Litoral além das praias – outras formas de viajar e de fortalecer o turismo

litoral-alem-das-praias-turismo-nordeste

Ainda não se sabe a dimensão dos danos causados pelo óleo no litoral brasileiro. Todos os estados do Nordeste foram afetados, agora já chegou ao norte do Espírito Santo e é difícil prever até onde vai. Fato é que isso atingiu muitas das praias mais bonitas do país, o que impacta diretamente no turismo, ainda mais que estamos às vésperas do verão. E a pergunta que muita gente vem se fazendo é: vale a pena viajar para a praia se não pode entrar no mar?

Este texto não tem respostas. Tem alguns pensamentos, uma mistura de coisas que vi, notícias que li e um pouco da minha experiência como alguém que vem já há um tempo vivenciando esse mundo de viagens.

Acompanhe o blog também no Facebook!

Praias com óleo: cancelar ou não a viagem?

Deixar de ir ou escolher outro destino é uma decisão legítima, principalmente se levarmos em conta que a maioria das pessoas passa o ano todo esperando pelo momento de fazer uma viagem de férias e é natural querer que a experiência seja da forma como desejou.

Por outro lado, exatamente por causa da situação gerada pela presença do óleo nas praias brasileiras é que esses lugares precisam mais do que nunca dos turistas. Nas capitais o impacto acaba sendo menor, já que são cidades mais estruturadas e com mais opções. Mas as cidades menores acabam sofrendo um impacto muito grande. São, muitas vezes, cidades que vivem em torno disso, que dependem diretamente do mar não só pelo turismo propriamente dito, mas pela sobrevivência de pescadores, de restaurantes, tudo está interligado. Lugares onde a vida já é dura!

É bonito enaltecer o trabalho da população que está tirando o óleo no braço, por conta própria ou com apoio de ONGs ligadas ao meio ambiente. É bom divulgar a força desse povo. Mas é, também, triste, porque isso só acontece por causa da omissão do poder público, que deveria estar efetivamente fazendo algo para evitar danos maiores. Mas enfim… vamos focar no que nós podemos fazer (além de cobrar das autoridades, claro).

Porque mais bonito ainda é fortalecer o turismo e a economia desses lugares. Manter nosso litoral vivo, manter nosso turismo vivo, manter nosso país vivo. Se você já está com viagem marcada ou se estava planejando algum desses destinos, lembre-se que existem alternativas que não envolvem diretamente as praias.

Ruínas na Costa do Descobrimento (Bahia) / Igreja em Olinda (Pernambuco)

Como aproveitar a viagem sem praia

É claro que eu entendo quem gosta de viajar e ficar apenas na praia o tempo todo. Acho válido, acho bom, já fiz isso e possivelmente farei outras vezes. Pé na areia, caipirinha, água de coco, cervejinha, beira do mar… Então entendo, também, quem opta por não ir caso não vá poder usufruir. Mas já parou para pensar no quanto pode haver além disso? No quanto você pode estar deixando de conhecer?

Por isso minha dica principal é pensar nisso tudo e tentar se abrir um pouco mais para o diferente, para um tipo de turismo com o qual você talvez não esteja acostumada, mas por que não experimentar? Viajar disposto a conhecer esses outros lados das cidades, a descobrir o novo, ver além do básico… Há muitos outros atrativos, ainda que não sejam exatamente pontos turísticos, mas as pessoas, a comida, a história, a cultura, a arte, tudo isso faz parte de um destino.

Converse com moradores, prove um prato típico local, visite lugares que só quem vive ali conhece, tome uma bebida de frutas da região, vá a bares, restaurantes, relaxe na beira de uma piscina, compre artesanato feito na cidade, faça uma caminhada, conheça uma cidade próxima em um bate e volta, assista ao pôr do sol (ou ao nascer do sol)… Explore! Desconstrua seus velhos conceitos. Você pode se surpreender!

Rendeiras em Alagoas / Literatura de Cordel em Sergipe

Acarajé na Bahia / Baião de dois e suco de graviola no Ceará

E sobre a questão do óleo, atenção sempre, porque tudo ainda é muito novo, muito incerto, as notícias às vezes são desencontradas, não dá para falar em quantidade, nem para saber o quanto é ou não tóxico e nem mesmo se a limpeza feita deixou os locais totalmente limpos ou se há algum resíduo.

A orientação é, antes de ir (ou ao chegar), entrar em contato com o órgão de turismo de cada cidade ou na prefeitura e buscar informações atualizadas sobre a situação. O site do Ibama também pode ser consultado.

Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer destino pelo mundo!



Booking.com

Litoral além das praias

Essa é uma postagem do Projeto #NordesteAlémdasPraias – que infelizmente já estou chamando de #LitoralAlémDasPraias, já que outras regiões estão sendo atingidas.

Idealizado pela Aninha Lima do blog Destinos & Afins, contou com a participação de diversos blogueiros que entendem a sua responsabilidade com o fomento do turismo em nosso país e com a consciência de preservação ambiental dos seus leitores.

Juntos queremos que nosso conteúdo possa ajudar a ressignificar as cidades atingidas pelo óleo e mostrar tudo o que elas oferecem além do mar. Veja abaixo mais dicas de alguns destinos:

alem-das-praias-por-do-sol

Pôr do sol no Pontal da Barra em Maceió

– Janelas Abertas – Nordeste: cancelar ou não a viagem?

– Passaporte Sustentável – O que fazer em Pipa (RN) além das praias

– Destinos e Afins – Morro de São Paulo e Itacaré na Bahia

– Preciso de Férias – Passeios em Arraial D’Ajuda

– Meu Destino é Logo Ali – Dicas do Maranhão: Alcântara, São Luis, Raposa e Chapada das Mesas

– Viagens de Ca pra Lá – Sul de Alagoas

– Dani Turismo – Norte de Alagoas

– Contos e Encontros – Praias de Pernambuco: vamos além delas

– Pelo mundo com vc – Dicas de Trancoso

– E aqui no Mariana Viaja: Centro Histórico de Aracaju e Programas Culturais em Fortaleza

Se você tem outras dicas que acha que se encaixariam nesse objetivo, não deixe de incluir nos comentários!

* Foto principal: Imagem de vanessaobrzut por Pixabay

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email