Salão do Turismo + passeios pelo Rio de Janeiro

o-que-fazer-no-rio-de-janeiro

Depois de 10 anos morando no Rio e 10 meses que saí de lá, voltei como turista. Fui a convite da Secretaria Estadual de Turismo do Estado e do Sebrae-RJ para participar do Salão do Turismo junto com outras produtoras de conteúdo de viagem e influenciadoras. Foram três dias ótimos! Vou compartilhar com vocês um pouco do que rolou, tem muita dica bacana para quem está procurando o que fazer no Rio de Janeiro.

Além de visitar o evento e descobrir um pouco mais sobre os municípios de diferentes regiões (e aumentar a listinha de lugares que quero conhecer), apesar de ser pouco tempo, ainda deu para fazer alguns passeios pela cidade. Confere só!

Acompanhe o blog também no Facebook!

Salão do Turismo

Realizado no Armazém 2 do Píer Mauá, apresentou atrativos turísticos de mais de 70 municípios do estado (ao todo são 92), que mostraram também seus produtos típicos, artesanato, gastronomia, dança, música e muito mais.

Houve ainda palestras com temas ligados ao turismo e apresentações de atrações culturais ótimas e super diversificadas: forró, balé, seresta, orquestra, coral, dança cigana, Folia de Reis, jongo, chorinho e principalmente muito samba, claro! Em quatro dias o evento recebeu mais de 40 mil visitantes, certamente um sucesso.

o-que-fazer-no-rio-de-janeiro-salao-do-turismo-artesanato

Artesanato de diferentes regiões do estado

“É uma alegria muito grande ver que tantas pessoas puderam desfrutar de belas cenas, descobrir mais sobre as múltiplas possibilidades das regiões turísticas, aprender, interagir profissionalmente e se atualizar sobre o turismo do Estado, além de conhecer mais do artesanato regional”, disse o secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Otavio Leite.

Passeios no Rio de Janeiro

Pier Mauá

Foi a região onde aconteceu o Salão do Turismo e é um lugar que eu super indico para quem vai ao Rio ou mesmo para que mora e ainda não conhece. É um espaço que foi revitalizado, ganhou muros coloridos com muitos grafites… Nos Armazéns do Porto são realizados diversos eventos e shows. Além disso, a região tem outros atrativos como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o AquaRio que falarei já já.

o-que-fazer-no-rio-de-janeiro-pier-maua

Leia também:
Da Cinelândia à Gamboa: o que fazer no Centro do Rio de Janeiro

Crab – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro

Criado há três anos com o objetivo de resgatar a identidade regional do artesanato, qualificar e valorizar a arte e a cultura do nosso país, funciona em um sobrado na Praça Tiradentes. O local já foi residência de um Visconde (que trouxe a família real para o Brasil) e um clube com bailes dos quais até Machado de Assis participava.

O Crab tem acervo e eventualmente exposições temporárias. A atual é “Brasilidade na Arte Popular”, com peças tradicionais principalmente no Nordeste e em algumas regiões de Minas Gerais. Um trabalho belíssimo e muito rico. Tem, ainda, espaços voltados ao empreendedorismo, com salas para cursos e midiateca, além de lojinha e café. Entrada gratuita. Mais informações: @crabsebrae

Santa Teresa

Bairro gracinha demais, com muita arte, muita cor e muitos bares e restaurantes. O tradicional Bonde de Santa Teresa circula levando passageiros e é um passeio bem bacana para os turistas.

Dos lugares para conhecer, destaco o Parque das Ruínas. Ele foi um antigo palacete e hoje tem exposições, teatro, artes em geral, jardim e vista para a Lapa e o Pão de Açúcar – e é de graça.

Nosso almoço, junto com a equipe de Comunicação e Marketing da Setur-RJ, foi no restaurante Espírito Santa. No cardápio, cozinha brasileira contemporânea explorando produtos da Amazônia. De cara já amei o espaço e a decoração. Depois de comer, então…

Cada prato melhor que o outro, tudo tão diferente e saboroso. E ainda tivemos o prazer da companhia da chef, Natacha Fink. Mais informações: @espiritosantarestaurante

Leia também:
75 programas clássicos para fazer no Rio de Janeiro

Copacabana

Uma volta pelo calçadão da praia mais famosa do Rio (do Brasil? do mundo?) não pode ficar fora do roteiro. Fiquei hospedada no Copa Sul Hotel, que tem ótima estrutura, quartos espaçosos, café da manhã delícia.

E fica pertinho do Forte de Copacabana e da estátua do escritor Carlos Drummond de Andrade, quase na divisa com Ipanema, outro bairro que merece uma visita. Clique aqui para mais informações, fotos, preços e reservas.

o-que-fazer-no-rio-de-janeiro-hotel-copacabana

Encontre e reserve sua hospedagem no Rio de Janeiro:

AquaRio

Fiquei simplesmente encantada! É o maior Aquário Marinho da América do Sul e faz parte do Grupo Cataratas, responsável pela gestão de atrativos na área de turismo sustentável no Brasil. O AquaRio tem vários tanques enormes, diversos ecossistemas marinhos e cerca de três mil animais de aproximadamente 350 espécies diferentes. Aliás, encontrei até o Nemo e a Dory!

A maior atração – e para mim a mais legal – é o túnel sub aquático que atravessa um enorme tanque. É incrível estar lá no meio vendo peixes, arraias e tubarões nadarem ao nosso lado, sobre nossas cabeças. Além disso, o AquaRio realiza pesquisas científicas e faz um trabalho de preservação e conscientização sobre a vida marinha. Ingressos a partir de R$ 60,00. Mais informações: @aquariomarinhodorio e @grupocataratas

o-que-fazer-no-rio-de-janeiro-aquario-tunell

Cristo Redentor

Símbolo máximo da cidade e uma das maravilhas do mundo moderno. Dá para subir no Trem do Corcovado (recomendo comprar o ingresso antecipado, pois costuma lotar), nas vans credenciadas ou táxis. Mas o charme do trenzinho é diferente e do caminho já dá para ter uma ideia do visual. Preços a partir de R$ 65,00. Mais informações: @tremdocorcovado

Antes que chegasse a hora de voltar, ainda deu tempo ver mais uma vez a grandiosidade desse monumento e contemplar a vista linda linda linda de todos os cantos da cidade. Não tinha jeito melhor de fechar minha viagem ao Rio de Janeiro que no Corcovado!

Para ler ouvindo:

* Agradeço à Secretaria Estadual de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e ao Sebrae-RJ pelo convite para participar desta viagem. Também estiveram presentes: Idas e Vindas da Carol, Trips Amanda, Grazi Gervasoni e Andressa Oliveira. Valores pesquisados em Agosto/2019, sujeitos a alterações.

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email