La Raffa, a casa doce de Belo Horizonte

confeitaria-la-raffa-belo-horizonte-doces-tortas

Em casa. Foi assim que me senti quando entrei na La Raffa, em Belo Horizonte. Apesar da vitrine que chama a atenção logo de cara, não parecia que eu estava em uma confeitaria, mas sim em um espaço aconchegante, onde poderia ficar à vontade.

Mais que os doces maravilhosos – no sabor e no visual – tem um ambiente supergostoso, porque a ideia é que seja mesmo como o quintal da Raffa, criadora dessas delícias todas.

Acompanhe o blog também no Facebook!

Dos tradicionais aos mais diferentes, entre cremes, morangos, chocolates, sempre com novidades no cardápio, doces diversos, bolos, bombons, taças, alguns com toque gourmet, as famosas coxinhas de brigadeiro ou de leite em pó, a fatia de torta que o cliente monta ao seu gosto, escolhendo sabor, recheio e cobertura… Inclusive atenção: este texto contém imagens fortes! 😛 Quem gosta de doces vai pirar!

Eu particularmente indico os que têm creme e morango e também o bolo prestígio, que é um clássico. Mas é a verdadeira definição de “tanto faz”, porque tudo o que experimentei é muito delicioso mesmo, juro que não estou exagerando (e isso não é um publi, é só porque amei real oficial).

E minha principal dica é: não resista às tentações! A La Raffa é daqueles lugares que valem cada caloria. Pra ser feliz sem culpa! Fora que tem uma história linda que faz tudo ficar ainda melhor. A Raffaela (ou a La Raffa, como acabou ficando conhecida) trocou uma carreira estável pela confeitaria e faz tudo com tanto carinho, o brilho nos olhos é constante e o resultado taí: virou sucesso em Minas Gerais e até fora do estado – tem gente que viaja horas só pra poder experimentar os doces e, com sorte, ter a companhia dela para um café.

História da Raffa (e da La Raffa)

Quem me falou desse lugar foi minha prima Isabela. Eu estava em Belo Horizonte, fomos juntas, adorei tudo, ela contou que já tinha conversado com a dona e eu quis saber mais sobre a pessoa por trás de tudo aquilo para poder indicar aqui no blog. Aí marquei de ir lá outro dia. A Raffa me recebeu pela manhã e batemos um papo antes da confeitaria abrir. Conversamos por um tempão, sob o olhar atento do Daniel, o “baby confeiteiro”, filho dela que é um fofo – segue aqui no Instagram para ver.

la-raffa-confeitaria-belo-horizonte-doces-entrada

Natural da cidade de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas (onde hoje também tem uma filial da La Raffa no Shopping Pátio Divinópolis), ela foi morar em Belo Horizonte por causa do trabalho em uma empresa como supervisora de franquias. “Ganhava muito bem. Como fui transferida, a empresa pagava meu aluguel, gasolina, comida, eu fazia meu horário. Era o ‘emprego dos sonhos’, no sentido de que eu não tinha motivo para largar”, lembra.

Até que, em 2014, quando ia se casar, foi encomendar o bolo e os doces, ouviu a confeiteira comentar que daria um curso de bolos e quis fazer. “Não sabia nada de cozinha. Mas saí de lá encantada, falei que queria viver disso. Comecei a fazer bolos e dar para os amigos, era uma forma de treinar e de conhecerem meu trabalho. Até que uma amiga encomendou, dessa encomenda veio outra, a cada venda eu investia o dinheiro em novos ingredientes e utensílios, e começou a crescer”, conta.

Durante um ano e meio ela conciliou os doces com o trabalho na empresa. Mas o “emprego dos sonhos” tinha virado um fardo. Era na cozinha que ela estava feliz. Embora muito cansativo – além de fazer tudo tem que lavar, limpar – ela fazia com paixão, com o maior prazer do mundo. Pouco depois, acabou sendo mandada embora e se sentiu aliviada.

Vai viajar para conhecer a La Raffa?
Encontre e reserve sua hospedagem em BH!

    
        Booking.com

Foi aí que chamou uma empresa de marketing, que criou o nome La Raffa. Fez também o Instagram e começou a se divulgar. Mas ainda só para festas e sob encomenda. Até que veio o desejo de abrir uma loja. “Não tinha como investir. Então fiz uma conta só para o dinheiro que recebia das encomendas. Parecia que era um sinal, porque começaram a apareceram festas grandes, foi muito volume de venda, nunca trabalhei tanto!”, lembra.

No começo de 2017, passando pela região onde hoje fica a La Raffa, viu a casa e se apaixonou. “Comecei a enxergar meu sonho ali. E tudo colaborou, a negociação foi favorável, mudamos e em 15 dias eu e meu marido reformamos a casa nós mesmos, sem dinheiro, do jeito que era possível. Digo que ‘maquiamos’ a casa. Em maio inaugurei a loja. Foi um novo desafio, porque minha experiência era de festa. Mas tudo foi válido para entender o negócio”.

Menos de dois anos depois, La Raffa é sucesso absoluto! No Instagram, onde além de deixar todo mundo com água na boca, ela também mostra seu dia a dia em família. O estilo pessoal agrada e a rede social, assim como o boca a boca, são suas maiores divulgações – e o que mais conquista clientes. Ou melhor, visitas.

Porque a ideia, como eu disse lá no começo, é ser mesmo a casa da Raffa. O espaço tem varanda, poltronas, um deck, além do ambiente fechado com as mesinhas e cadeiras. E uma decoração toda fofa, com detalhes delicados, muitos quadrinhos, frases e muita cor. “Me alegra muito quando vejo que as pessoas valorizam isso, porque fiz tudo de uma forma tão simples, do jeito mais econômico que dava para fazer”.

la-raffa-confeitaria-belo-horizonte-doces-balcao

Acabou se tornando um lugar diferente em Belo Horizonte. A casa doce. Doce no sabor, doce no acolhimento.

Serviço:
Confeitaria La Raffa
Endereço: Rua Engenheiro Teodoro Vaz, 249, Luxemburgo, Belo Horizonte/MG
Instagram: @laraffaoficial

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email