Porto Seguro: pontos turísticos, passeios e uma saudade do que eu não tinha vivido

porto-seguro-pontos-turisticos-passeios

No fim da minha adolescência e início da vida adulta, ali pelo período da faculdade, Porto Seguro, na Bahia, era o destino mais desejado por 11 em cada 10 pessoas daquela faixa etária. Era o auge do axé music e a cidade tinha as melhores festas, os melhores shows, além das praias, do sol, do clima baiano, dos boys magia e dos quiosques muito animados, onde os novos hits eram lançados e as coreografias ensinadas.

Eu não cheguei a ir. Mas vários colegas e amigos foram. Na volta, bronzeadíssimos, traziam sempre na mala um CD (gente, parece que foi anteontem isso, mas que coisa antiga, né!) e arrasavam nas festas dançando os passinhos do momento. Eu aprendia todos, sabia todas as músicas também. E frequentava todos os shows e carnavais fora de época em Belo Horizonte: a Trivela do Asa, o Nana do Chiclete, o Cerveja e Cia da Ivete, sem contar no Axé Brasil, que lotava o Mineirão…

Curta a página do blog no Facebook!

Aí muitos anos se passaram (não vou falar quantos ahaha), minha fase micareteira ficou láaaa atrás, muita coisa mudou e, depois de tudo isso, surgiu, enfim, a oportunidade de ir a Porto Seguro. A cidade ainda é uma das preferidas por estudantes que estão se formando, inclusive de argentinos. E, especialmente na alta temporada, continua sendo um point dos novos hits, com suas festas, shows, praia e sol. Estar lá, mesmo sendo a primeira vez, trouxe uma espécie de nostalgia dos velhos tempos, uma saudade do que eu não cheguei a viver…

centro-historico-porto-seguro-fotos

O que fazer em Porto Seguro

Entre os passeios em Porto Seguro, passei brevemente pela Praia de Taperapuã, que é a principal e mais estruturada da cidade, onde se concentram também a maioria dos hotéis e onde fiquei hospedada. Quis conhecer os quiosques famosos, como Axé Moi e Tôa Tôa, só mesmo para ver como eram. E eram animados!!! Em um deles, confesso, timidamente dancei alguns passos do sucesso do momento, “Despacito” (que por acaso não é nem axé e nem brasileiro). Outra praia ótima, um pouco mais afastada, é a da Coroa Vermelha.

Fui também à famosa Passarela do Álcool em uma das noites, para dar uma volta e comer. E ao Centro Histórico, onde estão alguns dos principais pontos turísticos de Porto Seguro, lugares que fazem parte do período do descobrimento do Brasil, além do Mirante do Cruzeiro, com uma bela vista.

centro-historico-porto-seguro-bahia

Aproveitei ainda para ir a outros lugares na região que se tornaram points obrigatórios, como Arraial d’Ajuda e Trancoso. A Arraial fui mais de uma vez, tanto de dia como de noite. Gostei demais do clima do lugar, da Praia de Pitinga e das opções para sair. Em Trancoso passei o dia, visitei o famoso “Quadrado” e a Praia dos Coqueiros. Aquele charme da mistura de rústico e chique, foi ótimo conhecer.

porto-seguro-pontos-turisticos-passeios-arraial

porto-seguro-pontos-turisticos-passeios-trancoso

Leia também:
Arraial d'Ajuda em um dia: praia, centro histórico e mais dicas
Trancoso: o charmoso vilarejo no extremo sul da Bahia

Claro que, em outros tempos, eu teria curtido tudo de uma outra forma – e talvez não tivesse sido tão legal como foi agora, quando fiz todos esses passeios. E acho ótimo, também, poder mostrar como uma viagem à cidade não precisa estar necessariamente ligada a festas ou agito. Dá para ir em qualquer fase da vida, há atrativos para todos os estilos de viajantes. No total fiquei cinco dias apenas e poderia até ter sido bem mais, há muito o que fazer em Porto Seguro. Então foi meio corrido, mas tudo muito bom. Porque o tempo passa, a gente muda, os lugares mudam, mas conhecer novos destinos e riscar da lista um desejo antigo é sempre maravilhoso!

Para ler ouvindo:

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!