10 destinos imperdíveis em Minas Gerais: passeios urbanos, cidades históricas e natureza

destinos-minas-gerais-viagem-lugares-para-conhecer

Quem conhece não esquece jamais. Já sabem de que lugar estou falando, né? A letra da música sintetiza bem o que acontece com os que visitam alguns destinos em Minas Gerais. Metrópoles, cidades históricas, montanhas, locais calmos e para curtir a natureza, boa gastronomia, tem de tudo, sempre com a identidade tão característica do estado e um toque daquele jeitim mineiro que encanta qualquer um.

E os turistas parecem estar cada vez mais descobrindo as belezas de Minas. Prova disso é que em 2017 o número de pessoas que viajaram para Minas Gerais foi 10,8% maior que no ano anterior, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). E é possível que em 2018 esteja também em crescimento. Para ajudar os que pretendem endossar as estatísticas, este texto reúne algumas dicas, em parceria com outras blogueiras de viagem, para quem quer conhecer Minas Gerais!

Curta a página do blog no Facebook!

Lugares para conhecer em Minas Gerais

Inhotim

destinos-minas-gerais-inhotim

É um dos grandes responsáveis pelo aumento do número de turistas no estado. Muitos aproveitam a ida ao museu, que fica no município de Brumadinho, para conhecerem também a capital. Leia um texto completo que escrevi com informações para visitar o Inhotim.

Ouro Preto

destinos-minas-gerais-ouro-preto

Foto do blog Explore Minas

Fica pertinho de Belo Horizonte e muita gente faz um bate e volta, mas a cidade pede pelo menos um fim de semana para aproveitar com calma e, quem sabe, dar uma esticada às vizinhas Mariana e Lavras Novas. No blog Explore Minas tem muitos textos sobre Ouro Preto.

Veja também onde se hospedar em Ouro Preto.

Carrancas

destinos-minas-gerais-carrancas

Foto do blog Além da Curva

É uma cidade pequena e acolhedora no sul do estado, cheia de paisagens naturais, muito verde e belas cachoeiras – são mais de 50, para todos os gostos. O blog Além da Curva tem um texto completo para quem quer conhecer Carrancas.

Veja também onde se hospedar em Carrancas.

Gonçalves

destinos-minas-gerais-goncalves

Foto do blog O queijo vai na mala

Também no sul de Minas, fica mais perto de São Paulo e, apesar de bem pequena, é muito charmosa e tem uma boa estrutura para receber turistas, com opções de lugares para se hospedar e para comer, além de lojinhas. O blog O queijo vai na mala indica o que fazer em Gonçalves.

Veja também onde se hospedar em Gonçalves.

São Thomé das Letras

destinos-minas-gerais-sao-thome-das-letras

Foto do blog Meu destino é logo ali

Destino místico, cercado de histórias, que atrai pessoas buscando algum contato com o sobrenatural, mas também turistas que querem conhecer suas cachoeiras, a diversidade musical e o pôr do sol emoldurado pelas montanhas. Confira mais dicas de São Thomé das Letras no blog Meu destino é logo ali.

Veja também onde se hospedar em São Thomé das Letras.

São João del Rei

destinos-minas-gerais-sao-joao-del-rei

Com arquitetura barroca e estilo colonial ainda mantido em muitas de suas construções, possui diversas opções turísticas, culturais, artísticas, gastronômicas e de lazer. Aqui no blog tem um texto completo com dicas de São João del Rei.

Veja também onde se hospedar em São João del Rei.

Belo Horizonte

destinos-minas-gerais-belo-horizonte

Foto do blog Explore Minas

A capital não poderia ficar fora da lista. Considerada capital dos bares, foi uma das primeiras capitais planejadas do Brasil, tem um rico patrimônio arquitetônico e muitas opções culturais. Confira mais dicas de Belo Horizonte no blog Explore Minas.

Veja também onde se hospedar em BH.

Aiuruoca

destinos-minas-gerais-aiuruoca

Foto do blog Além da curva

É famosa principalmente por seus atrativos naturais, como as diversas cachoeiras (algumas ainda não exploradas de forma turística), trilhas e picos com vista panorâmica. A melhor forma de se deslocar por lá é de carro. Leia mais informações sobre Aiuruoca no blog Além da curva.

Veja também onde se hospedar em Aiuruoca.

Catas Altas

destinos-minas-gerais-catas-altas

Foto do blog O queijo vai na mala

Fica na região chamada Entre Serras, aos pés da Serra do Caraça. Por ser uma cidade histórica, tem conjunto arquitetônico barroco, com igrejas e casas antigas. Seu perímetro urbano é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Conheça mais sobre Catas Altas nesse post do blog O queijo vai na mala.

Veja também onde se hospedar em Catas Altas.

Tiradentes

destinos-minas-gerais-tiradentes

Foto do blog Meu destino é logo ali

Uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas de Minas, rende uma boa combinação com a vizinha São João del Rei, além do tradicional passeio de Maria Fumaça que liga os dois destinos. No blog Meu destino é logo ali tem vários textos com dicas de Tiradentes. 

Veja também onde se hospedar em Tiradentes.

Para ler ouvindo:

* Foto principal: By Marina Campos Vinhal (Do altoDate= 2007-03-04) [CC BY 2.0 ], via Wikimedia Commons

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!