21 lugares no Brasil tombados como patrimônios mundiais da humanidade

patrimonios-mundiais-da-humanidade-no-brasil

Desde 1972 a UNESCO (Organização das Naçőes Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura) elege como Patrimônios Mundiais da Humanidade alguns lugares pelo mundo que são significativos – seja pela beleza natural ou pela importância cultural. O objetivo é reconhecer a importância internacional de cada um deles, bem como sua relevância na história, além de incentivar a preservação e conservação.

A escolha se dá da seguinte forma: os países interessados indicam bens culturais e naturais, que são avaliados pelos órgãos da Convenção e aprovados anualmente pelo Comitê do Patrimônio Mundial, que é composto por representantes de 21 países. Conferi a lista no site da UNESCO, de onde tirei as informações desse texto, e compartilho aqui. Quais conhece e quais deseja conhecer?

Curta a página do blog no Facebook!

Patrimônios mundiais da humanidade no Brasil

A primeira vez que o Brasil entrou na lista foi em 1980, com Ouro Preto, em Minas Gerais. A mais recente foi em julho de 2017, com o Cais do Valongo, na cidade do Rio de Janeiro. No total, há atualmente 21 lugares que já receberam esse título. Veja a lista completa, na ordem cronológica.

Patrimônios Culturais

Cidade Histórica de Ouro Preto (MG)

Fundada no fim século XVII, foi ponto central no ciclo do ouro e chegou a ser capital mineira. Hoje é uma das principais cidades históricas do país, com muitas igrejas, chafarizes e obras do escultor barroco Aleijadinho.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-ouro-preto

Foto: Bruno Girin (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons

Centro Histórico de Olinda (PE)

Outra cidade histórica muito visitada. Fundada no século XVI pelos portugueses, possui belas igrejas barrocas, conventos, pequenas capelas e outras construções, além da bela vista para o mar.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-olinda

Foto: Pixaby

Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande de Sul e Argentina

São ruínas de cinco missões jesuíticas, cada uma com arquitetura específica, construídas em territórios onde viviam os guaranis nos séculos XVII e XVIII. Hoje possuem estado de conservação diferente umas das outras.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-missoes

Foto: Pixaby

Centro Histórico de Salvador (BA)

A primeira capital do Brasil foi criada com uma mistura de culturas europeias, africanas e ameríndias. Foi também o primeiro mercado de escravos daqui. A cidade tem muitas construções preservadas e várias casas bem coloridas.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-pelourinho

Foto: Pixaby

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG)

O interior da igreja tem estilo rococó. E na escadaria externa estão estátuas dos 12 Profetas – obras de arte barroca de Aleijadinho – e seis capelas que representam as Estações da Cruz.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-congonhas

Foto: Pixaby

Plano Piloto de Brasília (DF)

Fundada em 1960, é um marco na história do planejamento urbano, da arquitetura das áreas residenciais e administrativas (que possuem o formato de um avião com suas asas abertas) à simetria dos edifícios.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-brasilia

Foto: Pixaby

Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI)

É um testemunho de uma das ocupações humanas mais antigas da América Latina. No local há inúmeros abrigos rochosos, muitos deles com pinturas rupestres, sendo algumas com mais de 25 mil anos.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-serra-da-capivara

Foto: Pixaby

Centro Histórico de São Luís do Maranhão

Fundada por franceses e ocupada por holandeses antes do domínio português, preservou construções históricos e ruas organizadas de forma retangular. O conjunto arquitetônico é exemplo de cidade colonial das nações ibéricas.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-sao-luis

Foto: Pixaby

Centro Histórico de Diamantina (MG)

Mais uma cidade histórica mineira muito visitada. Fundada no período colonial, está localizada entre muitas montanhas rochosas e foi importante na época do garimpo de diamantes no século XVIII.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-diamantina

Foto: Jeff britto (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)], via Wikimedia Commons

Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO)

Colonizada ao longo dos séculos XVIII e XIX, foi uma cidade mineradora. A arquitetura das construções – públicas e privadas – formam um conjunto harmonioso. São muito modestas, mas feitas com materiais e técnicas locais.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-goias-velho

Foto: Pixaby

Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão (SE)

Construções antigas importantes: a Igreja e Convento de São Francisco, Igreja e Santa Casa de Misericórdia, Palácio Provincial, entre outros. Todos com arquitetura típica franciscana desenvolvida no Nordeste.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-sao-cristovao-se

Foto: Ministério da Cultura (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons

Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar

Um cenário urbano com elementos naturais que inspiraram o desenvolvimento da cidade: as montanhas, o mar, o Jardim Botânico, o Corcovado, o Cristo Redentor, a Praia de Copacabana e a cultura de vida ao ar livre.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-rio-de-janeiro

Foto: Pixaby

Conjunto Moderno da Pampulha em Belo Horizonte (MG)

Projeto de Niemeyer e Burle Marx, com colaboração de artistas como Portinari, é composto pela Igreja de São Francisco, Cassino (atual Museu), Casa do Baile (atual Centro de Urbanismo, Arquitetura e Design) e Iate Clube.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-pampulha

Foto: Pixaby

Sítio Arqueológico Cais do Valongo no Rio de Janeiro (RJ)

Localizado na antiga área portuária, onde o antigo cais de pedra foi construído para o desembarque de africanos escravizados a partir de 1811. Cerca de 900 mil chegarem por lá. Possui várias camadas arqueológicas.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-cais-do-valongo

Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do Brasil:

    
    Booking.com

Patrimônios Naturais

Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná e Argentina

Uma das maiores e mais impressionantes quedas d’água do mundo (aproximadamente 2.700 metros), fica em uma área de muitas espécies de flora e fauna raras e ameaçadas de extinção.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-foz

Foto: Pixaby

Mata Atlântica – Reservas do Sudeste, São Paulo e Paraná

São 25 áreas protegidas que preservam a riqueza biológica e os últimos vestígios de vegetação atlântica remanescentes, com montanhas cobertas por florestas, áreas de mangue, ilhas costeiras e grande beleza.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-mata-atlantica

Foto: Bjørn Christian Tørrissen [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Costa do Descobrimento – Reservas da Mata Atlântica, Bahia e Espírito Santo

São oito áreas individuais protegidas, com as mais ricas florestas tropicais em termos de biodiversidade em todo o mundo. Possuem uma grande variedade de espécies de interesse científico e importantes para a conservação.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-costa-do-descobrimento

Foto: Diego Teschi (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central

É a maior área protegida da Bacia Amazônica e uma das regiões mais ricas em biodiversidade. Composta pelo Parque Nacional do Jaú, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamairauá,  Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã e Estação Ecológica Anavilhanas.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-amazonia

Foto: Marcelo85photo (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Um dos maiores ecossistemas de água doce em zonas úmidas do mundo, é onde está a cabeceira dos principais sistemas fluviais da região – Rio Cuiabá e Rio Paraguai – além da diversidade da vegetação e da vida animal.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-pantanal

Foto: Filipefrazao (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas, Goiás

Abrigam exemplares da fauna e da flora característicos do Cerrado, sendo um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados de todo o mundo. É vital para a manutenção da biodiversidade da região.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-chapada-veadeiros

Foto: Lucia Carvalho Horta (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)], via Wikimedia Commons

Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas

Riquezas aquáticas importantes para a reprodução e a alimentação do atum, de espécies de tubarão, tartarugas e mamíferos marinhos. São o lar das maiores concentrações de pássaros marinhos tropicais no Atlântico Ocidental.

patrimonios-mundiais-da-humanidade-brasil-noronha

* Foto Principal: By Daniel Raposo (Own work) [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)], via Wikimedia Commons