Como chegar ao Mirante Dona Marta, no Rio de Janeiro

O Mirante Dona Marta, no caminho para o Corcovado, é um dos lugares com a vista mais bonita do Rio de Janeiro e, por isso, é também um dos mais visitados.

Ele fica a 362 metros de altura e proporciona um visual panorâmico – a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Maracanã, as praias de Copacabana e Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a ponte Rio-Niterói e até uma parte de Niterói ao fundo, o Aterro do Flamengo, uma ponta da Pedra da Gávea e muito mais. Logo acima fica o Cristo Redentor, que é melhor visto do heliponto – ao chegar ao mirante, de um lado do estacionamento fica a mureta e, do outro o heliponto.

Como chegar

Uma dúvida comum de muita gente é como chegar ou qual o melhor meio de transporte para o Mirante Dona Marta. Então listei aqui as diferentes formas de ir até lá.

De carro

O acesso é feito somente de carro. Segundo informações da RioTur, de carro basta seguir a Ladeira dos Guararapes, na direção do Corcovado (coloquei um mapinha no final). Há placas indicando o mirante e o GPS também pode ajudar.

Quem quer ir por conta própria, mas não tem carro, pode optar por táxi ou uber – sugiro combinar um valor enquanto o motorista te espera fazer as fotos e curtir um pouco ou até mesmo “esticar” depois até o Cristo Redentor. Há também vans de agência de turismo.

Curta a página do blog no Facebook!

De ônibus

De ônibus a alternativa é descer no início da Estrada das Paineiras e seguir a pé, mas é um trecho de mais de 1 km e não é muito indicado. Algumas linhas que atendem são 006 (Santa Tereza-Castelo), 007 (Silvestre-Central) e 507 (Silvestre-Largo do Machado).

A pé

Quem curte trilha pode pegar o “elevador” que leva até o topo da favela Santa Marta e, de lá, começar a trilha que, segundo li, é íngreme e difícil. se escolher esta opção, é bom ter um guia preparado para acompanhar.

Visita ao Mirante Dona Marta

como-chegar-ao-mirante-dona-marta-vista

Na primeira vez que vim como turista ao Rio de Janeiro eu estive lá… tenho uma foto bem na mureta.  Depois, já morando na cidade, fui algumas vezes com visitas logo no início. Quem quiser ver o nascer do sol, dizem ser lindo (eu não tenho energia para esse horário ahahah). No fim da tarde tem uma luz bonita também, mas é preciso que o tempo esteja aberto!

Se quiser tirar uma foto assim, sozinha, é só ter um pouco de paciência, porque os grupos de pessoas chegam e logo saem, não é uma visita longa, é meio que só o tempo de cada um tirar suas fotos e apreciar um pouco a vista mesmo… Durante a semana é mais vazio que nos fins de semana também.

Recentemente estive de novo no Mirante Dona Marta, depois de muito tempo, e fiquei lembrando de tudo. Da minha vida, da minha vinda, de todas as maravilhas que a cidade me proporcionou… Me emocionei! O Rio de Janeiro é realmente muito lindo!