, como ele mesmo diz, testou e aprovou. Ele aproveitou a viagem também para fazer passeios ao Paraguai e Argentina, já que a cidade fica na fronteira do Brasil (estado do Paraná) com os dois países. As Cataratas do Iguaçu, assim como a Floresta Amazônica, são consideradas uma das 7 maravilhas naturais do mundo e, segundo ele, devem ser visitadas de preferência no verão. Confira mais dicas!

Curta a página do blog no Facebook!

“As Cataratas do Iguaçu possuem duas visões: uma do lado brasileiro, que possui uma infraestrutura muito bem montada, e outra do lado argentino, mais precário. Como as Cataratas estão num parque, é preciso pagar a visitação (cerca de 50 reais, mas quem é do Mercosul tem desconto e brasileiro paga metade). Todo o passeio é conduzido para a queda maior, conhecida como Graganta do Diabo (a vista do lado argentino é incrível).

Passeios em Foz do Iguaçu

Um dos passeios interessantes a se fazer dentro das Cataratas do lado brasileiro é o Macuco Safari. O preço é salgado, 170 reais, mas vale a pena. Dentro do parque você consegue ter acesso a mirantes que te dão vistas assustadoramente incríveis das cataratas e de sua imensidão.

Esse tour consiste em um passeio de jipe para conhecer a fauna e flora local, com trilha ecológica que mostra alguns paraísos naturais, como o Salto do Macuco (queda d’água), e encerra com o passeio de bote que chega a entrar nas Cataratas. É bem emocionante!

Nesse passeio todos saem molhados! Por isso é bom levar roupas de banho, mas tem gente que compra capa de chuva lá na hora. Em alguns pontos, caso você queira ver mais de perto, sairá todo molhado também, devido ao poder das quedas d’água! E se você não tem um bom preparo físico, melhor não se arriscar no Macuco Safari, porque é exaustivo, mas, como já disse, a vista é recompensadora.

passeios-foz-do-iguacu-eric-araraFui ainda ao Parque das Aves, lugar lindo demais e que possui mais de 100 espécies de pássaros. O ambiente todo arborizado te faz esquecer que está numa espécie de zoológico, muito incrível.

Você consegue entrar em contato com araras e demais pássaros nos viveiros, além de possuírem borboletário e uma área de répteis. No fim do passeio você pode tirar foto com arara e até com cobras.

Outros passeios que podem ser realizados durante o dia são o Templo Budista e o Museu de Cera, bem apreciados por turistas, principalmente por crianças.

passeios-foz-do-iguacu-eric-kattamaranPara a noite, indico o show de luzes da Usina Hidrelética Binacional de Itaipu (“Binacional” porque pertence ao Paraguai e ao Brasil – fica na divisa), que geralmente ocorre nas noites de sexta-feira e sábado.

Os promotores do evento fazem uma breve apresentação sobre a Usina e sua produção de energia e depois as luzes de toda a barragem vão sendo acendidas. Sem dúvidas é muito bonito de se ver. Em seguida, um passeio é realizado por baixo da represa e, no último horário de visitação, há a opção de um passeio de kattamaram acompanhado de um jantar a bordo (pago a parte), proporcionando uma vista linda do lago de Itaipu. É

importante ficar atento para a volta, pois,o ônibus deixou a gente pra trás no barco e tivemos que voltar de carona! 😀

Encontre e reserve sua hospedagem:

    
    Booking.com

Compras em Foz do Iguaçu

foz-do-iguacu-passeio-compras-paraguaiA Ciudad del Este no Paraguai não é um lugar muito bonito para turismo, mas serve para se fazer compras. Os produtos que mais compensam, segundo os brasileiros, são móveis decorativos e aparelhos eletrônicos. Eu também achei em conta roupas e suplementos alimentares.

O ideal é ir bem cedo para aproveitar o dia de compras, porque você vai andar muito se quiser pechinchar e achar algo de qualidade. Lembrando que existe um valor máximo de compras, acima do qual, caso passe por fiscalização, os produtos poderão ser retidos.

Já no lado argentino das Cataratas, além de poder visitar a queda d’água, existem outras atrações bem legais na cidade de Puerto Iguazú, como cassino, poder observar o marco das três fronteiras (Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Presidente Franco) e ainda o Ice Bar Iguazú, que é um bar temático com temperatura abaixo de 10 ºC e bebida liberada durante 30 minutos (até os copos são de gelo). Bem divertido!

passeios-foz-do-iguacu-eric-1Eu fiz todos passeios em Foz do Iguaçu por uma agência local, pagando em torno de 30 a 40 reais cada passeio, que visita de três a quatro lugares diferentes.

Algumas pessoas alugam carros, o que pode ser uma boa para passeios dentro da cidade, mas, para a Argentina, por exemplo, dependendo do horário você terá de enfrentar filas quilométricas de carros para cruzar a fronteira, o que não acontece se você estiver numa van autorizada.”

Por: Eric Carvalho
Fotos: Arquivo Pessoal

Conheça meu livro de crônicas "Eu não quero chegar a lugar algum" e entre em contato para adquirir o seu no formato digital ou físico.