Bertrand, em Lisboa: conheça a livraria mais antiga do mundo

bertrand-lisboa-livraria-mais-antiga-do-mundo2

Primeira metade do século XVIII. Muitas pessoas se mudam da França para Portugal, entre eles muitos livreiros, o que torna quase impossível separar a história das livrarias portuguesas da história dos franceses. Foram eles que começaram a abrir estabelecimentos para vender livros e também para imprimir novas obras. E foi um deles, Pedro Faure, que abriu aquela que, hoje, é considerada a livraria mais antiga do mundo: a Bertrand de Lisboa.

Lembro que, na minha viagem, logo que cheguei, em uma tarde de domingo, saí para dar uma volta pelas proximidades de onde estava hospedada e, de repente, dou de cara com a placa “livraria mais antiga do mundo”. Foi um misto de sensações. Em qualquer momento da minha vida e em qualquer lugar, encontrar uma livraria é sempre uma felicidade. Mas ali tudo isso foi potencializado. Foi vivenciar um pouco da história da literatura portuguesa – embora seja atualmente uma livraria moderna, com muitos títulos atuais, mas todo o seu passado tem grande importância, um local frequentado por Eça de Queiroz, por Fernando Pessoa… As paredes externas de azulejos, tão típicas de Lisboa. Uma linha do tempo ajuda a contar tudo de forma mais clara!

Acompanhe o blog também no Facebook!

História da Bertrand em Lisboa

1732 – Pedro Faure abre uma livraria na Rua Direita do Loreto, em Lisboa, na região que hoje se chama Chiado.

1742 – Pedro se torna sócio de outro francês, Pierre Bertrand. Para fortalecer a sociedade, casa sua filha com ele.

1747 – o irmão de Pierre, Jean Joseph, também vai morar e Lisboa e se une a eles na livraria, que ganha o nome de “Pedro Faure e Irmãos Bertrand”.

1753 – com o falecimento de Pedro, a livraria passa a ser conhecida apenas como “Irmãos Bertrand”. Nessa época o negócio já era bem sucedido.

1755 – uma das maiores tragédias da história acontece em Lisboa: um terremoto fortíssimo que destruiu quase a cidade toda e a livraria foi devastada.

1756 – passa a funcionar perto da Capela de Nossa Senhora das Necessidades.

1773 – quase duas décadas depois, já com a região da baixa pombalina reconstruída, a livraria volta para seu local de origem, passando a funcionar em um endereço bem próximo do antigo, na Rua Garret, onde permanece até hoje. A região, especialmente a partir desse final do século XVIII, era um ponto da efervescência cultural lisboeta.

Antes de viajar, reserve sua hospedagem pelo Booking:

2011 – foi reconhecida pelo Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a livraria mais antiga do mundo em funcionamento. Nesse meio tempo, o Grupo Porto Editora adquiriu o Direct Group (composto por Editora Bertrand, Distribuidora Bertrand, Livrarias Bertrand e Círculo de Leitores), formando assim o Grupo Bertrand Círculo. Hoje são mais de 50 lojas espalhadas por Portugal, além da livraria online.

Como é a livraria Bertrand

bertrand-lisboa-livraria-mais-antiga-do-mundo1

Eu sou suspeita para falar da visita à Bertrand de Lisboa porque não há lugar no mundo onde eu me sinta mais contente que em livrarias. Amei tanto estar lá que, todos os dias, independente dos meus passeios, eu dava uma passadinha por lá e me permitia ficar contemplando, olhando cada obra, cada prateleira, pensando que tudo aquilo ali existia há tantos séculos… Uma viagem no tempo!

Leia também: Lugares em Portugal para quem ama literatura

A Bertrand tem sete alas e vários espaços dedicados a escritores portugueses, com uma estante com obras e uma placa com a história de cada um. Quadros mostram também parte da história da livraria. Tem, ainda, um café, ala infantil, e Clubes de Leitura, que toda semana reúnem pessoas para conversar sobre determinadas obras.

E, apesar de toda a tradição, é um local que não tem apenas livros antigos e raros, mas uma livraria moderna, com títulos atuais, e que vende também marcadores, itens de papelaria, bolsas, entre outros. Eu comprei uma sacola linda com uma das minhas frases preferidas de Fernando Pessoa/Álvaro de Campos. A vontade era comprar tudo, mas tinha a questão do espaço/peso da mala e obviamente do dinheiro também (embora nesse ponto, confesso, livraria é das poucas coisas capaz de despertar meu instinto consumista).

bertrand-lisboa-livraria-mais-antiga-do-mundo2

Outras atrações no Chiado

Para quem gosta de livros, de história e de cultura, estar na livraria mais antiga do mundo é o tipo de passeio imperdível. Mas perto da Bertrand há outros lugares que valem uma visita:

– Café A Brasileira, onde tem a famosa estátua de Fernando Pessoa sentado do lado de fora.
– Manteigaria, para comer deliciosos pastéis de nata.
– A Vida Portuguesa, loja que tem produtos diversos em estilo retrô e é uma lindezinha.
– Praça Luís de Camões, que tem uma estátua do escritor e, nos arredores, padarias e outros estabelecimentos.
– Shopping Armazéns do Chiado, que além das lojas tem opções para comer a preços bem justos.

Leia também: A Lisboa de Fernando Pessoa

A melhor forma de chegar à região é de metrô, saltando na estação Baixa-Chiado (linha verde ou azul).

Encerro com o manifesto “Somos Livros”, lançado pela Bertrand na cerimônia do Guiness como “um compromisso com o livro e com o leitor”, que resume tudo isso da forma mais bonita possível: com um poema. <3

“O fim é o princípio.
Uma página que se vira.
Somos a tinta fresca em folha áspera.
A capa dura. Aquilo que procura.
Somos a História.
Desde sempre.
O terremoto de 55 e a revolução de 74.
Somos todos os nomes.
As pessoas do Pessoa,
Alexandre Herculano e Ramalho Ortigão.
O Mundo na mão.
Ponto de encontro.
De quem pensa. De quem faz pensar.
Temos pele enrugada de acontecimento.
As páginas são nossas.
E o pó que descansa na capa também.
Sabemos falar de guerra e paz,
explicar a origem das espécies
e dizer qual a causa das coisas.
Somos o que temos.
A tradição e a vocação.
A atenção. A opinião.
A história de dor e de amor.
Somos o nome do escritor.
A mão do leitor.
Somos livros.”

Serviço:
Livraria Bertrand – Rua Garret, 73-75 – Chiado, Lisboa (Portugal)
Funcionamento todos os dias de 9h às 22h
Site oficial: https://www.bertrand.pt/

Não saia do Brasil sem antes contratar um seguro viagem!
Seguro viagem europa 728x90
Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email