Hospedagem, plataforma e mais dicas para quem quer ter um blog

Ter um blog de viagens, ou de qualquer outro tema, não é simplesmente gostar de escrever e querer compartilhar com o mundo suas histórias e informações. Há muita coisa por trás e são exatamente elas que fazem com que o blog/site funcione. Listei aqui o principal para quem quer começar e não sabe bem por onde.

Hospedagem

O servidor é onde o seu blog ou site fica hospedado, onde todas as informações (textos, fotos, vídeos, todo o conteúdo publicado) ficam “guardadas”. Ou seja, é o um dos pontos mais importantes, senão o mais importante! O Mariana Viaja desde o princípio está na Weblink. Nunca tive nenhum problema e, eventualmente em algumas situações que precisei (por erros meus), sempre contei com um ótimo atendimento online para resolver tudo rapidamente. Essa, pra mim, é uma das principais vantagens.

Como já falei aqui anteriormente em um texto com dica para escolher a hospedagem do seu blog ou site, não entendo absolutamente nada dessa parte mais técnica, então contar com um bom suporte é essencial. Outro ponto positivo, para mim, são os preços, com ótimo custo-benefício. Mas vale lembrar que os valores variam muito para cada tipo de plano, então é importante pesar tudo isso antes de fechar.

Plataforma

O WordPress é a plataforma onde faço meu blog e a que recomendo por ser simples de mexer (amigável) e permitir o uso de muitas ferramentas que considero importantes. Há versões gratuitas, que não oferecem tantas funcionalidades, e as pagas que são mais completas. Compare e veja o que atende melhor ao que você pretende.

Domínio

Para ter o nomedoseublog .com ou .com.br você precisa registrar o seu domínio. Dá para fazer na própria plataforma. Pense no nome que você deseja, verifique se ele já existe e ou se ainda está livre. Além disso, registre a sua marca no site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Redes Sociais

As redes sociais também são importantes para ajudar na divulgação do seu conteúdo. Facebook e Twitter são ótimas para compartilhar links. O Pinterest não é exatamente uma rede, mas se encaixa por ser um dos principais meios de gerar acessos. E o Instagram é, hoje, a principal delas quando o assunto é o fortalecimento da sua marca.

Conteúdo

Mas nada disso terá resultado se você não tiver um bom conteúdo, se não souber realmente escrever sobre o tema, contar bem as histórias, compartilhar as informações corretas, ser claro nas dicas. E nada de copiar os outros, até porque isso é plágio. Mas somente trocar as palavras também não vale. É precisos ser original. É isso o que vai manter um leitor conectado!

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email