#MaisFelizNoRio – Como alugar uma bicicleta e onde pedalar

onde-pedalar-rio-de-janeiro-como-alugar-bicicleta

Me lembro de quando aprendi a andar de bicicleta, ainda criança, e de como era bom… mas, depois de adulta, perdi o hábito. Até que vim morar do Rio e achei a cidade muito convidativa para curtir pedalando – fora que ainda conta como atividade física!

Pensei em comprar uma, mas me alertaram do grande número de roubos (infelizmente). Aí logo surgiu o aluguel das bicicletas laranjinhas e eu adorei! São várias estações por toda a cidade, dá para pegar em uma e devolver em outra, e o valor é bem em conta. Pode ser mensal ou diário só quando for utilizar.

Curta a página do blog no Facebook!

Como alugar uma bicicleta

como-alugar-bicicleta-rio-onde-pedalar-3

Primeiro é preciso baixar o aplicativo – é só buscar pelo nome, como mostra a tela da esquerda. Depois, ao abrir, vai aparecer a telinha laranja da direita onde você clica em “Cadastre-se” para preencher os seus dados. Nas próximas vezes é só colocar número do telefone e senha que ele já vai entrar.

como-alugar-bicicleta-rio-onde-pedalar-telas

Aí é hora de escolher se você vai querer o plano mensal, que custa R$ 10,00, ou só o aluguel do dia, que custa R$ 5,00 para um dia. Mas atenção! Nesse passe diário, quando der uma hora que você pegou a bike, é necessário deve devolver em qualquer ponto, esperar pelo menos 15 minutos e, então, pode pegar novamente (a mesma ou outra), ficar por mais uma hora e assim por diante. O valor é único para o dia todo, mas é preciso fazer dessa forma. Se passar, há uma cobrança extra.

Bom, plano escolhido, basta colocar os dados do seu cartão de crédito para cobrança. Em seguida, preencher o número da estação e da bicicleta. São várias estações pela cidade – no próprio aplicativo tem um mapinha, que dá para usar se quiser descobrir qual a mais próxima de você. Nas estações há uma placa indicando o número, bem como o de cada bicicleta.

como-alugar-bicicleta-rio-onde-pedalar-2

Assim que der o ok, a luz do lado do número (é bem pequena, um pontinho como mostra a seta na imagem abaixo) vai acender (ficar verde) e é só puxar. Descrevendo assim talvez pareça complexo, mas é só porque quero ser explicadinha. Na prática é tranquilo – se acontecer de o app falhar (e qual não falhar?), respire fundo e tente novamente.

Para devolver não é preciso marcar nada no aplicativo, só achar uma estação com espaço vazio – qualquer uma, não necessariamente na mesma onde você pegou – e encaixar até ouvir um estralinho. Em alguns minutos o app automaticamente já marca que a devolução aconteceu.

como-alugar-bicicleta-rio-onde-pedalar-1

Leia mais sobre o projeto #MaisFelizNoRio, que mostra lugares,
pessoas e momentos que inspiram na Cidade Maravilhosa.

Onde pedalar no Rio de Janeiro

Alguns lugares possuem ciclovias ou são fechados para o trânsito nos fins de semana, possibilitando que os passeios de bicicleta aconteçam. Acho que são os momentos em que realmente me sinto livre e consigo esvaziar a mente! “Você gira em mim e o mundo embaixo de você”…

como-alugar-bicicleta-rio-onde-pedalar-aterro

como-alugar-bicicleta-rio-onde-pedalar-ipanema

como-alugar-bicicleta-rio-onde-pedalar-4

Isso sem falar na questão da mobilidade urbana – embora eu não utilize com esse fim, sei da importância e torço para que haja melhorias nesse sentido.

Entre os lugares que considero mais bacanas e que são próprios para isso, indico:

– Aterro do Flamengo

– Orla de Copacabana

– Orlas de Ipanema e Leblon

– Lagoa Rodrigo de Freitas

– Porto Maravilha, no Centro

– Parque Madureira

– Quinta da Boa Vista

– Floresta da Tijuca

– Entorno do Maracanã

– Orla da Barra da Tijuca

Se conhece algum outro lugar que ficou faltando nessa lista, é só deixar sua sugestão nos comentários.

Ah, a foto principal, linda na Lagoa, é da Lu Mattos.

Para ler ouvindo:

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!