
No famoso conto de “O Mágico de Oz”, assim como na maioria dos contos, as bruxas são consideradas malvadas. Mas será que elas são realmente assim? Qual o outro lado dessa história? Essa é a proposta do musical Wicked, na Broadway, em Nova York.
Curta a página do blog no Facebook!
Wicked: conheça a história do musical
O musical Wicked é baseado no romance homônimo de Gregory Maguire. Tudo se passa Terra de Oz, mas com uma diferença importante: se antes todo mundo conheceu a versão de Doroty, ofrã criada pelos tios que acaba indo para um mundo alternativo e encontra amigos diferentes com quem vive algumas aventuras, agora é a vez de conhecer a versão das bruxas.
A personagem principal é Elphaba, que era inteligente e talentosa, mas tinha a pele de cor verde e era julgada por causa disso. Na universidade ela conheceu Galinda (Glinda), que era loira e muito popular, ou seja, seu oposto. Inicialmente surgiu uma rivalidade, mas logo elas se tornaram amigas. Uma amizade inesperada, mas muito forte.
Só que depois de se encontrarem com o Mágico de Oz, precisaram tomar decisões importantes. Glinda optou por continuar sendo popular. Já Elphaba não quis trair seus valores. Assim, a vida delas tomou rumos diferentes. Glinda passou a ser “A Boa”, enquanto Elphaba passou a ser chamada de “Bruxa Malvada do Oeste”.
No musical a ideia é contar a história pela perspectiva de Elphaba e outras “bruxas más”, mostrando uma versão de Oz bem antes de Doroty aparecer.
No WePlann, que é parceiro do blog, é possível comprar este e outros ingressos parcelando o pagamento em até seis vezes. Basta entrar no site, selecionar quantidade, dia e hora, e o sistema irá escolher automaticamente os melhores lugares disponíveis.
O que Wicked pode ensinar?
Ao propor essa nova visão, abordando alguns temas atemporais, o musical da Broadway consegue passar ao público algumas lições importantes.
Pré-julgamentos: Algumas coisas que julgamos como ruins podem não ser exatamente da forma que achamos.Mas por que não conhecer os fatos por uma perspectiva diferente? Tudo tem um outro lado.
Bullying: O pré-julgamento leva ao bullying. E, muitas vezes, as pessoas podem ser muito cruéis, menosprezando os outros e afetando a vida deles. O musical mostra que o que importa é a essência, não a aparência.
Sororidade: Muito se fala no apoio que as mulheres precisam dar umas às outras e na força dessa união feminina. Em Wicked, as duas personagens que poderiam se odiar, escolhem colocar a verdade acima das imposições sociais e ter um bom relacionamento.
Empatia: Outro tema atual que também é abordado ao explicar os motivos que levaram as “bruxas más” a fazerem o que fizeram, mostrando que há sempre muito mais coisas além do que a gente consegue ver e que quem julga é por não entender o que aconteceu.
Mais informações
O musical Wicked na Broadway está em cartaz desde 2003 e está sempre entre os mais procurados em Nova York. Por isso a dica principal é garantir os ingressos com antecedência comprando pelo site. Os cenários e figurinos são muito elaborados e cheios de detalhes, mas sempre em perfeita harmonia, com passagens de humor e ao som de músicas muito marcantes.
É um espetáculo que agrada a todas faixas etárias – a idade mínima para entrar no teatro é de cinco anos – e já ganhou diversos prêmios importantes, como três Tony Awards (Melhor atriz de musical, Melhor design cênico e Melhor design de figurino) e um Grammy (Melhor álbum de show musical nos Estados Unidos).
Compre ingressos também para outras atrações e passeios em qualquer lugar do mundo.
* Este é um post publicitário.
Fotos: WePlann/Divulgação