Filmes, séries e palestras na Netflix para inspirar mulheres (viajantes ou não)

filmes-series- palestras-netflix-mulheres

Já publiquei aqui alguns filmes sobre viagens, programas de TV e de livros para viajar sem sair de casa. Hoje resolvi fazer uma seleção mais ampla! Já que falo tanto em empoderamento feminino, em autoconhecimento e fortalecimento, escolhi alguns filmes séries e palestras na Netflix para inspirar mulheres, sejam viajantes ou não.

Listei opções de estilos variados, há os mais divertidos, mais sérios, mas todos tendo em comum alguns temas que, em algum ponto, todas nós vamos nos identificar e que vão nos fazer pensar sobre certas questões da vida. Coloquei também um resuminho e o trailer de cada um. Vem ver!

Acompanhe o blog também no Facebook!

Filmes Netflix

Eu não sou um homem fácil

Comédia francesa, conta a história de um homem machista que, de repente, bate com a cabeça e acorda em um universo paralelo onde os papéis e estereótipos de gênero estão invertidos, fazendo pensar sobre o machismo e a necessidade do feminismo.

O sorriso de Monalisa

Na década de 1950, uma professora recém-formada (vivida por Julia Roberts) vai dar aulas em uma escola só de mulheres e confronta os valores ultrapassados da sociedade na época, enfrentando resistência e inspirando suas alunas a se transformarem.

Felicidade por um fio

Uma mulher com problemas amorosos e problemas de autoestima e autoaceitação, especialmente em relação ao cabelo natural, passa por mudanças radicais no visual, o que gera também mudanças na vida. A diretora, Haifaa Al-Mansour, é a primeira cineasta mulher da Arábia Saudita.

Dumplin’

O tema central é a imposição de padrões de corpo e como os concursos de beleza reforçam isso. Nesta comédia dramática, uma adolescente acima do peso, filha de uma ex-miss (vivida por Jennifer Aniston) muito vaidosa, resolve entrar em um desses concursos como forma de protesto.

Frida

É a história da pintora mexicana Frida Khalo, um dos símbolos feministas. O foco maior do filme é em seu relacionamento conturbado com o marido Diego Rivera, mas fala também do acidente que fragilizou sua saúde, das aventuras amorosas e relações extraconjugais.

As sufragistas

Filme histórico, mostra a luta de mulheres inglesas por igualdade, por direito ao voto e outros direitos sociais. Este movimento foi considerado como a primeira onda feminista, no início do século XX. Depois de décadas de manifestações pacíficas e de sofrerem agressões da polícia, se rebelaram publicamente para chamar atenção para a causa.

Roxanne Roxanne

Baseado na história real de uma adolescente que se tornou uma lenda do hip-hop nos anos 80 e uma das primeiras rappers femininas fazer sucesso. Filha de mãe alcoólatra, ela cuida das três irmãs menores, tem um namorado opressor e abusador, mas não deixou de participar de batalhas musicais e derrotava vários homens.

Documentários Netflix

Feministas: o que elas estavam pensando?

A partir de fotos tiradas durante movimentos nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, as mesmas mulheres, hoje, relembram suas lutas, suas histórias de vida. É uma reflexão sobre as mudanças culturais e sociais desde aquela época e o que ainda precisa mudar para termos um mundo com mais igualdade.

Malala

É a história de Malala Yousafzai, menina do Paquistão que, aos 15 anos, tomou um tiro por lutar para que meninas pudessem estudar. Ela sobreviveu, teve de se mudar do país com sua família, depois começou a participar de campanhas para educação de meninas e se tornou a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.

Miss Representation

A forma como a mídia mostra as mulheres sempre foi limitada e estereotipada, seja pressionando um padrão irreal de beleza ou mesmo as colocando como inferiores aos homens. Tudo isso impacta na sociedade e faz com que haja pouca representatividade feminina na política e em posições de lideranças.

Maya Angelou – e ainda resisto

A história inspiradora de vida e de luta da ativista, escritora e poetisa Maya Angelou. Mulher negra, pobre, criada pela avó paterna, sofreu muito preconceito na infância e, mais tarde, lutou por direitos civis e foi porta-voz dos anseios e da revolta dos negros, defendendo pautas que são atuais ainda hoje.

Absorvendo o tabu

Vencedor do Oscar 2019 como melhor documentário de curta-metragem, fala da menstruação no contexto das mulheres indianas, onde isso é visto como doença e motivo de segregação – meninas e mulheres largam os estudos, perdem empregos. E apenas 10% delas têm acesso a absorventes, a maioria ainda usa panos ou deixa de sair durante o período por estarem sujas.

She’s Beautiful When She’s Angry

A tradução do título em português significa “Ela fica linda quando está com raiva”.  Mostra de forma inspiradora o movimento das mulheres nos anos 1960 lutando por direitos sociais, trabalhistas e sexuais, na chamada segunda onda feminista.

Leia também:
15 filmes para inspirar suas próximas viagens
Programas de TV para viajar sem sair do sofá 
Mais de 30 livros com histórias de mulheres pelo mundo

Palestras Netflix

Algumas são palestras mais sérias, outras são no estilo comédia em que a pessoa fica sozinha no palco, sem cenário, sem caracterização de personagem, apenas ela mesma contando, de forma divertida, alguns acontecimentos da sua vida.

O poder da coragem – Bené Brown

A pesquisadora, formada em Serviço Social, conta com muito bom-humor sua trajetória e fala de como desenvolver coragem e se deixar ser vulnerável em um mundo onde o medo, a vergonha e as incertezas estão sempre nos rondando.

Nanette – Hannah Gadsby

A comediante australiana, que é lésbica e feminista, mistura piadas com revelações pessoais sobre sexualidade, problemas na infância e questões do universo LGBT, de forma muito sincera que faz rir e refletir, especialmente a partir da metade do vídeo.

Growing – Amy Schumer

Temas recorrentes do cotidiano são os principais abordados pela comediante, que fala de crescimento pessoal, amizade, casamento, gravidez, relações familiares e até de política, mostrando diferentes perspectivas sobre a rotina e a vida.

Not Normal – Wanda Sykes

A atriz e comediante fala de família, corpo, racismo, diferenças entre os sexos, a fragilidade da vida humana e mesmo temas mais pesados, como estupro. Questões banais e sérias abordadas de forma engraçada.

Séries Netflix

Deixei as séries por último porque não tenho costume de assistir. Aliás, confesso, só assisti uma, recentemente, e foi exatamente porque o tema relacionado a questões femininas me fez ter vontade. É a primeira na lista abaixo. Mas sei que tem várias outras com esse foco – quem sabe não pego minhas próprias dicas e aproveito para ver também?

Coisa Mais Linda

No Rio de Janeiro da década de 1950, ao som da bossa nova que estava no auge, quatro mulheres com diferentes perfis têm suas histórias entrelaçadas. Interessante para observar como muita coisa mudou desde então, mas, também, como muitos dos temas abordados fazem sentido ainda hoje.

As Telefonistas

Produção espanhola, mostra quatro amigas vivendo em Madri na década de 1920 e passando por uma mudança revolucionária nos costumes da época com a entrada no mercado de trabalho.

Unbreakable Kimmy Schmidt

Comédia sobre uma jovem que é sequestrada pelo líder de um culto e se transforma em membro de uma seita apocalíptica. Depois de 15 anos vivendo presa, é libertada e precisa reconstruir a sua vida, tendo que lidar com todas as diferenças de um mundo que ela já não conhece mais.

Glow

A história mostra bastidores de programas nas décadas de 1980 e 1990 em que mulheres bonitas eram colocadas para lutar em um ringue. A partir disso, mostra as lutas que as mulheres ainda precisam ter na vida real. Tudo com muito humor.

Anne with an E

Aborda temas bem atuais como bullying, preconceito e feminismo, através da história de uma menina órfã, romântica e determinada que é  adotada por engano por um casal de irmãos solteirões do interior do Canadá. Baseada no livro “Anne of Green Gables”, de Lucy Maud Montgomery.

Estas foram minhas sugestões. Agora é só preparar a pipoca e escolher o que assistir! =)

Quem tiver mais dicas de filmes, séries e palestras na Netflix para inspirar mulheres pode também deixar nos comentários que vou adorar saber!

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email