35 dicas de um comissário de bordo para um voo mais tranquilo

dicas-para-um-voo-tranquilo-viagem

Estava eu no Twitter (minha rede social favorita) quando vi que havia viralizado uma postagem de um comissário de bordo com diversas dicas para um voo mais tranquilo. Upgrades, comida gostosa, truques para conseguir o melhor lugar? O Gabriel Santos, brasileiro que mora em Dubai, nos Emirados Árabes, falou de tudo isso!

Conversei com ele, que me autorizou que eu transformasse isso neste texto, com eventuais comentários meus (entre parênteses no final de cada dica). São coisas simples, mas que muita gente não sabe – eu mesma não sabia de várias. Tudo baseado na aviação internacional (na qual ele trabalha), mas a maioria aplicável para voos domésticos também. Achei bem interessantes e podem ajudar a ter uma viagem melhor. Então afivelem os cintos de segurança e vamos lá!

Acompanhe o blog também no Facebook!

Dicas para um voo mais tranquilo

1- Nunca ande descalço no avião. Aquele chão é aspirado depois de cada voo mas eu já vi e ouvi histórias que você não pisaria nem de meia.  (Gente, mas real que há quem ande descalço no avião? Chocada estou! Nunca pensei, mas ele como comissário já viu e não é à toa que tá avisando!)

2- Em aviões grandes, cuidado ao escolher assento na saída de emergência. Apesar do espaço a mais para as pernas, você tem chances de ficar do lado de bebês! É porque logo do lado é onde posicionamos os berços.

3- Se estiver viajando em dupla, escolha os assentos da janela e corredor (deixando o meio vazio). A maioria das pessoas não gosta de escolher assento no meio e ficará vazio. Se tiver alguém, a pessoa sempre prefere trocar. (Essa eu já sabia, mas em geral viajo sozinha, então nunca precisei colocar em prática.)

4- Leve uma garrafa d’água vazia. No raio-x não pode passar com líquidos, então leve uma vazia e depois peça o comissário para encher. Sempre fico feliz porque significa que não vou ter que te servir 826373638 copos d’água. (Nunca tinha me tocado disso – cuidado com a lerda!)

5- Escolher as primeiras fileiras vale a pena se você quer desembarcar primeiro, mas também te da preferência na hora da refeição. Você sempre terá todas as opções do menu. (Sempre preferi, sou aquelas que o avião para e já levanto querendo desembarcar, me julguem!)

6- Educadamente, peça no check-in se é possível ter uma fileira vazia. Se forem com sua cara eles bloqueiam os assentos ao seu lado para ninguém sentar ali.

7- Caso consiga uma fileira de três, junte os três travesseiros e enrole na primeira coberta. Use a segunda para forrar os assentos e a terceira para cobrir. Assim você tem uma caminha!

dicas-voo-tranquilo-cama

Foto: Twitter @gabrielbeblo

8- Ao fazer a sua reserva, algumas empresas oferecem refeições específicas, como diabética, vegana, vegetaria, sem lactose… Mesmo se você não for, escolha uma delas – o prato de frutas é meu favorito. As opções do menu sempre sobram se você quiser experimentar! E em 99.9999% dos voos sobra comida. Se você pedir a um comissário ele com certeza te dará outra quentinha. (Opa!)

9- Se for viajar com um bebê, mas ele já for maiorzinho, ao invés de escolher o assento da frente para berço (ele não vai caber) peça no check-in um assento livre para colocá-lo durante o voo.

10- Meninas, se você ficou “naqueles dias” e estava despreparada, as comissárias podem te prover absorventes. Se é com ou sem abas aí eu já não sei! (Adorei!!! E espero que seja com abas, pq né?)

11- SEMPRE se cadastre nos programas de fidelidade. Mesmo que você não voe muito, em voos overbooked as pessoas afiliadas são sempre as primeiras a ganharem upgrade.

12- Outras coisas que influenciam sua chance de ganhar upgrade: que passageiro pagou a tarifa mais cara; membro do programa de fidelidade; sua roupa estar condizente. Aniversário e lua de mel não fazem diferença alguma.

13- Se você falar educadamente com a tripulação informando um aniversário ou lua de mel, existe a CHANCE de rolar alguma surpresinha. Pode ser um chocolatinho da executiva ou um champanhe. (Já agendando um voo pro meu próximo aniversário para fazer uma selfie brindando!)

14- Turbulência NÃO derruba avião. Mas pode te machucar se você não usar o cinto! Por isso deixe ele sempre afivelado durante o voo, mesmo se o aviso estiver desligado. Existem turbulências as quais os pilotos não podem prever. E saiba que a turbulência afeta mais a parte de trás do avião do que na frente. Se o sacolejo te incomoda ou te dá medo, não escolha sentar atrás. (Apavorada com as fotos, porém feliz com a afirmação inicial – que eu já tinha ouvido e que desde então repito como mantra.)

dicas-voo-tranquilo-turbulencia

Fotos: Twitter @gabrielbeblo

15- Controle remoto, tela touchscreen, bandeja de comida e cinto de segurança são items aparentemente limpos mas que TODO MUNDO ENCOSTA! Minha dica são lencinhos desinfetantes assim que você chegar a bordo.

16- Nas empresas do oriente médio (e possivelmente outras) as únicas maneiras de levar seu pet ao seu lado são: ele ser um gavião; ele ser um cão guia; ele ser um animal de suporte emocional – para este último você precisa de um atestado provando, veja aqui no link. (Um gavião?!?!)

17- Se você ou alguém da sua família não fala inglês e vai fazer um voo internacional, muitos sites disponibilizam o menu antecipadamente. Ali você pode fazer uma tradução on-line e levar com você. Eu sempre preparo uma lista de frases para os meus pais quando eles viajam. (Great! Excelente!)

18- Os preços de passagem variam MUITO e nem sempre comprar com antecedência é o ideal. Eu uso muito o site SkyScanner e MaxMilhas. Depois eu comparo com o site oficial da empresa para verificar se é o melhor. (Idem aqui.)

19- NÃO viaje se estiver gripado/nariz entupido. Ou faça de tudo para desentupir antes de voar. Isso pode causar barotrauma, que é quando seus ouvidos bloqueiam a ponto de machucar. Em casos extremos pessoas ficam surdas! (Minha rinite até atacou só de pensar! Acho que já viajei algumas vezes de nariz entupido, mas nunca me aconteceu nada – pelo visto dei sorte.)

20- Se seu medo é passar mal, comissários são treinados em primeiros socorros. Temos uma lista extensa de remédios. Se estiver se sentindo mal, seja com dor de cabeça, indigestão, diarreia, te damos remédios e podemos até ligar para os médicos em solo.

21- Além de nariz entupido, não viaje com: obturação/canal recém feito, pois o ar dentro do dente vai expandir e te causar muita dor; pontos, pois o sangramento vai intensificar; ou depois de fazer mergulho profundo, pois a diferença entre a pressão pode te dar complicações. (Essa do dente eu sabia porque uma vez ia fazer um canal, mas tinha uma viagem, e a própria dentista sugeriu adiar para quando eu voltasse.)

Importante: se for para o exterior, não esqueça de fazer o seguro viagem!

22- Quando você voa é comum ficar inchado. Para diminuir isso, evite alimentos com leite ou refrigerante. Prefira coisas leves e água. Sempre. E cuidado ao beber álcool a bordo. Os efeitos do álcool se intensificam nas alturas e você também fica desidratado mais facilmente.

23- Essa aprendi com os youtubers Nil Moretto e Leon: quando for usar a proteção do assento sanitário, você homem, não arranque totalmente a parte do meio. Arranque atrás e deixe na frente (pendurado). Serve de proteção na frente do seu abençoado. (Homens, aprendam. As mulheres agradecem.)

24- Se o papel higiênico acabou e não tiveram tempo de repor ainda, peça um comissário de bordo. Muitas vezes é difícil checar 10 banheiros a bordo ao mesmo tempo. (Ou leve na bolsa, sempre pode ser útil.)

25- A maioria dos assentos na primeira fileira, aqueles com mais espaços para pernas, tanto no Boeing quanto no Airbus (modelos de avião) não levantam o descanso de braço. Se você faz questão de ter mais espaço dos lado, não escolha esses assentos.

26- Um tempo atrás rolou um post viral na internet falando que não é seguro beber chás e cafés do avião, que comissários não bebem pela água não ser filtrada. Isso é mentira! Mesmo se não fosse, a água sai fervendo! É super seguro.

27- Não tente fumar ou fazer coisas indevidas no avião. Nós comissários sabemos destravar a porta do banheiro por fora.

28- Quando você ouvir “tripulação cheque de portas” ou “prepare all doors and crosscheck” significa que todos os passageiros embarcaram. Nessa hora você pode mudar de assento para qualquer um que você achar livre – exceto os que você deve pagar a mais.

29- Esse mesmo anúncio de cheque de portas significa, após o pouso, que as portas podem ser abertas. MAS ISSO AINDA LEVA UM TEMPO. Geralmente uns três a cinco minutos depois do anúncio. Até então aproveite o conforto do seu assento. (Carapuça serviu em mim, vivo levantando, preciso melhorar essa ansiedade.)

Já reservou sua hospedagem? Veja aqui onde ficar!



Booking.com

30- Se possível, viaje com mochila ao invés de mala de mão. Além de leve e mais prático, você não corre o risco de o bagageiro do avião estar cheio e você ter que despachar.

31- Se você SEMPRE sente muita pressão/dor nos ouvidos ao voar, mesmo sem estar doente, você pode ter desvio de septo! Isso impede o corpo de equalizar a pressão porque a passagem de ar é muito fina. (Persistindo os sintomas consulte um otorrino.)

32- Quando for carregar o celular, dê preferência para usar a tomada ao invés da porta USB. A USB é muito mais lenta para carregar seu aparelho.

33- Se você tem algum familiar ou amigo que tem diabetes e precisa viajar para longe, informe-o que a tripulação pode guardar a insulina no refrigerador. Já vi pessoas que deixaram levar ou que ficaram reféns de bolsas térmicas por não saberem.

34- Se você e sua família tiverem assentos separados e o pessoal do check-in falar que “dentro do avião os comissários te ajudam a trocar”, É O MAIOR CAÔ! Se o avião estiver cheio não tem nada que possamos fazer. Bata o pé antes de entrar no avião – com educação sempre. Rs (Amo que já é a terceira vez que ele frisa que tudo precisa ser feito de forma educada. Aproveito para reforçar mais uma vez então, é o mínimo que se espera em qualquer situação.)

35- Talvez uma das dicas mais importantes: leve um chocolatinho para a tripulação. É um certo suborno? Sim. Mas nem é pelo chocolate, e sim consideração. Eu sempre levo e a tripulação de toda companhia me trata como rei! (Hahahaha adorei, prometo fazer isso na próxima!)

São estas as dicas para um voo mais tranquilo. Ótimas, né!

Acompanhe a publicação completa no Twitter @gabrielbeblo:

E siga o Gabriel também no Instagram @gabrielbeblo:

View this post on Instagram

why men great till they gotta be great?

A post shared by Gabriel Santos (@gabrielbeblo) on

 

Foto principal: Imagem de Free-Photos por Pixabay

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email