Conheça o 2P Ateliê, espaço criativo no Rio de Janeiro

espaco-criativo-rio-de-janeiro-catete-2p-atelie

O 2P Ateliê foi o local onde fiz os vídeos da primeira temporada do “Dedo de Prosa”, um bate papo sobre temas relacionados a viagens – se você perdeu, pode assistir aqui no canal do blog no YouTube.

Até então, eu não conhecia esse espaço criativo, mas, logo que vi, achei perfeito! Eu já estava há um tempo procurando algum lugar que tivesse a cara que eu queria dar aos vídeos, mas não achava nada que me agradasse. Resolvi pesquisar por bairros e vi que tinha um que parecia bem legal no Catete, bem perto da minha casa. Entrei em contato, expliquei a ideia, marcamos uma visita presencial. Adorei tudo! E fechamos essa parceria que me deixou muito feliz!

Curta a página do blog no Facebook!

Das convidadas que participaram dos vídeos, não houve quem não se apaixonasse logo ao entrar! Não só com a beleza de todos os cantinhos, mas com o cuidado e o carinho que transparecem em cada detalhe e, principalmente, com a proposta de ser um espaço compartilhado para quem quer exercer (ou aprender a exercer) a criatividade.

Bati um papo com as duas sócias, a Patrícia e a Pryscilla – daí o nome 2P. 🙂
E elas me contaram um pouco mais sobre a história…

Como surgiu o 2P Ateliê

Tudo começou em 2011 quando as duas se conheceram no curso de Design de Interiores do Senac. A Pati era bancária há 20 anos, formada em Administração e vivia uma fase de insatisfação total com a carreira, pois sua vida profissional tinha tomado um rumo que não era o que ela gostaria. Foi quando resolveu fazer o curso. A Pry tinha feito dois semestres de Arquitetura e também trabalhava como gerente administrativa em uma loja. Foi promovida, largou a faculdade, mas depois bateu a vontade de fazer algo novo e ela também resolveu fazer o curso.

espaco-criativo-rio-de-janeiro-2P-atelie-Patricia-Priscila

Eu com a Pati e com a Pri

Na época da formatura, em abril de 2012, a Pati foi chamada para fazer a reforma de um apartamento na Barra da Tijuca e convidou a Pry para trabalhar com ela, por causa da amizade que tinham feito. Dessa obra veio outra e as reformas de interiores começaram a acontecer com mais frequência. Tiveram então a ideia de criar um escritório compartilhado onde pudessem reunir os colegas para trabalharem juntos, já que o trabalho do projetista costuma ser muito solitário.

Mas, naquele momento, o Rio de Janeiro vivia um boom econômico, com os preços dos aluguéis muito altos, e elas não conseguiram encontrar o lugar adequado para esse projeto. Foi só no final de 2016 que acharam o espaço onde hoje funciona o 2P Ateliê. Os outros colegas que iriam participar no início do projeto já tinham tomado outros rumos, mas elas tinham continuado no design de interiores e seguiram firmes.

espaco-criativo-rio-de-janeiro-2p-atelie-entrada

Funcionamento do espaço

A ideia inicial era montar o 2P como uma oficina de casa, um espaço voltado para interiores, produção de peças e projetos para casa. Só que, ao desenharem o modelo de negócios, quando começaram a falar em economia compartilhada, economia criativa, tudo aconteceu mais rápido do que imaginavam. Em outras palavras, o negócio estourou! No melhor sentido!!! O ateliê começou com três áreas: produção de peças, aluguel de ferramentas com espaço “faça você mesmo” e oficinas criativas. Mas foi a parte das oficinas que mais cresceu! Era como se tivesse uma demanda reprimida na cidade por um espaço onde pudesse acontecer esse tipo de evento que começaram a fazer.

O 2P Ateliê foi inaugurado há pouco mais de um ano, em julho de 2017. A primeira oficina foi de tingimento natural e impressão botânica, em agosto, com a Mattricaria, de Brasília. A marca tem muito a ver com o tipo de parceria que elas queriam, com uma filosofia de consumo sustentável, uma pegada ecológica, um propósito alinhado com o rumo que desejavam para o ateliê. A partir daí, com a visibilidade dessa oficina, as pessoas começaram a procurar o espaço para oferecerem suas oficinas. O engajamento nas redes sociais sempre foi natural e muito forte. Fotos, stories, pessoas citando e marcando por terem gostado…

Experiência 2P

A ideia é sempre que a “experiência 2P” seja completa. “Quando os oficineiros nos contatam, conversamos sobre como é a dinâmica que a gente gosta que aconteça. Porque não é um aluguel, é uma parceria. Nossa proposta de trabalho é essa. Consideramos os oficineiros nossos parceiros. Vão ensinar seu saber, seu oficio, com nossa participação. A gente recebe as pessoas, organiza o espaço em função daquela necessidade específica, oferece um lanche, porque comida é afeto e proporciona um momento de networking. Muitas vezes as pessoas não querem só aprender, querem também uma troca pessoal, real. Esse é nosso grande diferencial. A gente usa redes sociais e a tecnologia para nos divulgar, aprender, ampliar, mas a gente não abre mão do olho no olho. Porque aprender as coisas que ensinam nas oficinas, todos podem aprender na internet. Mas não é isso que muitos estão buscando. E nosso sucesso foi ter conseguido se encaixar nesse meio termo de vida real com vida digital”, conta a Pati.

Hoje o 2P pode ser considerado um espaço de conexão de economia criativa e de empreendedorismo. As oficinas foram se ampliando, o local já ofereceu aulas de yoga, tem encontros de pequenos empreendedores de diversas áreas, reuniões de comunicação não violenta… Ah sim, e as gravações dos meus vídeos. 😀 Cada um em um cenário diferente, vê só que lindeza!

Como visitar

O 2P Ateliê fica na Rua do Catete, em um portãozinho entre as lojas Bagaggio e Casas Pedro. Basta chamar e o porteiro indica onde fica a entrada. Daqueles lugares escondidinhos, mas que todo mundo devia conhecer! Seja para ver o espaço, saber mais sobre o funcionamento, participar ou oferecer oficinas criativas, comprar algumas peças bacanas produzidas manualmente, ou mesmo bater um papo com as meninas. É só entrar em contato antes pelas redes sociais e agendar um horário. Se você mora no Rio ou está pela cidade, vale muito a pena dar uma passadinha por lá. Garanto que, como todo mundo, você vai ficar encantado!

espaco-criativo-rio-de-janeiro-2p-atelie-catete

Foto: Reprodução/Facebook 2P Ateliê

Serviço:
2P Ateliê – Rua do Catete, 168 / loja 07, Rio de Janeiro/RJ
Site: https://www.2patelie.com.br/
Telefone: (21) 3435-1937 / Email: contato@2patelie.com.br
Redes Sociais: Facebook e Instagram

*Fotos: Lenilton Araújo

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!