Onde comer o tradicional pastel de Belém ou o pastel de nata em Lisboa

onde-comer-pasteis-de-belem-pasteis-de-nata-lisboa

A gastronomia portuguesa é muito famosa pelos seus doces. E quem vai a Lisboa certamente quer saber onde comer pastel de Belém ou onde comer pastel de nata. Mas espera… não é a mesma coisa? Não, não é. Então antes de falar dos lugares, acho interessante explicar a diferença entre os dois!

Pastel de Belém x Pastel de Nata

Foi na região de Belém que a iguaria foi criada, por isso o nome. A história que contam é que na época o açúcar levado do Brasil para Portugal estava em alta e as gemas de ovos sempre sobravam porque as freiras usavam muitas claras para engomar tecidos. Assim começaram a surgir os doces tradicionais portugueses que, em sua maioria, levam essa mistura.

Curta a página do blog no Facebook!

 

 

Com o sucesso do pastel, outras pessoas começaram a fabricar o mesmo produto – ou algo parecido, já que a receita original se manteve secreta e nunca foi divulgada! Por isso pastel de Belém é só o que é feito em Belém. Fora de lá, em qualquer outra região da cidade ou do país, é pastel de nata.

Eu não sei dizer, na prática, qual é a diferença entre pastel de nata e pastel de Belém ou mesmo se há. Gostei tanto de todos os que comi… E nenhum é igual ao outro. Em alguns casos a massa pode ter uma textura mais ou menos crocante, um recheio mais ou menos cremoso, vai depender do lugar. O ideal é comer sempre quentinho e com açúcar e canela polvilhados por cima!

onde-comer-pasteis-de-belem-pasteis-de-nata-lisboa-2

Onde comer pastel de Belém

O único que pode ser realmente chamado assim é feito na antiga Confeitaria Belém, que hoje se chama apenas Pastel de Belém. É um café e padaria que vende também outros doces, tortas e pães. Do lado de fora já é possível notar o movimento em duas filas – uma para entrar/sentar e outra para comprar no balcão e levar. Mas achei o atendimento rápido!

– Pastel de Belém
Todos os dias de 8h às 23h.
Rua de Belém, 84-92, Belém.

Encontre e reserve sua hospedagem em Lisboa!

    
        Booking.com

Onde comer pastel de nata

Ao andar por Lisboa é fácil encontrá-los, afinal, é uma das principais especialidades da doçaria portuguesa e possivelmente a mais famosa. Há em diversos estabelecimentos, alguns específicos e mais tradicionais, como a Manteigaria União (em vários bairros), e outros que vendem também diversos tipos de doces e/ou panificação.

onde-comer-pasteis-de-belem-pasteis-de-nata-lisboa-vitrine

– Manteigaria União
Todos os dias de 8h à meia noite.
Rua do Loreto, 2, Bairro Alto.

– Fábrica da Nata
Todos os dias de 8h às 23h.
Rua Augusta, 275 A, Chiado.

– Casa dos Pastéis de Nata
Segunda a sexta de 7h30 às 18h.
Av. João XXI, 4 A, São João de Deus.

– Pastelaria Aloma
Segunda a sexta de 10h às 18h.
Rua Francisco Metrass, 67, Campo de Ourique.

– Confeitaria Nacional
Todos os dias de 8h às 20h.
Praça da Figueira, 18B, Baixa Pombalina.

Leia também:
20 hotéis em Lisboa com bom custo-benefício
Tour em Lisboa: história da cidade + comidas típicas
Região de Belém, em Lisboa: o que visitar?

Com os endereços em mãos, o melhor a fazer é experimentar todos eles, seja pastel de Belém ou pastel de nata, para escolher o seu favorito. Os preços variam, geralmente, entre 1 e 2 euros por unidade.

Antes de viajar para o exterior não se esqueça de fazer o seguro!
Seguro viagem europa 728x90
Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!
Gostou? Compartilhe!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email