Passeio às piscinas naturais de Maragogi, em Alagoas

piscinas-naturais-de-maragogi-mar

A água azul, que quase se confunde com o céu, é um convite irresistível e irrecusável. Não à toa, o mar de Maragogi é considerado o Caribe brasileiro. Na pequena cidade do litoral de Alagoas, a beleza está nas piscinas naturais, também chamadas de Galés, que ficam a alguns quilômetros da orla, onde se chega através de catamarãs.

Há diferentes formas de fazer o passeio às piscinas naturais de Maragogi. Você pode se hospedar na própria cidade e contratar apenas o passeio de barco ou, se estiver em alguma cidade próxima, como Maceió, contratar o passeio completo para fazer um bate e volta com os trajetos terrestres e marítimo. As recepções de hotéis e pousadas têm todas as informações, é só perguntar.

Curta a página do blog no Facebook!

Eu estava em Porto de Galinhas, de onde iria para Maceió. Como Maragogi fica no meio do caminho, contratei um passeio em Porto, fui para Maragogi e, ao invés de voltar com o pessoal do passeio, de lá segui para Maceió. Na verdade no dia que fui choveu o mundo, aí optei por dormir em Maragogi, deixei o passeio para o dia seguinte (que amanheceu com um sol lindo) e, no fim da tarde, fui para Maceió.

Piscinas naturais de Maragogi

O trajeto até as piscinas naturais não é demorado e é bem tranquilo (pessoas como eu que enjoam fácil podem ir despreocupadas que o estômago nem chega a sentir). São pouco mais de 5km. Quando o catamarã chega em alto mar, na região das galés, o barco para e todo mundo desce para curtir!

piscinas-naturais-de-maragogi-pessoas

A água é mesmo cristalina, uma coisa linda demais. E a profundidade é rasa. Para mim, batia na cintura. Mas tenho 1,79 né… 😛 De qualquer forma, é uma altura que dá para ficar em pé numa boa, nadar, não tem ondas, uma calmaria.

É possível ver peixinhos coloridos e os bancos de areia com formações rochosas cobertas por corais. Aliás, não pode pisar nos corais – para a segurança deles e para a nossa, já que ninguém quer machucar os pés. Como a água é clarinha, é fácil de ver (eles são as partes mais escuras).

piscinas-naturais-de-maragogi-corais

As piscinas naturais se formam de acordo com a tábua das marés. Os responsáveis pelos passeios sempre sabem e se baseiam nisso para definir melhor os dias e horários, garantindo que os turistas tenham a melhor experiência no local. Isso faz, também, com que toooodos os catamarãs de diferentes agências cheguem mais ou menos na mesma hora, o que deixa o local bem cheio. Não que seja um problema, mas tem gente que se incomoda, então é bom avisar. Mas não dá para fugir disso!

Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer cidade:

    
    Booking.com

Mergulho em Maragogi

No barco eles explicam tudo sobre a região, a maré, os cuidados que se deve ter ao descer para entrar nas piscinas e as opções para quem quiser mergulhar com cilindro até o fundo do mar. Eu acho que deve ser incrível, mas quem disse que tenho coragem? Fiquei só no snorkel, que tinha alugado por R$ 10,00 no restaurante, e foi legal para poder colocar a cabeça dentro d’água e ver os peixinhos.

piscinas-naturais-de-maragogi-snorkel

Como não é recomendável descer com câmera nem com celular (a menos que tenha capinha de plástico ou seja à prova d’água), há um fotógrafo para fazer as fotos subaquáticas. Dá para negociar o preço ainda no barco, dependendo de ser foto casal, família, etc.

Ele empresta uma máscara própria, depois joga uns farelinhos pra atrair os peixes pra perto de você e clica! No fim do passeio, entrega tudo em um CD. Achei as minhas bem legais!!!

Eu na verdade cheguei a descer com minha câmera, que era pequena, e fiz algumas fotos. Mas realmente não é uma boa ideia porque a chance de cair ou se molhar é bem grande!

piscinas-naturais-de-maragogi-mergulho

Os catamarãs têm um ponto de apoio em terra. No meu era um restaurante com piscina, lojinha, bem estruturado. Não sei se é o mesmo em todos os passeios, acredito que não. Mas devem ser no mesmo estilo. Quando o barco retorna, a gente ainda pode curtir o espaço e almoçar. Geralmente o almoço deve ser pedido antes do embarque, para dar tempo de preparar.

piscinas-naturais-de-maragogi-restaurante

Piscina do restaurante de apoio

Por ser uma uma Área de Proteção Ambiental, as visitas às piscinas naturais de Maragogi têm número e tempo limitado. São apenas 600 pessoas por dia. A parada lá dura 1h30 (somando o tempo de ida e de volta, o passeio dura, no total, 2h30). Mas vale a pena demais!

Não se esqueça dos parceiros do "Mariana Viaja" ao organizar sua viagem!
- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo pelo Booking sem pagar nada a mais por isso! - Em destinos internacionais o seguro é obrigatório, compare preços pela Real Seguros e escolha o que melhor te atende. - Para estar com internet no celular durante toda a viagem, mesmo fora do Brasil, adquira um chip da EasySim4u. - Vai viajar sozinha? Baixe o ebook com dicas que vão te ajudar no planejamento!